Quantos airbags podem existir em um carro?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

O Brasil, finalmente, está começando a engatinhar em relação às leis e segurança no trânsito.

A partir de 2014, todos os carros novos comercializados no país terão que vir com airbag frontal e freios abs de série.

É pouco em vista dos carros europeus e americanos que vêm com diversos airbags e itens de segurança mas, já é alguma coisa.

A parte ruim  é que, devido ao acréscimo desses itens, os veículos devem sofrer um aumento de preço.

Agora, voltando ao assunto “airbag”, são diversos os tipos comercializados. O mais comum é o airbag frontal enquanto alguns outros são oferecidos somente como opcional em carros de preço mais elevado ou como itens de série em carros de luxo.

Leia também

Abaixo, seguem os diversos tipos de airbag que podem existir em um carro:

Airbags

São diversos os tipos de airbags encontrados no mercado

Aibag Frontal: protege o motorista e o passageiro da frente. Evita que haja impacto com o volante e o painel.

Airbag Lateral: protege o tórax e/ou a cabeça dos ocupantes. Pode ser encontrado somente na parte dianteira do veículo ou em toda a sua lateral.

Airbag Cortina: ocupa toda a lateral do veículo minimizando traumas em batidas laterais e evitando que pedaços de vidro atinjam os ocupantes.

Airbag para joelhos: esse tipo de airbag é um dos mais recentes. Evita o impacto entre os joelhos do condutor e a coluna de direção.

Airbag Central: fica localizada entre os bancos dianteiros e evita choque entre o condutor e o passageiro.

Airbag para vidro traseiro: localizado na parte posterior dos encostos de cabeça traseiro. Protege os ocupantes de batidas na traseira, evitando que cacos de vidro atinjam seus rostos.

Airbag de cinto: é uma espécie de cinto inflável. Durante um acidente frontal ou lateral, os cintos se inflam e amenizam o impacto entre o cinto e o corpo.

Airbag de capô: é um airbag voltado para o pedestre em caso de acidente. Localizado na base do para-brisa, ajuda a amenizar o choque do pedestre contra o para-brisa e o capô.

Além desses, mais um tipo de airbag está sendo desenvolvido pela Toyota: o airbag central traseiro. Ele evitará o choque entre os passageiros do banco de trás.

Devemos lembrar que o airbag sozinho não adianta nada. O uso do cinto de segurança é fundamental para que o airbag consiga cumprir a sua função e não machuque os passageiros.

Aproveite e saiba mais sobre correia dentada e rodízio de pneus.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário