Novo Ford Focus 2013
Parece que a Ford resolveu renovar toda a sua frota de carros. Depois do New Fiesta, Novo Ecosport e a Ford Ranger 2013, agora é a vez do Focus. Apesar de não ter um número alto de vendas, principalmente na sua categoria, o Ford Focus é considerado por especialistas como um excelente carro.
Aproveitando que vários dos seus veículos foram reestilizados e seguindo a tendência mundial de alinhamento de veículos para todos os mercados, a marca desenvolveu o Novo Ford Focus 2013.
Leia também
A apresentação oficial deve ser realizada durante o Salão do Automóvel de São Paulo. O modelo desembarcará em versão hatch, sedã e, provavelmente, Station Wagon.
O automóvel sofreu uma reestilização tanto externa quanto interna e foi equipado com novos motores. As versões de entrada e intermediária receberam o atual motor 1.6 Sigma Flex com 130 cv de potência e comando de válvulas variável..
Já a versão top de linha, Titanium, deverá vir equipado com o motor 1.6 EcoBoost Turbo de 160 cv e transmissão automatizada Powershift de 6 velocidades e dupla embreagem.
O Focus 2013 deverá continuar sendo importado da Argentina e começará a ser comercializado no primeiro trimestre do ano que vem.Os preços ainda não foram divulgados.
Parece que Focus 2013 chegará com fôlego renovado para encarar fortes concorrentes como o Peugeot 308, Hyundai i30, Chevrolet Cruze e VW Golf (este último é o único que ainda não sofreu alterações e mas há especulações de que a nova geração do modelo desembarque por aqui até o início de 2013).
No exterior, também é disponibilizado uma versão esportiva do Focus: o Ford Focus ST. A versão 2013 do modelo é equipada com motor 2.0 de quatro cilindros turbo que desenvolve 250 cv de potência.
Como sempre, o Brasil fica de fora. Por aqui temos que nos contentar em pagar mais caro e receber veículos de menos. Só para se ter uma idéia, a versão ST custará em torno de 24.495 dólares.
A Ford já está estudando o desenvolvimento de uma nova versão para o mercado europeu: o Ford Focus RS. O veículo receberá um novo motor, Ecoboost 2.3, que poderá render até 330 cv de potência e concorrer com veículos como BMW 1 M, Audi RS3, Mercedes A45 AMG e outros.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Os 10 carros mais vendidos até hoje!
Carros mais vendidos – Outubro de 2010
Ford Mustang: história e modelos deste clássico
Tipos de carros