Como negociar o preço de um veículo?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Se você estiver no mercado para um veículo novo, você provavelmente quer obter o melhor disponível pela menor quantidade de dinheiro. Concessionárias de automóveis podem tentar intimidá-lo ou convencê-lo a comprar um veículo que não atende às suas necessidades ou ao seu orçamento apenas para garantir uma meta de vendas. A fim de manter a cabeça fria durante as negociações de preços e sair com um negócio que você fique confortável, você precisa saber como negociar para antes de visitar a concessionária ou ir conversar com um vendedor individual.

Saiba tudo o que puder sobre o veículo que você quer comprar. Visite sites de vendas de veículos, acesse dados da tabela FIPE e encontre o valor de mercado do mesmo e compare o preço com os de concessionárias locais. Vasculhe a Internet para opiniões de pessoas que já compraram testaram o veículo e verifique o site dos fabricantes para saber de quaisquer incentivos ou reduções especiais que podem beneficiar você quando você pechinchar para um veículo novo. Busque saber também sobre problemas de série do veículo e outros defeitos para poder colocar eles em seu discurso e balancear a negociação para o seu lado.

Leia também

Localize informações sobre a economia de combustível, cobertura de garantia, equipamento de série e outras opções. Reúna o máximo de informações possíveis sobre o veículo para ajudá-lo a determinar o quanto o mesmo vale para você e garantir que um vendedor não será capaz de enganá-lo durante um discurso de vendas.

Se você pretende trocar seu veículo velho no em um novo, é importante saber o que o seu veículo velho vale para o revendedor. Mantenha-se firme no valor de seu carro e não deixe que seu valor seja muito depreciado, não aceite menos do que o que ele realmente vale. Se o comerciante não está disposto a dar-lhe o pleno valor, considere a compra de outro fornecedor ou vender seu veículo por si mesmo e usar o dinheiro para dar de entrada em um novo.

Determinar o preço que você pode pagar confortavelmente. Quando você pechincha, a sua tarefa será mais fácil se você já sabe quanto você pode pagar em dinheiro e em pagamentos mensais. Não se preocupe se o comerciante vem com um preço que é bem fora de sua zona de conforto. É isso que a negociação de carro é. Enquanto o preço é razoável e comparável ao valor real, você não deve ter quaisquer problemas com a compra em seus próprios termos.

Negociando preço de um veículo

Negocie, esperneie, discuta, pesquise, seja paciente e assim, consiga sempre os melhores preços. (Foto: dmv.org)

Tente não parecer muito ansioso ou desesperado quando for comprar o veículo. Um comprador ansioso que pode estar disposto a ignorar certos aspectos de uma transação e pagar um preço de venda inflacionado só para dirigir um automóvel novo é presa fácil dos vendedores. Mesmo se você ama o veículo e é perfeito para você, tente não deixar que o revendedor veja seu entusiasmo. É difícil negociar se você já convenceu o comerciante que o veículo já está vendido antes de começar as negociações de preços.

Esteja disposto a se afastar. Se as negociações estão num impasse e você pechincha com o vendedor por algumas centenas de dólares, tente ir embora. Agite as mãos, crie um limitador para o seu tempo no local (ter que buscar alguém em algum lugar) e tente deixar o negócio. Sua determinação pode ajudá-lo mais do que qualquer outro fator, quando você está pechinchando. Se apenas algumas centenas de dólares estão no caminho de uma venda, a maioria dos comerciantes não vão deixar seus pés saírem da loja antes que eles estejam dispostos a negociar um pouco mais. Quem sabe ele não coloca aquele banco de couro opcional no carro? Ou aquele capacete bonito pra combinar com a moto?

Se o concessionário deixar você ir embora, não se preocupe. Você provavelmente vai receber uma chamada agradável em poucos dias dizendo que o vendedor falou com o gerente e eles acreditam que podem fechar o negócio sob seus termos. Só não caia naquele papo de que “eu não posso acreditar que o meu gerente concordou com isso. Estamos praticamente dando este veículo “. A concessionária não iria vende-lo, se eles não estivessem fazendo dinheiro com o negócio.

Você pode ter melhor sorte quando você pechinchar no início do ano, preferencialmente no final de fevereiro, quando concessionários recebem carros novos e estão ansiosos para vender os mais velhos. Principalmente final de fevereiro, que devido ao carnaval tem vendas historicamente mais baixas e as concessionárias precisam bater as metas de venda no final do mês.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário