Cinto de segurança para crianças, entenda a importância!

Em Segurança e seguros por André M. Coelho

Esteja você indo para o treino de futebol, a casa de sua tia ou o centro de ciências para uma excursão escolar, provavelmente estará chegando lá andando de carro ou de ônibus escolar. A maioria das crianças passa algum tempo em um carro ou em um ônibus escolar todos os dias.

Carros e ônibus podem ser ótimos porque são mais rápidos que andar de bicicleta, caminhar ou andar de skate. Você chegaria muito tarde para praticar se não pegasse carona, e seria difícil chegar àquele jogo de futebol na próxima cidade sem um ônibus escolar!

Mas andar de carro ou ônibus escolar tem alguma responsabilidade: você precisa andar em segurança. Felizmente, não é difícil de fazer. Continue lendo e você aprenderá as regras de segurança de carros e ônibus.

Leia também

Noções básicas do uso de cinto de segurança

Sempre que você andar de carro, use o cinto de segurança sempre. Não importa quão curta seja a viagem – mesmo que seja apenas na esquina – você ainda precisa apertar o cinto. Isso é muito importante, porque se o carro em que você entra entra em um acidente, o cinto de segurança o impede. Mesmo se o carro estiver se movendo devagar, você ainda poderá ser jogado ao redor se não estiver usando o cinto de segurança.

Quando você entra em um carro, sempre aperte o cinto imediatamente. Isso significa travar o cinto e os cintos de ombro. Alguns carros têm um cinto de ombro que cruza seu corpo quando a porta do carro é fechada, mas o cinto ainda precisa ser travado manualmente. Outros carros têm um colo e um cinto de ombro que são conectados como uma peça e a coisa toda precisa ser travada manualmente.

Os carros mais antigos podem ter dois cintos separados ou nenhum cinto de ombro, mas apenas um cinto de segurança. Qualquer que seja o cinto de segurança, as instruções são as mesmas: afivele todos os cintos.

Como usar cinto de segurança corretamente?

Se você estiver usando o cinto de segurança corretamente, a parte do colo (parte inferior) do cinto deve estar sentada baixa e firme na parte superior dos quadris. Nunca deve atravessar a metade superior da sua barriga.

A parte do ombro do cinto de segurança deve encaixar-se confortavelmente no peito e no ombro, não embaixo do braço ou no pescoço ou no rosto.
Às vezes, os cintos de segurança precisam ser ajustados para caber corretamente em uma criança; portanto, peça a um adulto para garantir que o cinto de segurança se encaixe corretamente.

Andar no carro de um amigo ou parente não é desculpa para pular o cinto de segurança. Mesmo que o seu amigo ou os pais do seu amigo não usem cintos de segurança, use sempre o seu. E nunca compartilhe o cinto de segurança com um amigo – pode parecer divertido amarrar os pares, mas os dois podem se machucar em um acidente.

Cintos de segurança em crianças

Os cintos de segurança são extremamente importantes para proteger as crianças em acidentes. (Foto: Living The Bump)

Assento de carros para crianças

Dependendo da sua altura, você também pode precisar de um assento elevatório. Os assentos elevatórios ajudam você a sentar-se alto o suficiente para que a parte do ombro do cinto se encaixe corretamente em seu peito.

As crianças devem usar um assento elevatório até os 1,4 metros de altura ou até atingir os limites de peso e altura da correia do assento de carro, que geralmente é entre 8 e 12 anos, e o cinto de segurança deve encaixar exatamente sem o assento auxiliar. Portanto, os adultos devem  ter certeza de que a criança é grande o suficiente para andar em segurança sem um reforço.

No caso de bebês e crianças menores, é necessário a cadeirinha de bebês dentro do carro, com a colocação correta para evitar acidentes, e não apenas os cintos.

Crianças e adolescentes devem ir no banco de trás

Aqui está outra regra de segurança importante: crianças e adolescentes devem ir no banco de trás. Crianças de 12 anos ou menos precisam estar sentadas na parte de trás. Período. É simplesmente o lugar mais seguro para se estar. Se o carro em que a criança entra em um acidente, ela tem muito menos chance de bater em algo duro como o para-brisa, se estiver na traseira. A criança também não será ferido quando o airbag inflar rapidamente durante um acidente.

Se a criança estiver no banco de trás com amigos ou irmãos e irmãs, todos precisam manter o cinto de segurança e não andar por aí. Pode ser difícil para o motorista se concentrar na direção e ver o que está acontecendo do lado de fora do carro, se as crianças estiverem pulando lá atrás. Resumindo: pode ser perigoso e todos podem se machucar.

E quanto aos air bags e crianças?

Crianças devem saber um pouco sobre os airbags, porque muitos comerciais de carros na TV falam sobre eles. Se um carro com airbags estiver em um acidente frontal, as malas sairão do volante e do painel e explodem como grandes balões. Isso acontece muito rapidamente, em um piscar de olhos. Os airbags amortecem os passageiros durante um acidente para impedir que batam no painel ou no pára-brisa.

Mas mesmo que as malas tenham salvado a vida de muitos adultos, crianças de 12 anos ou menos nunca devem se sentar no banco da frente de um carro que tenha airbags. Isso ocorre porque os airbags são feitos para proteger o corpo de uma pessoa maior e, quando abertos, podem machucar as crianças.

Mas e se a criança for andar no carro de outra pessoa e for convidado a sentar no banco da frente? Primeiro, verifique se o motorista adulto conhece a regra: ninguém com 12 anos ou menos na frente. Se a criança não tem escolha a não ser sentar na frente, siga a regra de segurança nº 1: use o cinto de segurança.

Os airbags não substituem – e não devem – substituir os cintos de segurança. A criança deve pedir um adulto que ajude a empurrar o banco para trás, para ficar o mais longe possível do airbag. E mantenha as costas contra o assento – não se incline para a frente nem se mexa.

Crianças andando de ônibus

O ônibus escolar é um pouco diferente de um carro, porque além de ser um passageiro cuidadoso, a criança precisa pensar em como entrar e sair do ônibus com segurança. Quer a criança viaje de ônibus para a escola todos os dias ou apenas para excursões ou shows de vez em quando, é importante seguir essas regras.

Quando a criança vê o ônibus aparecendo, todos que estão esperando devem entrar na fila. A linha deve começar a partir do meio-fio e antes da rua.

A criança deve esperar até o ônibus parar e o motorista abrir a porta e dizer que não há problema em entrar no ônibus. Isso é importante. O motorista é o único que pode realmente ver todo o tráfego na estrada e garantir que seja seguro para a criança pegar o ônibus.

Se a criança precisar atravessar a rua para embarcar no ônibus, deve aguardar até o ônibus parar completamente.

Uma vez a bordo, a criança deve ouvir às instruções do motorista e, mesmo se estiver com pressa de se sentar com os amigos, não deve se apressar e empurrar os outros.

Regras para segurança de ônibus

Assim como andar de carro, a melhor coisa a fazer no ônibus é apertar o cinto (se o ônibus tiver cinto de segurança). Isso porque é tão importante ser contido quando se está no ônibus. Se o ônibus sofrer um acidente, o cinto de segurança impedirá que a criança salte por todo o lado.

As crianças devem manter calma quando estiverem no ônibus: não devem pular, correr ou jogar coisas. Isso pode dificultar a concentração do motorista, e as crianças podem se machucar.

Então, uma curta viagem de ônibus depois, a criança chega ao seu destino e mal pode esperar para sair do lugar. Não é tão rápido – a criança deve prestar atenção ao descer do ônibus também. Ao descer, deve segurar no corrimão e tomar cuidado para que a mochila não fique presa no corrimão ou na porta.

Depois de sair do ônibus, a criança nunca deve andar atrás dele. Se precisar andar na frente do ônibus, deve andar na calçada ao lado do ônibus, verificar se o motorista está vendo e depois atravessar. Se a criança deixar cair alguma coisa ao atravessar a rua, nunca deve se abaixar para pegá-la – o motorista do ônibus pode não ver. Em vez disso, deve dizer ao motorista que foi deixado cair alguma coisa.

Veja como é fácil ser um passageiro seguro? Seguir estas regras simples significa que a criança estará mais protegida durante uma viagem de carro ou ônibus – e se divertirá mais! Então a criança deve arrumar sua mala, apertar o cinto e entrar na estrada! Claro, sendo dirigida e orientada por um adulto responsável!

Como você coloca o cinto em crianças? Quais dicas de seguranças daria para quem precisa levar crianças em veículos?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário