Como vender seu carro ou moto sem perder muito dinheiro?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Vender um carro ou moto pode ser difícil. Mas se você apelar para os interesses de um comprador, há uma maior chance de uma venda bem como uma margem de lucro maior. Há muitas opções para venda de veículos usados. A ideia aqui é conseguir vender seu veículo de forma a minimizar as perdas e ganhar um dinheiro a mais para que você use o dinheiro da forma que bem entender.

Como preparar um carro ou moto para vender sem perder muito dinheiro?

Limpe o seu veículo por dentro e por fora. Certifique-se que não há lixo ou sujeira nas tábuas do assoalho, e aspire o tapete completamente. Deixe o ar interior para fora por algumas horas rolando por todas as janelas. Use um purificador de ar para dar um aroma agradável no interior, já que o comprador vai perceber cheiros persistentes. Limpe todas as janelas e espelhos, bem como as tampas de assento e tapetes. Com a moto, faça o mesmo, tomando cuidado para que a água não altere o funcionamento de partes móveis da motocicleta. Seque bem os dois veículos e faça um bom acabamento de limpeza.Um veículo limpo é mais apto a ser comprado do que um sujo, com aparência de velho.

Leia também

Como fazer uma revisão em seu carro ou moto para vender sem perder muito dinheiro?

Inspecione o funcionamento do seu veículo. Isso pode ser feito com a ajuda de um mecânico ou por você mesmo, se você tem conhecimentos básicos. Isto consiste em verificar fluidos, vazamentos, níveis de ar condicionador, freios e pastilhas, discos, pneus e um diagnóstico do sistema de injeção eletrônica. Isso permitirá que você sabe de todos os reparos que precisam ser feitos para que você possa ajustar o preço pedido nesse sentido. Se você quiser pedir mais pelo seu veículo, você pode corrigir estes problemas agora e manter os recibos para mostrá-los ao potencial comprador e estabelecer uma relação de confiança.

Perdendo menos dinheiro na venda de um veículo

Deixe seu carro ou moto no melhor estado de conservação possível para poder garantir que não perca tanto dinheiro na venda do seu veículo. (Foto: www.hoobly.com)

Verificando o valor de seu veículo na tabela FIPE

Localize marca do seu veículo, modelo e ano na tabela FIPE. Isto lhe dará uma ideia de quanto seu veículo vale, em média. Isto dá-lhe um ponto de partida para o seu preço de venda. Lembre-se de quanto você pagou pelo veículo quando você o comprou. Você não quer sair muito longe do valor pago, mas tem que lembrar que veículos sofrem uma depreciação com o tempo. Adicione o valor que você pagou para reparos, além de algum extra, caso seu veículo tenha acessórios como bauletos ou outros. Jogue o valor para o alto, colocando-o mais caro do que o veículo realmente é, porque você sempre terá que negociar o preço mais barato para satisfazer o comprador.

Anuncie a venda de seu veículo em classificados online, jornais e redes sociais

Sites de classificados, jornais de sua cidade e redes sociais vão te colocar em contato com pessoas interessadas em comprarem seu veículo. E quanto mais divulgação, mais chances você tem de aparecer uma pessoa disposta a pagar o preço pedido ou algo próximo dele. Colocar um sinal de venda na janela do seu carro ou na moto, onde ele pode ser facilmente visto por pessoas que passam ajudam na visibilidade. Inclua um número de telefone e nome para que os interessados ​​possam entrar em contato para agendar um horário para testar e conduzir o veículo. Dê passeios perto de concessionárias e lojas de usadas nos dias de maior movimento nestes lugares. Assim, você estará mais visível para seu público alvo.

Mantenha a calma

Vender um veículo é uma questão de paciência, até você encontrar um comprador que queira pagar o que ele realmente vale. Muitos irão fazer grandes ofertas, mas se você fez seu dever de casa, saberá quais delas te darão um prejuízo grande e quais delas realmente são válidas, ao ponto de você poder escolher para quem vender o veículo. Divulgue, pesquise, dedique seu tempo para encontrar o comprador ideal e assim, garanta o melhor dinheiro para seu bolso.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário