Quais as marcas de carros mais seguras?
O governo brasileiro tem se preocupado um pouco mais com a segurança dos veículos comercializados no país já que a maioria das mortes são causadas por acidentes de trânsito.
Tanto que já foi sancionada uma lei, que entra em vigor a partir de 2014, que torna obrigatória a presença do sistema de freios ABS e airbag frontal em todos os veículos novos comercializados no Brasil.
Apesar do acréscimo desses itens de série, ainda falta muito para que os veículos nacionais se tornem mais seguros e tenham a mesma qualidade dos carros americanos e europeus.
Leia também
Nesses países, a lei e os testes de qualidade são muito mais exigentes. Sem contar que o valor do veículo é bem inferior aos praticados no Brasil.
Mas, vamos falar no que interessa, quais as marcas de carros mais seguras do mundo. Aproveitaremos e mostraremos quais os carros mais seguros do mundo e do Brasil.
Subaru: a montadora japonesa recebeu a pontuação máxima no Top Safety Pick pelo terceiro ano consecutivo. Ela é a única marca que teve todos os seus modelos testados e aprovados.
Audi: além de luxuosos, os carros da marca também são considerados bastante seguros. Alguns modelos possuem 5 estrelas (nota máxima) nos testes de proteção e chegam a oferecer 95% de segurança aos adultos, 87% às crianças e 74% aos pedestres.
Volvo: montadora que tem como principal característica a segurança. O modelo V40 2013 recebeu o título de carro mais seguro do mundo pela Euro Ncap. O veículo possui itens como freio automático e sistema de detecção de veículos em pontos cegos e de pedestres.
Mercedes: além de ser considerada um sinônimo de luxo, a marca alemã possui diversos modelos bastante seguros.
Infiniti: marca de luxo da Nissan que é comercializada somente em alguns países.
Honda: montadora que possui veículos mais acessíveis e diversos modelos que obtiveram nota máxima nos testes da Euro Ncap como o Honda Civic.
As marcas acima são as mais reconhecidas no quesito segurança. Porém, há diversos carros e inúmeras marcas que também passam com nota máxima nos testes dos intitutos responsáveis.
Lembrando que, nem sempre, o número de itens de segurança é fundamental para que o veículo consiga atingir nota máxima nos testes. A estrutura é o principal responsável.
Abaixo, seguem alguns modelos de veículos bastante seguros de marcas que não foram citadas acima:
Tourang: foi a única SUV grande que passou nos testes da IIHS em 2011.
Fiat 500: o mini carro da Fiat ganhou nota máxima nos quatro testes realizados.
Cruze LTZ: modelo da Chevrolet foi considerado o mais seguro do Brasil pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária.
Jetta: sedã da VW que recebeu cinco estrelas nos testes da Euro Ncap.
Picanto: o pequeno da Kia também passou nos testes da Euro Ncap mas, não com nota máxima.
Aproveite e saiba como escolher um carro na hora da comprar e os tipos de airbag que existem no mercado.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Sompo Seguros Auto: vale a pena? Entenda!
HDI Seguros Auto: o guia completo!
Quantos airbags podem existir em um carro?
O que são carros de luxo?