Excesso de óleo no motor, como tirar?
Mesmo se você mudou o óleo do motor em seu carro várias vezes, há sempre a chance de que você acidentalmente vai exagerar na dose. O enchimento excessivo do óleo do motor no carro pode causar sérios danos às peças internas do motor e, eventualmente, travar o motor. Para remediar o transbordamento de óleo do motor em seu carro, você deve primeiro verificar se o óleo do motor está realmente cheio demais e, em seguida, drenar o excesso de óleo do motor do cárter de óleo do seu veículo.
Perigos do óleo a mais no motor
Embora possa não parecer um grande problema para o excesso de óleo em seu carro, ele pode causar grandes avarias e potencialmente lhe custar milhares de reais. Quando muito óleo de motor enche o virabrequim em seu carro, o óleo fica aerado e é batido em espuma. Isso é causado pela alta rotação do virabrequim. O óleo espumoso não pode lubrificar bem o seu carro e, em muitos casos, fará com que o fluxo de óleo pare completamente, superaquecendo o óleo e causando perda de pressão do óleo. O motor então fica com falta de lubrificação e pode travar.
Leia também
Como verificar o nível de óleo do motor?
Se você tiver trocado o óleo do motor recentemente e vir fumaça branca e espessa saindo do escapamento do carro enquanto dirige, é possível que você tenha enchido demais o carro com óleo. Para verificar se o óleo do motor está cheio demais, dirija o carro por cinco ou dez minutos para que o motor fique quente. Isso garantirá que você obtenha uma leitura precisa na vareta do óleo do motor. Com seu carro estacionado em uma superfície plana, abra o capô e encontre a vareta do óleo do motor. Use o manual de manutenção do seu carro se você tiver problemas para localizar a vareta do óleo do motor. Puxe a vareta para fora e limpe o excesso de óleo com um pano. Reinsira a vareta e espere alguns segundos antes de puxá-la novamente. Investigue a linha de preenchimento. Se o óleo atingir um ponto acima da linha de enchimento, você terá enchido demais o óleo do motor do carro.
Como tirar o excesso de óleo do motor?
Se você tem muito óleo de motor em seu carro, você deve drená-lo debaixo do carro. Com uma chave de soquete apropriada e um cárter de óleo plástico na mão, rasteje para baixo do carro e localize o bujão de óleo. Este será um parafuso relativamente grande na parte inferior do cárter do carro. Consulte o manual de manutenção do seu carro se você tiver problemas para localizar o plugue. Coloque o reservatório de óleo de plástico sob o bujão de óleo. Com a chave de soquete, solte o bujão de óleo até que o óleo comece a escorrer. Continue a soltar o bujão de óleo o quanto achar necessário para drenar o excesso de óleo. No entanto, tenha cuidado para não soltar demais o bujão de óleo, pois isso resultará em uma inundação de óleo. Continue a verificar a vareta de óleo até que o nível do óleo esteja nivelado com a marca completa e proporcionando a melhor lubrificação possível para seu veículo.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Motor baixando óleo, o que pode ser?
Troca de óleo, quando fazer?
Água no óleo do motor, o que fazer?
Como completar óleo do motor? Pode ser com marca diferente? E com o motor quente?