O que são carros de luxo?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Se você está no mercado para um novo veículo, pode ser difícil determinar exatamente o que fazer e qual modelo é melhor para você. Uma palavra que você pode tropeçar com bastante frequência em sua busca é ‘luxo’, mas o que exatamente isso significa para um veículo?

O que são carros de luxo?

Ao contrário da crença popular, os veículos de luxo podem vir de qualquer marca. Para ser considerado um carro de luxo, o veículo deve ter recursos de alto nível que vão além das necessidades médias.

O termo luxo é usado para categorizar veículos que estão equipados com melhores capacidades de desempenho, interiores luxuosos e todos os últimos recursos de segurança e tecnologia. No passado, certas marcas como Mercedes-Benz, BMW e Audi eram conhecidas como veículos de luxo. No entanto, hoje em dia existem modelos de luxo disponíveis para as marcas mainstream, como a Toyota e a Honda.

Leia também

Isso não quer dizer que as marcas tradicionais de luxo não sejam mais consideradas de luxo, porque elas são, mas estamos dizendo que outras marcas começaram a entrar na arena também. Algumas montadoras têm suas próprias marcas de luxo como a Toyota com Lexus e Honda com Acura.

Características de carros de luxo

Carros de luxo tem características e opcionais que adicionam estilo status ao veículo. (Imagem: Exotic Car Rental Miami)

Quais os componentes dos carros de luxo do Brasil?

Não há um só tipo de veículo quando se trata de veículos de luxo. Os motoristas podem encontrar veículos de luxo em todas as categorias, incluindo sedans, hatchbacks, crossovers, SUVs e até minivans. Não importa necessariamente quanto custa o veículo, o que é onde isso é complicado. O que se resume é que, mesmo que uma montadora considere um determinado modelo para ser um veículo de luxo, isso não significa que todos os motoristas concordem.

O que se trata é que não há definição clara do que faz um veículo de luxo ser luxo. É principalmente nos olhos de quem vê, mas ainda há as marcas conhecidas que se mantêm com a definição de luxo, mesmo quando muda durante os anos. Vamos destacar alguns recursos que os motoristas podem argumentar são considerados “luxo”. Confira abaixo:

Estas são apenas algumas características que vêm à mente quando pensamos no que define um veículo de luxo. É claro que esses recursos não fazem automaticamente um veículo de luxo, mas é um passo nessa direção.

Carro de luxo x Carro premium

A indústria automotiva não é tão negra e branca quanto costumava ser. No passado, havia dois tipos básicos de carros, luxo e acessíveis, mas os tempos mudaram. Na última década ou mais, houve um crescimento na categoria de carros e picapes “premium”. O premium é uma categoria de luxo são semelhantes, mas há algumas características distintas de ambos os tipos de veículos.

Semelhanças entre carros de luxo e premium

As maiores semelhanças são de recursos de tecnologia e segurança. Os veículos premium e de luxo são geralmente equipados com as características de tecnologia e segurança mais alta e mais alta e de segurança que não são padrão em todos os carros. Esses recursos técnicos incluem telas sensíveis ao toque maiores, tecnologia de segurança preventiva e uma matriz de câmeras.

Além disso, carros de luxo e premium normalmente têm materiais high-end e acabamentos no interior e no exterior do carro. Os elementos interiores de alta final incluem assentos de couro, volante de couro, assentos aquecidos, assentos ventilados e equipamentos estéreo de marca. Os recursos externos geralmente incluem rodas maiores e melhores, pneus de marca de nome, um teto solar, se disponível, janelas coloridas e tons de janela.

Diferenças entre carros de luxo e premium

Então, você pode estar se perguntando se esses dois tipos de veículos são tão semelhantes quais são as diferenças? Bem, a maior diferença é geralmente todos os carros de marca de luxo, como a Mercedes ou a BMW, vêm padrão com recursos de luxo. Considerando que os carros premium tendem a ser apenas o mais alto nível de acabamento de um modelo particular.

Por exemplo, o Chrysler 300 Limited é o acabamento de base e o Chrysler 300c Platinum é o acabamento de carro premium. A guarnição do carro premium tem todos os detalhes e destaques e é embalado com produtos de marca de nome, o acabamento de base pode ter algumas dessas coisas.

Outra grande diferença é valor x status. Os carros premium geralmente não são tão bem percebidos quando se trata de status. Por exemplo, alguém que dirige um Lexus tem um certo status ou imagem de riqueza, enquanto alguém que dirige a versão premium de um Corolla é apenas visto como um motorista de Corolla. Para alguma marca de status e nome vale o valor, enquanto outros só querem os recursos a um custo menor. Esta é a diferença entre um veículo é gritante, podendo chegar a mais de 50 salários mínimos.

https://youtu.be/nVWiL7JulVU

Qual o carro de luxo dos seus sonhos? Você já dirigiu algum carro de luxo ou tem um?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário