Comercial Tiida x Focus! O luxo todo…
Uma propaganda do Nissan Tiida para promovê-lo como melhor opção frente ao Ford Focus tem causado muita polêmica. É bem raro aqui no Brasil serem exibidas propagandas tão “agressivas” em relação aos concorrentes, enquanto isto já é bem comum na Europa e Estados Unidos. Nestes países, até mesmo as propagandas para promover um direção consciente são mais “pesadas ” que as exibidas aqui no nosso país. O CONAR, sempre que aparecem esses comerciais mais pesados, entra em cena para regulamentar o conteúdo e manter um clima “saudável” nas propagandas.
Leia também
A propaganda do Tiida
Voltando a falar da propaganda do Nissan Tiida, “Rappers 2011”, percebe-se que o foco foi mostrar o Nissan Tiida como vantagem frente ao Focus, dizendo que os quase 3.000 reais a mais que se paga por um Ford Focus são um mero desperdício. De forma a manter a imparcialidade e sem querer puxar a sardinha para nenhum dos dois lados, o Nissan Tiida pode até ser mais barato que o Ford Focus, mas ao comparar dois modelos de carros não é apenas o preço inicial que deve ser levado em consideração.
Neste caso específico acho importante ressaltar que ambos são excelente veículos, mas tem diferenças significativas em relação ao valor de revenda e preços de manutenção e valor do seguro! É necessário fazer uma avaliação bem mais completa antes de todos estes e outros itens antes de adquirir um veículo de 50 mil reais!
Assista ao vídeo e veja como esta propaganda do Tiida é criativa!
Carros, marcas e preços: cuidado! Tiida x Focus é só a ponta do Iceberg!
O propósito de uma propaganda é vender o carro. E em um mercado tão fechado quanto o Brasil, a Nissan teve que investir pesado em propagandas, batendo de frente com as concorrentes várias vezes. Todas as vezes, desmerecendo os concorrentes, como se eles fossem “piores” do que os veículos Nissan justamente para o público que eles querem acertar. No caso dessa propaganda, o público são aqueles que buscam o Luxo. Na Frontier, a propaganda focava na potência e no torque da picape da Nissan, em frente às concorrentes. Só que a Nissan não cita que esses elementos não são a única coisa a considerar, mesmo que seja o mais importante pra você.
O preço, a manutenção, as peças paralelas, durabilidade das peças. Tudo isso influencia diretamente no valor real do veículo, e no que ele realmente vai trazer de benefícios. A Nissan tem um carro mais barato, mas a manutenção também é mais barata? Pode até decidir pelo carro pela propaganda, mas não deixe que ela seja o principal motivo da compra.
E você leitor: o que você acha? Se estivesse a escolher entre um destes veículos, qual deles compraria?
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
Nissan March : o carro popular japonês no Brasil
Novo Sentra 2011
Motor K4M: características e ficha técnica
Feirões de carros de agências e concessionarias! Vale mesmo a pena?