10 dicas para vender um veículo particular!
Todo mundo sabe que negociar seu carro com uma concessionária, dando ele como entrada para um veículo novo, é a maneira mais rápida de se livrar de um carro, mas também é a pior maneira de obter o máximo de retorno financeiro. Você pode obter o máximo de dinheiro para o seu carro se você vendê-lo por conta própria, mas para fazer isso do jeito certo, você precisa dedicar o tempo e esforço na medida certa. Se você está motivado para iniciar o processo de venda do seu carro, existem algumas dicas simples que lhe permitirão obter um ótimo preço para o seu carro.
Leia também
Dicas de como vender carros usados: corrija os problemas mecânicos
A prioridade número 1 de um comprador de carros é garantir que eles estão está recebendo um carro mecanicamente perfeito, e que tem recebido uma boa manutenção e cuidados pelo dono. Quaisquer problemas mecânicos que não são consertados antes de uma venda podem afugentar os compradores completamente e convidará vendedores a fazerem ofertas baixas que superestimam o custo de corrigir o problema mecânico. Se há questões que você escolher não corrigir, pelo menos, obtenha orçamentos para o conserto de modo que você possa educar o comprador sobre a magnitude do problema e conseguir um preço maior pelo seu veículo.
Faça uma inspeção e revisão geral do veículo
Leve o seu carro para uma inspeção de segurança e revisão geral para garantir que os elementos básicos como pneus, sistema de arrefecimento, nível de óleo, sistema elétrico, iluminação e freios estão todos em boas condições. Enquanto estava lá, pedir-lhes para verificar todos os fluidos. Vale a pena ligar o carro em um scanner para verificar se há algum diagnóstico de falha que não foi apagado, ou algum sensor do veículo que está apresentando problemas.
Cuidados ao vender veículo particular: faça um histórico do veículo
Como os compradores vão perguntar sobre a história do veículo, já deixe pronta toda a história dele, incluindo antigos proprietários, possíveis acidentes (pequenos e grandes) em que o veículo já esteve envolvido, e todas as manutenções que o veículo passa regularmente. Mesmo que o veículo já tenha passado por algum acidente, sendo sincero e bem claro sobre a história, você dará ao novo proprietário mais confiança na compra. Não se esqueça de deixar todos os documentos em dia!
Cuide bem dos detalhes antes da venda
Seja bem detalhista antes de anunciar ou apresentar seu veículo para a venda, incluindo uma limpeza completa do compartimento do motor, suportes para copos, tapetes, bancos, e mais. Proceda com um pedido de remoção de manchas, mande dar aquele brilho nos aros das rodas, limpeza completa no ar condicionado. Além disso, remova todos os adesivos do vidro do veículo, incluindo todos os resquícios de cola. Enquanto isso pode ser relativamente caro, o carro vai se destacar dos outros no mercado e vai garantir ainda mais compradores, mostrando que você cuidou de seu veículo. Você pode ir um passo a mais, e até remover arranhões do veículo. Se você fumou em seu carro, transportou animais de estimação, ou tem manchas incomuns ou desgaste nos assentos do seu carro, invista no conserto desses problemas antes da venda. O custo geralmente não é tão caro, e há produtos que podem deixar seu carro literalmente com cheirinho de novo.
Um veículo limpo é uma venda feliz
Mantenha seu veículo limpo. Lave-o pelo menos vez por semana enquanto ele estiver à venda e antes de cada vez que for levar para um comprador ou feira. Se você estiver usando o carro enquanto ele está à venda, lembre-se de manter o interior com a melhor condição possível.
Tire muitas fotos do veículo à venda
40 a 60 fotos para carros, 30 a 40 fotos para motos para fins de marketing. Certifique-se de obter 8 fotos exteriores de todos os cantos e lados, incluindo imagens de cada roda e pneu, e closes de todas as características especiais (telas de navegação, teto solar, leitores de DVD, comandos no volante, botões no assento, etc), e todos os assentos interiores em suas diversas configurações (deitados, em pé, removidos – quando for aplicável). O melhor momento para tirar fotos de um veículo é no final da tarde, com a luz natural do sol.
Crie uma boa história para vender seu veículo
Escrever 4 ou 5 frases completas que descrevam o ano, marca, modelo, a quilometragem, condição, características e qualquer história única que os compradores vão querer saber sobre o veículo. Se o seu veículo se envolveu em algum acidente, divulgue os detalhes junto com os reparos que foram feitos e se existem quaisquer efeitos duradouros. Acidentes, problemas mecânicos persistentes (que sejam comuns no modelo do veículo) e problemas de cosméticos não vão necessariamente estragar um negócio, mas mentir sobre o veículo vai. Mantenha sua descrição breve mas incluindo todos os fatos que você gostaria de saber como um comprador.
Faça um preço competitivo para sue veículo
Confira a tabela FIPE, classificados e sites para se orientar sobre o preço do seu veículo. Tenha em mente que compradores vão sempre esperar algum tipo de desconto. Portanto, esteja preparado no preço quando estiver vendendo, colocando um valor um pouquinho acima do valor de mercado.
Coloque o veículo à venda em vários lugares
Liste seu veículo em vários sites de classificados, bem como jornais e sites de vendas de veículos. Compartilhe fotos e informações em suas Redes Sociais, fóruns, jornais e revistas de sua cidade. Talvez valha investir alguns reais a mais para promover seu anúncio, e dar um destaque especial para seu veículo. Afinal, um comprador não vai comprar seu veículo se ele não encontrá-lo!
Esteja de prontidão para responder aos possíveis compradores do seu veículo
Quando os compradores ligarem, mandarem mensagens, ou enviarem emails, responda às perguntas dentro de minutos, e não de horas. A maioria dos compradores estão olhando para dezenas de carros ao mesmo tempo e, em muitos casos, o primeiro vendedor a retornar uma chamada é aquele que vai começar a venda
Tudo isso pode parecer muito, mas se você quer vender seu carro, é exatamente isso que você tem que buscar se quer vender o seu carro pelo melhor preço possível.
Como você acha que deve vender seu carro para obter o melhor preço? O que você faz para vender seu carro?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
O que você deve arrumar no carro primeiro?
Qual carro mais barato para comprar: as dicas para baratear um carro!
Como saber se um carro foi roubado?
Como comprar um carro zero mais barato?