Luz do óleo acesa ou piscando, o que pode ser?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Você está dirigindo e percebe sua luz de óleo acesa. Você está a caminho do trabalho e você não quer atrasar, mas você quer saber o que deve fazer e a gravidade da situação. Muitos veículos modernos tem duas luzes na parte relacionada ao sistema de óleo.

Luz do óleo acesa: os dois tipos de indicadores

A primeira é um indicador de que é hora de mudar o óleo. Esta luz é projetada para aparecer sempre que se passou um certo período de tempo desde que o óleo foi alterado ou quando você conduziu um certo número de quilômetros.

A segunda luz de óleo foi usada nos veículos há muito tempo e requer uma atenção séria. Isso indica que você tem um baixo nível de pressão de óleo. Quando o seu veículo ficar sem pressão de óleo, pode causar danos consideráveis ​​ao motor. A luz pode ter uma imagem de uma lata de óleo ou a palavra ÓLEO/OIL.

Leia também

Você pode evitar grandes gastos e proteger seu carro ao saber como agir nessas situações para resolver o problema do seu veículo.

Quando a luz do óleo acende no painel verifique o nível de óleo

O óleo baixo do motor é realmente uma causa comum para a luz de óleo acender. Isso ocorre porque a entrada para a bomba de óleo está localizada bastante baixa na panela de óleo. Uma pequena quantidade de óleo no motor, mesmo bem abaixo das especificações de fábrica, circulará através do motor com uma pressão alta o suficiente para evitar a ativação do sensor. As situações mais comuns em que o óleo do motor baixo acende a luz do óleo são vazamentos lentos no sistema de óleo, uma tampa de drenagem ou filtro de óleo incorretamente substituídos e impactos no cárter de óleo durante a direção normal do veículo.

Você deve levar esta luz a sério e parar seu carro o mais rápido possível seguindo os passos abaixo para verificar o nível de óleo.

Passo 1: estacione seu veículo com segurança. Encontre um estacionamento ou outra área designada onde você possa parar seu carro. Se você estiver na estrada, você pode puxar para o acostamento e acender o pisca alerta. Não se esqueça de colocar o triângulo corretamente após a parada do veículo.

Passo 2: desligue o motor. Isso permitirá que você verifique seu óleo com segurança.

Passo 3: abra o capô e localize a vareta de óleo. Muitas vezes, é um identificador amarelo brilhante que você tira diretamente ou terá a palavra ÓLEO ou uma lata de óleo na alça. Espere alguns minutos para o motor do veículo esfriar. Cerca de 20 a 30 minutos é o suficiente, geralmente.

Passo 4: remova a vareta de nível. Retire a vareta e limpe-a com um pano limpo.

Etapa 5: reinsira a vareta. Reinsira a vareta todo o caminho e puxe-a novamente.

Passo 6: determine o nível de óleo. Verifique a leitura para ver onde está o nível de óleo. Ele deve estar entre o nível mínimo e máximo, preferencialmente mais próximo do nível máximo.

Passo 7: adicione o óleo, se necessário. Adicione o óleo se o nível estiver abaixo da linha onde se diz que adiciona óleo ou indica um baixo nível de óleo. Se você estiver na estrada, dirija ate´um posto próximo e complete o óleo do motor.

Luz do óleo acesa

Se a luz do óleo acender, é bom verificar as possíveis causas do problema para não causar danos ao seu veículo. (Foto: YouTube)

Luz de óleo acendendo por baixa pressão de óleo

A baixa pressão do óleo é a razão mais comum em que a luz de óleo do seu carro irá aparecer. Um sensor no seu motor determina se o óleo está sendo bombeado o suficiente para canalizar através de furos estreitos nos pistões e outras peças do motor. Sem pressão suficiente, o óleo não alcançará as áreas necessárias do motor. A fricção das peças do motor esfregando um contra o outro levará ao calor e à abrasão, prejudicando rapidamente o motor além de qualquer reparo. Para esse tipo de problema, o melhor procedimento é levar o veículo ao mecânico, pois isso pode acontecer por vários motivos: um filtro de óleo mal instalado, selos dos tubos que estão desgastados, entre outros problemas.

Luz do óleo acendendo por problemas da bomba de óleo

Em alguns casos, a baixa pressão pode ser causada por uma bomba de óleo defeituosa. A própria bomba de óleo levanta o óleo do cárter de óleo na parte inferior do motor e injeta-o no motor do topo. Se a sua bomba de óleo não estiver funcionando corretamente, a pressão do óleo diminuirá, ativando a luz de óleo no painel. Verifique com seu mecânico e teste a boma de óleo para possíveis defeitos.

Sensor de pressão de óleo defeituoso pode acender a luz

O próprio sensor de pressão de óleo pode, por vezes, ficar entupido com lodo do motor, especialmente se o motor não for mantido corretamente. Um sensor de óleo entupido pode dar uma leitura falsa de baixa pressão de óleo, que irá iluminar sua luz de óleo. Nunca assuma, no entanto, que uma luz de óleo que se acende é por causa de um sensor entupido.

Quando é seguro dirigir com a luz de óleo acesa?

Depois de verificar o seu óleo, você deve tomar uma decisão de conduzir o seu carro ou pedir ajuda. Em determinadas condições, seu carro pode ser seguro para você dirigir até que você possa visitar um mecânico. Se o motor estiver produzindo ruídos quando estiver em execução, então não é bom dirigir e você deve pedir ajuda.

Se você adicionou o óleo de modo que a vareta de medição agora mostre um nível de óleo adequado e a luz esteja desligada, você pode dirigir o carro se o motor não estiver fazendo barulho. Às vezes, pode não ser seguro dirigir o seu carro. Se a vareta de óleo não apresentasse nenhum óleo, você não deveria conduzir o seu veículo, mesmo que adicionasse óleo e o motor não for ruidoso.

Não conduza o seu carro se a luz de óleo não desligar após a adição de óleo. Alguns componentes no sistema de óleo podem estar funcionando mal, mesmo que você tenha óleo suficiente. Conduzir pode causar mais danos ao seu motor.

Sempre que uma das luzes do seu console se acende, pode ser um momento assustador, especialmente se você não está perto de uma estação de serviço ou de um mecânico. Existem, no entanto, medidas práticas que você pode tomar para preservar o seu motor e tirar o melhor da situação, como fazer a manutenção periódica do veículo e usar um condicionador de metais no motor.

Você já teve a luz do óleo acesa no seu veículo? O que fez? Qual era o problema?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário