Honda CRV: versões e modelos!

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

O Honda CRV é um dos modelos de SUV que contribuiu consideravelmente para o aumento da venda destes veículos ao longo dos anos.

Com ótimos recursos, o CRV vem evoluindo desde seu lançamento e conquistando cada vez mais fãs e clientes para a montadora japonesa ao redor do mundo.

Hoje, contaremos a história deste modelo desde seu lançamento.

Honda CRV 1999 a 2001

A Honda tentou sua sorte e entrou no segmento de SUV em meados dos anos 90, apresentando a linha CR-V, e foi um enorme sucesso para a montadora japonesa.

Quando a montadora introduziu o novo SUV no Japão, teve a surpresa desagradável de ser considerada um veículo de tamanho médio, levando a impostos mais altos. Para o resto do mundo, a largura do carro não importava muito. Foi considerado normal ou estreito, dependendo dos países.

Leia também

Em muitos países, CR-V foi considerado um SUV de tamanho compacto. Suas principais vantagens foram a suspensão independente em todos os cantos, o grande espaço interior e o interior espaçoso.

Do lado de fora, os designers da Honda não podiam fazer um design muito diferente de um vagão de estação regular. Os faróis pareciam semelhantes aos instalados na sexta geração Civic, mas dimensionados. Seu para-choque de plástico preto era preto para lidar melhor com arbustos, mas logo a Honda entendeu que era uma má idéia, e o carro parecia inacabado. Parecia uma mistura entre uma wagon e uma minivan, com maior folga no solo de seus lados.

No interior, a montadora melhorou o máximo que pôde. Para veículos equipados com a transmissão automática, a Honda fez uma passagem livre de um lado para o outro na área da frente, com um piso plano. Graças à ausência de um túnel de transmissão intrusivo, havia muito espaço para três passageiros nas costas. A montadora projetou o carro para ser usado como um veículo de acampamento. Com os bancos dianteiros inclinados para trás e o banco dobrado, o interior foi transformado em uma cama larga e quase plana. Além disso, o piso do porta-malas era uma mesa dobrável de piquenique.

Para a primeira geração, a Honda criou o CR-V com apenas uma opção de motor, que enviava em todos os cantos por meio de um câmbio manual de cinco velocidades ou automático de quatro velocidades.

Modelos de motor para Honda CRV 1999 a 2001:

2.0L 4AT (128 HP)

2.0L 4AT (147 HP)

2.0L 5MT (128 hp)

2.0L 5MT (147 hp)

2.4L 4AT (160 HP)

Honda CRV segunda geração 2002 a 2004

Como a primeira geração lançada em 1997 foi o compacto mais vendido no mercado dos EUA, a Honda garantiu que a segunda geração fosse melhor em todos os aspectos.

Mais poderoso, com mais sala de interiores e tecnologia de segurança de ponta, maior conforto e praticidade, o CR-V foi atualizado em 2002.

O mecanismo antigo que parecia um pouco com pouca potência com o modelo anterior foi substituído por um motor de 4 cilindros de 2,4 litros que produzia 160 hp e 162 libras-pés de torque. Amarrado com a nova unidade era uma transmissão manual automática de 4 velocidades ou de 5 velocidades.

O automático de 4 velocidades apresentava o sistema de controle lógico de nota projetado para diminuir automaticamente a mudança e segurar uma marcha mais baixa durante a escalada. Além do novo sistema, a caixa de câmbio reformulada era mais suave e ofereceu melhor eficiência de combustível.

Para 2002, o CR-V foi baseado na plataforma compacta global da Honda, usada no Civic e no RSX. A nova plataforma oferecia mais rigidez torcional e dobrada, assim a qualidade do passeio foi melhorada e o CR-V ficou ainda mais seguro.

A cabana espaçosa oferecia excelente espaço e espaço para as pernas para passageiros dianteiros e traseiros, melhor do que o espaço oferecido pelos concorrentes.

Para 2002, o CR-V estava disponível em três níveis de acabamento: lx de tração nas duas rodas e tração nas quatro rodas e o ex-tração nas quatro rodas. O LX de duas rodas estava disponível apenas com a transmissão automática de 4 velocidades, enquanto os dois acabamentos com tração nas quatro rodas ofereceram transmissão manual ou automática.

Equipamento padrão com o ar condicionado LX, janelas elétricas e fechaduras elétricas, dutos de aquecedor de assentos traseiros e um CD player, enquanto o nível de acabamento superior ex adicionou um sistema de áudio atualizado, remoto sem chave, teto elétrico, freios anti-bloqueios e airbags laterais.

Testado de acidentes do governo federal, o CR-V obteve o máximo de 5 estrelas para testes de impacto frontal e lateral.

Modelos de motor para Honda CR-V 2002 a 2004:

2.0L 4AT (110 hp)

2.0L 5MT (110 hp)

Evolução do Honda CRV

Veja como o CRV evoluiu desde seu lançamento até os dias de hoje, mas mantendo sua personalidade e visual mais bruto. (Imagem: Honda)

Honda CR-V 2004 a 2007

Apenas três anos após a introdução da segunda geração do CR-V, a Honda lançou uma versão facelift, que manteve o mercado por mais dois anos.

A montadora japonesa abalou o mundo automotivo quando introduziu o primeiro CR-V no Chicago Auto Show de 1996. A Honda era conhecida principalmente por sua faixa cívica compacta e o acordo de sedã de tamanho médio, mas não como fabricante de SUV. Em 2001, introduziu a segunda geração e os clientes invadiram as portas. Na Europa, o principal problema era a falta de um motor a diesel. A Honda não gosta dos queimadores de óleo, mas fez um para a versão facelift.

Do ponto de vista do estilo, não houve muitas mudanças no carro, mas os faróis eram diferentes e exibiam dois faróis para o baixo e o feixe alto, respectivamente. Seu para-choque dianteiro apresentava uma grade inferior preta e um escudo plástico. Outras montadoras adotaram a mesma solução, mas a pintaram em prata e a chamaram de escudo. Na parte de trás, o CR-V de 2004 apresentava o mesmo vidro flip-up e porta traseira com dobradiças à direita.

O interior espaçoso ofereceu cinco assentos reais, com cintos de três pontos para todos, o que não era tão comum naqueles dias. Um capítulo em que o CR-V era excelente era o tamanho do porta-malas, que poderia chegar a 2040 litros do espaço com o banco de dobragem dividida e 950 litros com os assentos para cima.

Sob o capô, além dos motores a gasolina de 2,0 litros e de 2,4 litros, os europeus receberam uma versão diesel tão esperada que aumentou as vendas de CR-V.

Modelos de motor para Honda CR-V 2004 a 2007:

2.0L 4AT (150 HP)

2.0L 5MT(150 hp)

2.4i 16V 5MT AWD (162 hp)

Motor diesel 2.2L CDTI 6MT (140 HP)

Honda CRV 2007 a 2009

O CR-V foi o SUV mais prático da Honda e, para 2007, o veículo refinado ficou maior e mais poderoso.O SUV foi redesenhado para atender às necessidades de um público maior. A praticidade foi aumentada, com o lapidado traseiro e montado no exterior da versão anterior, cansado de sobressalência, substituído por uma porta de elevação aérea e também um espaço no piso para aumentar o espaço de armazenamento.

Para o interior, a Honda atualizou a qualidade dos materiais utilizados, além de adicionar uma navegação disponível pela primeira vez.

Uma opção de mecanismo único estava disponível, a saber, o motor de 2,4 litros de 4 cilindros que desenvolveu 166 hp. O motor foi acasalado com uma transmissão automática de 5 velocidades.

O CR-V de 2007 estava disponível em três níveis de acabamento, o LX, o Ex e o Ex-L. O modelo básico estava bem equipado, com rodas de 17 polegadas, ar-condicionado, uma bandeja central dobrável e acessórios elétricos completos.

O ex adicionou rodas de liga leve, um teto solar, um sistema de áudio melhor e uma prateleira de carga traseira.

Mudando para o topo do intervalo, os clientes desfrutaram de um sistema de navegação baseado em DVD com uma câmera traseira, um leitor de placas para PC e um subwoofer traseiro.

Todos os níveis de acabamento vieram com a tração dianteira disponível ou um sistema de tração nas quatro rodas.

Em termos de segurança, a maioria das características era padrão, incluindo freios de disco anti-bloqueio, controle de estabilidade, assistência ao freio, airbags laterais do banco dianteiro e airbags de cortina lateral de corpo inteiro, além de um monitor de pressão dos pneus.

Como a câmera traseira estava disponível apenas com a parte superior do nível de acabamento, os níveis mais baixos de acabamento vieram com os sensores de estacionamento disponíveis.

Modelos de motor para Honda CR-V 2007 a 2009:

2.0L 5AT (150 HP)

2.0L 6MT (150 hp)

2.4L 5AT (166 hp)

Motor diesel 2.2L CDTI 6MT (140 HP)

Espaço interior do Honda CRV

Veja como o espaço interno do CRV é grande, ótimo para famílias mais altas. (Imagem: Honda)

Honda CRV 2010 a 2011

O CR-V já era o best-seller da Honda e 2010 veio com um novo design que deveria atrair ainda mais compradores.

A placa de identificação do CR-V estava no mercado a partir de 1997, quando a primeira geração foi lançada. “CR-V” representava “veículo confortável de corrida”. E exatamente como o nome o descreve, o crossover foi projetado para famílias que precisam de conforto e muito espaço.

As mudanças no projeto externo incluíram uma grade frontal re-estilizada que funcionou bem com os grandes faróis, novos para-choques dianteiros e traseiros e um capuz re-estilizado.

O CR-V veio com 4 níveis de acabamento. A versão base, o LX, já estava equipada com alguns recursos interessantes, como controle de cruzeiro, entrada sem chave, bancos traseiros deslizantes e reclináveis, além de uma tomada de áudio auxiliar.

A parte superior da linha, o E-XL com navegação adicional ofereceu assentos de motorista, estofamento de couro, aquecido a partir de assentos, um controle climático de zona dupla, conectividade Bluetooth e uma câmera de backup.

Chegando a apenas uma opção de motor, o CR-V foi o motorista de 2,4 motor desenvolvendo 180 hp. A usina foi acoplada a uma transmissão automática de 5 velocidades, o CR-V que não oferece a opção de escolher uma caixa de câmbio manual. O novo mecanismo desenvolveu com 14 hp a mais que a geração mais antiga.

Um sistema de tração dianteira era padrão, no entanto, os usuários podiam escolher o sistema AWD.

A área de carga era generosa e a tampa rígida de carga foi útil para empilhamento.

O CR-V tinha um bom manuseio com uma direção precisa, no entanto, o ruído do vento estava presente em velocidades mais altas.

O CR-V obteve excelentes pontuações de colisão, portanto, foi uma boa escolha em termos de segurança.

Modelos de motor para Honda CR-V 2010 a 2011:

2.0L I-VTEC 5AT AWD (150 HP)

2.0L I-VTEC 6MT AWD (150 HP)

2.4L I-VTEC 5AT AWD (180 HP)

2.4L I-VTEC 5AT FWD (180 HP)

Motor diesel 2.2L I-CTDI 6MT AWD (140 HP)

Motor diesel 2.2l i-dtec 5AT AWD (150 hp)

Motor diesel 2.2L I-DTEC 6MT AWD (150 HP)

Honda CR-V 2011 a 2014

O CR-V 2012 recebe uma aparência mais refinada que deve dar aos fãs da Honda alguma esperança para o futuro.

O interior também foi bastante aprimorado, com um layout mais contemporâneo, bancos traseiros rápidos e gobos de armazenamento, embora a parte superior do painel de instrumentos e as tampas da porta ainda sejam feitas em plástico duro.

O poder vem dos fiéis Faithful, de 2,4 faixas da Honda, I-VTEC de quatro cilindros, com 185 cavalos de potência e 163 libras-pés de torque – isso é mais cinco cavalos de potência e dois lb-ft adicionais em comparação com o CR-V de saída.

A transmissão continua sendo automática de cinco velocidades de cinco velocidades da Honda, o que é uma decepção, dada a enxurrada de caixas de câmbio da próxima geração que oferecem mais proporções. Ainda assim, a Honda promete um número muito competitivo de economia de combustível. A variante de tração nas quatro rodas deve oferecer um pouco menos de eficiência, mas mantendo o desempenho econômico em comparação aos seus pares.

Motores para Honda CR-V 2011 a 2014:

2.0L I-VTEC 2WD 6MT (155 hp)

2.0L I-VTEC 4WD 5AT (155 hp)

2.0L I-VTEC 4WD 6MT (155 hp)

2.4L I-VTEC 2WD 5AT (185 hp)

2.4L I-VTEC 4WD 5AT (185 hp)

Motor diesel 2.2L I-CTDI 4WD 5AT (150 HP)

Motor diesel 2.2L I-CTDI 4WD 6MT (150 HP)

Honda CR-V 2014 a 2016

Um Honda CR-V facelifted foi introduzido no Salão Automóvel de Paris 2014, com alterações que visam principalmente a fáscia frontal do SUV de nível básico.

Lá você receberá uma grade de aparência sólida, faróis de halogênio redesenhados que varrem mais nos painéis do quarto, uma nova placa de derrapagem e ambiente de nevoeiro ligeiramente diferente. Luzes diurnas de LED também estão disponíveis.

Mais funcionalidade é assegurada por meio de um novo console central configurável, novos dutos de calor/ventilação de ar traseiro, áudio de tela sensível ao toque de 7 polegadas, um assento de motorista de 10 vias, relógio de pista, bancos dianteiros aquecidos, entrada inteligente com botão Push-Start e mais.

Motores para Honda CR-V 2014 a 2016:

2.0L I-VTEC 5AT AWD (155 hp)

2.0L I-VTEC 6MT AWD (155 hp)

2.0L I-VTEC 6MT FWD (155 hp)

2.4L I-VTEC CVT AWD (188 HP)

2.4L I-VTEC CVT FWD (188 HP)

Motor diesel 1.6L I-DTEC 6MT AWD (160 HP)

Motor diesel 1.6L I-DTEC 6MT FWD (120 HP)

Motor diesel 1.6L I-DTEC 9AT AWD (160 HP)

Honda CRV versão 2023

O CRV mais recente já está entrando na geração dos elétricos, trazendo também altas tecnologias embarcadas. (Imagem: Honda)

Honda CRV 2016 a 2019

Depois de anos liderando o mercado de SUV nos EUA, a Honda CR-V retornou em 2016 com uma nova geração. O novo estilo, ousado e sofisticado apresenta uma fáscia frontal dominada por dois faróis que pareciam alguns olhos samurais. Seu design geral foi ousado e sofisticado e iniciado debates. Era um design de amor ou ódio.

Lá dentro, havia muito espaço para todos. O piso plano na parte traseira facilitou o acesso e ofereceu melhor conforto, mesmo quando três adultos estavam sentados. No interior, o painel foi montado em uma posição mais baixa, com um cluster de instrumentos muito fácil de ler. A unidade de infotainment não corresponde àquelas que já foram instaladas no Civic da mesma época, pois não podiam ser combinadas com o Android Auto e o Apple CarPlay.

Dependendo do mercado, o CR-V 2018 tinha cinco opções de motor e poucas caixas de câmbio disponíveis. Foi o primeiro CR-V a possuir um motor turbo de gasolina, na versão de 1,5 litro. Ele também manteve os mais antigos 2,4 litros e 2,0 litros, mas atualizados para os mais novos padrões de emissão. O motor turbodiesel de 1,6 litros foi atualizado acima da geração anterior e uma versão híbrida foi adicionada.

Para a transmissão, o CR-V foi oferecido como 2WD ou 4WD. Para o híbrido, ele tinha apenas um CVT, mas para os outros tinha um câmbio manual de 6 velocidades ou um automático de 9 velocidades.

Motores para Honda CR-V 2016 a 2019:

1.5L Turbo CVT (190 HP)

1.5L Turbo CVT AWD (190 hp)

2.0L I-VTEC 5AT AWD (155 hp)

2.0L I-VTEC 6MT (155 hp)

2.0L I-VTEC 6MT AWD (155 hp)

2.4L CVT (184 HP)

2.4L CVT AWD (184 HP)

Motor diesel 1.6L I-DTEC 6MT (120 HP)

Motor diesel 1.6L I-DTEC 6MT AWD (120 HP)

Honda CRV abraça o Híbrido 2019 a 2022

Por mais de 20 anos, o Honda CR-V tem sido um dos crossovers mais vendidos no mundo, e é por isso que a Honda decidiu presentear sua quinta geração, um extenso facelift de ciclo médio para o ano modelo de 2020.
Juntando-se ao Accord Hybrid e ao interior como a terceira Honda eletrificada produzida em solo americano, o Hybrid CR-V também é o primeiro Honda SUV eletrificado. Obviamente, uma nova versão híbrida não é a única notícia em torno do modelo facelifted.

Juntamente com a nova versão elétrica híbrida de dois motores, há também um quatro cilindros turbo de 1,5 litro com tecnologia VTEC disponível em todos os níveis de acabamento. O estilo dianteiro e traseiro também recebeu grandes atualizações, enquanto o sistema de segurança ativo do Honda Sensing foi feito padrão em todas as versões.

Na frente, as grandes aberturas para as luzes de nevoeiro agora estão integradas no para -choque, enquanto a grade cromada é ainda mais pronunciada, criando uma aparência mais agressiva. A parte traseira agora possui novas lanternas traseiras de tons escuros e um novo tratamento de cromo escuro para o enfeite abaixo do vidro traseiro, enquanto o para-choque também foi redesenhado.

Motores para Honda CR-V 2019 a 2022

1.5L Turbo CVT (190 HP)

Motor híbrido 1.5L VTEC CVT (212 HP)

Motor híbrido 2.0L I-VTEC CVT (184 HP)

Motor híbrido 2.0L I-VTEC CVT AWD (184 HP)

Honda CR-V desde 2022

A Honda introduziu a sexta geração de seu modelo mais vendido CRV no mercado no verão de 2022, melhorando a imagem e o desempenho do carro.

O CR-V iniciou sua jornada em 1995, quando os SUVs não eram altamente populares entre os clientes. Ainda assim, a montadora japonesa jogou e marcou grandes vitórias com esse veículo. Mais tarde, a Honda tentou alcançar um sucesso semelhante com o piloto maior, mas não conseguiu.

Com o modelo de 2022, a sexta geração do CR-V mostrou uma fáscia frontal distinta que se assemelhava a outros veículos na programação da Honda, como o Accord, o Civic e o HR-V. Seus faróis estreitos e angulares foram equipados com LEDs padrão. A grade larga e vertical apresentava uma malha preta com acabamento cromado.

De seu perfil, a linha do cinto parecia uma imagem semelhante à oferecida pela captação Ridgeline. Ao mesmo tempo, atrás, os designers reimaginaram o conceito original de luzes traseiras verticais, mas as estenderam para a porta traseira.

No interior, o CR-V apresentava uma cabine espaçosa, graças ao aumento da distância entre eixos em comparação com seu antecessor. Outro passo importante foi no departamento de tecnologia, onde a montadora instalou um painel de instrumentos digitais de 7 “complementado por uma tela sensível ao toque de 7 ou 9” montada no topo do painel central.

Os assentos de caçamba frontal reprojetados ofereceram melhor suporte lateral e conforto para estradas longas, Enquanto estava na parte de trás, os bancos dobráveis divididos 60/40 aumentaram o porta-malas de 1.027 litros para impressionantes 2.166 litros quando dobrados.

Sob o capô, o CR-V ostentava um novo sistema híbrido que combinava um ciclo Atkinson de 2,0 litros em linha quatro com dois motores elétricos montados lado a lado. Ao mesmo tempo, a versão base apresentava uma unidade de 1,5 litro turbo que foi acoplada a um CVT, que imitava relações de marchas fixas.

Motores para Honda CR-V desde 2022:

1.5L CVT (190 HP)

Motor híbrido 2.0L 1AT AWD (204 HP)

Qual o modelo do CRV que vocês mais gostaram? Por que? Compartilhem nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário