Conheça 6 marcas de carros japoneses!
O Japão tem sido uma das maiores superpotências de automóveis na indústria automotiva global, enquanto as principais marcas de automóveis japonesas também são algumas das principais marcas de automóveis do mundo, sendo responsáveis por alguns dos veículos mais produzidos e vendidos no mundo. Hoje, o Japão é o terceiro maior produtor de automóveis do mundo em volume e o segundo maior país exportador de automóveis em valor. Graças ao preço competitivo, desempenho forte e praticidade, a popularidade dos carros fabricados no Japão está crescendo rapidamente no mercado global. À medida que a demanda global por carros econômicos e práticos continua a aumentar, a indústria automotiva no Japão deve florescer ainda mais, e as melhores marcas de automóveis japonesas devem continuar líderes no mercado no futuro.
Leia também
Se carros japoneses te interessam, vamos conhecer as principais marcas e as características que as fizeram mais famosas.
Marcas de carros japoneses: Toyota
A Toyota é uma das marcas de automóveis mais vendidas do mundo, detida pela Toyota Motor Corporation, que vendeu milhões de veículos em todo o mundo, representando um número de vendas significativamente superior ao da Honda e Suzuki. Consistentemente em todos os diferentes trimestres dos anos, a Toyota tem vendido um grande número de carros em todo o mundo, com modelos como o Prius, Corolla, SW4 estando entre os carros mais vendidos do mundo. Nos últimos anos, a Toyota também aumentou sua produção e vendas de veículos híbridos e elétricos, tornando-se um dos maiores jogadores do mercado de carros elétricos no mundo. A Toyota planeja nas próximas décadas parar de fabricar carros a gasolina e começar a fabricar apenas veículos elétricos, híbridos, ou movidos a combustíveis alternativos.
Marca de carros japoneses: Honda
A Honda vendeu milhões de carros, chegando a colocar a marca em um segundo lugar na lista das 10 maiores marcas de carros japoneses do mundo. O Fit, o City e o Civic estavam entre os modelos mais vendidos da marca, contribuindo significativamente para o desempenho geral da marca no mercado automotivo global. A Honda também está entre as dez maiores empresas de automóveis do mundo, com uma receita anual que aumenta exponencialmente. A marca também é muito conhecida pela suas motocicletas, e sua liderança no mercado brasileira é um exemplo de um trabalho bem feito.
Marca de carros japoneses: Nissan
A Nissan tem experimentado globalmente melhoras em termos de vendas nos últimos anos, atingindo vendas unitárias globais recode e aumentando sua representação no mercado. Sentra, Kicks, entre outros carros estão entre os modelos de veículos mais vendidos para a marca em nível global. A Nissan é uma fabricante global de veículos de linha completa que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, INFINITI e Datsun.
Marca de carros japoneses: Suzuki
Suzuki é outra marca que ganhou um número recorde de vendas durante seus últimos dois anos no mercado. A empresa vendeu milhões de unidades em todo o mundo, sendo a Suzuki Wagon R uma escolha popular para milhares de clientes de automóveis em todo o mundo. A Suzuki tem mais de 45.000 funcionários e possui 35 unidades de produção em 23 países e 133 distribuidores em 192 países. A Suzuki também é uma das maiores empresas de motocicletas do mundo em volume de vendas. No Brasil, o destaque maior vai para a venda de motos, mas os veículos da marca não deixam a desejar.
Marca de caros japoneses de luxo: Lexus
A Lexus é a marca de veículos de luxo da montadora japonesa Toyota. A marca é comercializada em mais de 70 países e territórios em todo o mundo e tornou-se a marca mais vendida no Japão de carros premium. Ele se classificou entre as 10 maiores marcas globais japonesas em valor de mercado. A Lexus está sediada em Nagoya, no Japão. A Lexus vendeu cerca milhões de veículos em todo o mundo, com um pequeno decréscimo nos últimos anos, e ainda assim conseguiu se posicionar como uma das maiores marcas de automóveis japonesas do mundo. Recentemente a marca chegou ao Brasil, e sua expansão global deve continuar.
Marca de carros japonesa: Mitsubishi
A Mitsubishi é uma marca líder sob a Mitsubishi Motors Corporation, que é uma fabricante japonesa de automóveis multinacional sediada em Minato, Tóquio, Japão. Embora a Mitsubishi tenha vendido menos veículos nos últimos anos, ainda assim permaneceu como entre as maiores marcas de carros no mundo.
A indústria automobilística no Japão há muito tempo é uma das maiores fornecedoras de automóveis de passageiros, veículos comerciais leves e veículos comerciais pesados do mundo, e essas dez marcas de carros japoneses são alguns dos nomes mais renomados da indústria automotiva global. Como o investimento contínuo e P&D em tecnologia automotiva, eficiência de combustível, engenharia de desempenho, design ambiental e outras inovações de alto nível, espera-se que essas principais marcas de automóveis japonesas mantenham seu domínio no mercado doméstico, aumentando ainda mais sua competência em o mercado global no futuro próximo.
Quais carros japoneses vocês mais gostam? Quais marcas mais admiram?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Recall Honda e Nissan – Seu carro está na lista?
SUVs da Toyota: modelos e versões
Significado dos emblemas ou símbolos de carros
As marcas de motos brasileiras!