Picape Strada: características, motor, e guia de compra!
A Strada é uma picape utilitária produzida pela Fiat desde 1996. É baseada no carro Mundial do Fiat “Project 178”, o Palio. É produzido pela FIAT Automóveis no Brasil e é comercializada em todo o mundo, excluindo os Estados Unidos e o Canadá.
A história da picape Strada
Lançada em 1996 no Brasil, foi o membro cargueiro do “projeto 178”. A Strada foi feita para substituir uma versão da picape Fiorino, uma derivada comercial do Fiat Uno. A Strada apresenta uma capacidade de carga máxima de 700 kg e um espaço de carga de 1.770 mm x 1.314 mm.
Leia também
Na Europa, a Strada foi lançada em abril de 1999 com dois motores: à gasolina de 1,2 Fire com 73 hp e o turbodiesel de 1,7 com 70 hp.
A atualização de 2001 da picape da Fiat
Em 2001, o modelo teve seu primeiro facelift. O novo design foi feito pelo design italiano Guru Giorgetto Giugiaro. O facelift incluiu uma nova frente e interior. A série Mark II marcou a estreia de uma versão estendida da cabine. Em 2002, a Fiat do Brasil lançou a primeira versão aventureira da Fiat Strada, com a aparência “off-road”.
Picape Strada 2004
A nova Mark III foi lançado em 2004. Tem uma frente revisada e design de interiores retirados do Palio (e também projetado por Giorgetto Giugiaro). Além disso, uma segunda versão aventura da Strada foi construída, com as mesmas características da aventura de fim de semana. Foi oferecido na Europa com o motor diesel relativamente moderno 1.9-L JTD.
Na África do Sul, a Strada foi oferecida em quatro variantes: 1.2 Fire Mpi El, 1.6 torque MPI el, 1.6 torque MPI Elx (igual à el, mas com pára-choques e espelhos codificados por cores, janelas elétricas, airbag do motorista e ar condicionado) e 1,7 turbo diesel el. A Fiat da África do Sul também introduziu o modelo X-Space, que estica a cabine em 30.
Esse modelo ficou disponível em duas versões, o padrão X-Space e a Adventure X-Space (que possui especificações semelhantes ao modelo padrão 1.6 Elx). Ambos os modelos X-Space são alimentados pelo motor 1.4 Fire MPI.
Na Europa, está disponível apenas com o motor diesel de 1.3 multijet 16V com 85 hp e nível de emissão de gases poluentes reduzida.
A Strada de 2009 a 2013
Realizado no verão de 2009, o modelo Mark IV foi colocado à venda no final de 2009. Embora o modelo compartilhe seu nome com o Strada anterior, um grande número de seus componentes é novo, incluindo um novo corpo. Para o resto da América do Sul, a nova Strada foi introduzida em meados de 2010.
O design é inspirado pelo Fiat Grande Punto com muitos elementos semelhantes às últimas versões da família Palio e Siena. A quarta geração da Strada é construída em quatro versões diferentes: Working, a versão básica; Trekking, com mais elementos; Esportiva para o estilo esportivo um design mais agressivo; e a aventura com um diferencial de travamento dedicado. Em 2010, a Fiat do Brasil introduziu uma nova versão dupla cabine (também chamada Strada Cabina Dupla) com quatro lugares, mas mantendo a mesma distância entre eixos.
Os motores utilizados são o Fiat 1.4-L 16V Fire Flex (85 hp) e o 1,8-L 16-V ecotec flex (114 hp). Para diesel, a unidade multijet de 1.3-L 16V com 87 hp também está disponível.
A Strada foi relançada para a Itália e outros mercados europeus selecionados em 2012.
A picape Strada seminova
No final de 2013, a Fiat revelou o mais recente facelift do Strada (como um ano de modelo de 2014) com base na versão de 2009. A nova Strada introduziu uma nova frete e novas luzes traseiras, e a versão de cabine dupla está disponível com as portas traseiras. Três versões são vendidas na América do Sul: Working, Trekking e Aventura com quatro estilos de corpo diferentes.
Em 2018, as vendas totais da Strada no mercado brasileiro superaram 1,4 milhão de unidades.
A segunda geração da Fiat Strada (codinome 281) foi apresentada em 26 de junho de 2020 no Brasil e baseia-se na nova plataforma modular MC-P derivada do Fiat Argo com a suspensão dianteira MacPherson e parte da cabine tomada do modelo Fiat Mobi e a suspensão traseira retirada da Fiat Fiorino brasileiro (327). Pela primeira vez, a Strada foi produzida na versão de 4 portas cabine dupla com 5 lugares.
A segunda geração de Strada introduz o grande logotipo frontal de fiat prateado substituindo o anterior, uma pequena bandeira italiana inserida na grade e conduziu os clusters de luz. O lado e a cauda, por outro lado, parecem mais clássicos, com a possibilidade de escolher entre as versões de duas e quatro portas com uma capacidade diferente: 720 kg e 1.354 litros para o primeiro e 650 kg e 844 litros para o segundo.
A fim de garantir a máxima mobilidade, mesmo em superfícies ásperas, a estrutura levantada permite que o carro levante do solo até 208 mm e um ângulo frontal de ataque de 24 graus. O interior reproduz alguns dos conteúdos do Fiat UNO (327) produzido no Brasil, mesmo que alguns controles secundários sejam modificados. Além da exibição no centro da instrumentação, há também um UConnect para entretenimento, com tela sensível ao toque de 7 polegadas, Bluetooth, sem fio, compatível com a Apple Carplay e Android Auto.
Picape Strada: motor
A gama de motores consiste no 1.4 Fire Flex 8 válvulas (85 hp a gasolina e 88 hp etanol) e 1.3 Flex 8 válvulas (101 hp gasolina e etanol 109 HP), ambos com transmissões manuais de caixa de câmbio de cinco velocidades e transmissão automática do tipo CVT de 7 velocidades simuladas, além do sistema de controle de tração E-Locker.
Guia de compra da picape Fiat Strada
Seja uma Strada nova ou uma Strada usada/seminova, os critérios para pesquisa e escolha do modelo ideal são necessários para garantir uma compra sem dores de cabeça.
Você precisará fazer uma pesquisa sobre os problemas mais comuns da estrada em fóruns, grupos, redes sociais, e revistas especializadas. Com essa pesquisa em mãos, você poderá saber se a Strada tem algum problema que pode atrapalhar sua experiência com essa picape, ou se outras picapes podem ser uma melhor escolha para suas necessidades.
Feito isso, seja uma Strada nova ou usada, a lista de verificações que recomendamos inclui:
Motor: verifique se há vazamentos, nível de óleo, condição de gaxeta de cabeça e fumaça de escape.
Caixa de marchas e embreagem. Sinta-se e ouça a suavidade da mudança de marchas e teste o ponto de mordência da embreagem.
Carroceria. Verifique o exterior e por baixo – uma lanterna é útil para este último.
Rodas e pneus. Passe a profundidade, condição de borracha e faz de cada pneu.
Interior. Verifique a inicialização, painel (para quilometragem e luzes de aviso) e eletrônica completamente.
Passeio de teste. Não se segure aqui, dirija até que você verifique tudo o que deseja.
Documentos.
E se você ainda tem alguma dúvida, deixe nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar em sua compra!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Chevrolet Astra: ficha técnica e modelos lançados
Fotos do novo Idea 2011
Fiat Strada 2012 – Preços e Fotos!
Picape antiga vale a pena? Como escolher?