Como calcular a depreciação do veículo?

Em Comprar carro por André M. Coelho

A depreciação às vezes pode parecer um conceito abstrato, mas tem um efeito real no valor do seu carro.
Depreciação de veículo é a taxa na qual o valor de um carro diminui com o tempo. Prestar atenção em como um carro perde seu valor é importante por alguns motivos.

Quando é hora de vender ou trocar seu veículo, a depreciação afeta quanto dinheiro você pode conseguir. Quando você compra um carro, ter uma noção da rapidez com que ele se deprecia pode ajudar você a decidir se deve comprá-lo. E se você financiar seu veículo e tiver um longo prazo de empréstimo, a depreciação poderá colocá-lo em uma situação em que você deve mais ao empréstimo do que o valor do seu veículo.

Leia também

Quer saber o quão rápido um carro se deprecia ou como você pode descobrir? Vamos dar uma olhada em algumas maneiras de estimar a depreciação do seu carro.

Como calcular a depreciação de um veículo?

A depreciação começa assim que você sai do lote da concessionária. Durante o primeiro ano, alguns carros novos podem perder até 25% ou mais do seu valor, de acordo com as pesquisas. Muitos carros podem perder cerca de 15% do seu valor a cada ano depois disso. No final do seu quinto ano, um carro poderia ter perdido de 40% a 60% do seu valor original.

Você pode usar essas informações para ter uma ideia aproximada de como seu carro será depreciado com o tempo, mas lembre-se de que os carros perdem seu valor a taxas diferentes. A taxa de depreciação do seu carro depende de vários fatores, que entram no cálculo.

Marca e modelo no cálculo da depreciação de veículos

Algumas marcas e modelos mantêm seu valor melhor que outros. Os especialistas na área descobriram que alguns caminhões, utilitários esportivos e carros esportivos tendem a ter as menores taxas de depreciação após cinco anos, enquanto veículos elétricos e sedãs de luxo tendem a perder seu valor mais rapidamente.

Entre os principais veículos com a menor depreciação, marcas orientais geralmente estão no topo da lista, mostrando que são veículos confiáveis e com demanda no país. Na lista dos carros com as mais altas taxas de depreciação, as marcas francesas geralmente estão entre as que mais perdem valor.

Quilometragem do veículo na depreciação

Em geral, quanto maior a quilometragem de um carro, maior sua taxa de depreciação. Por exemplo, um carro que percorre 160 quilômetros no odômetro todos os dias geralmente se deprecia a uma taxa mais alta do que uma da mesma idade que dirige apenas 16 quilômetros por dia. Carros usados para trabalhar como Uber, Táxi, entre outros, podem ter maior quilometragem e por isso, desvalorizarem mais.

Depreciação de veículos

A depreciação de veículos pode ter um impacto na compra e na revenda, e é importante saber como calcular este valor. (Foto: Auto City)

Condição do carro na taxa de depreciação do veículo

O carro está em condição “como novo” ou parece pior com o uso? De um modo geral, um veículo em mau estado enfrentará uma maior perda de valor do que um veículo em bom estado. Há muitos veículos mais velhos, mas melhor conservados, que desvalorizaram menos do que veículos mais novos e mal conservados.

Qual é a fórmula para depreciação?

Para estimar quanto valor seu carro perdeu, basta subtrair o valor justo de mercado atual do carro do preço de compra, menos impostos ou taxas de vendas. Se você está pensando em comprar um carro, procure o valor justo de mercado das versões mais antigas da marca e modelo para ter uma ideia do valor do carro no futuro.

Você pode descobrir o valor justo de mercado estimado de um carro usando as ferramentas online oferecidas por sites de vendas de carros que consultam a tabela FIPE. Lembrando, a tabela é uma referência do valor médio para o preço de venda do veículo. Alguns sites incluem uma fórmula que ajuda ainda no cálculo do valor para o veículo de acordo com a condição e para quem você está vendendo (particular ou revendedora).

Qual é o próximo passo?

A depreciação do seu carro pode ter um impacto significativo no seu valor na hora de vendê-lo ou trocá-lo.

Para ajudar a minimizar esse impacto, considere escolher um carro com um provável alto valor de revenda. Você pode descobrir quais carros têm o melhor valor de revenda fazendo uma pequena pesquisa online. Por exemplo, a cada ano, várias publicações especializadas destacam os carros que têm o melhor valor de revenda em várias categorias de veículos.

E como a taxa de depreciação do seu carro está vinculada à sua condição geral, você pode ajudar a manter o valor prestando cuidados diligentes. Mantenha seu exterior e interior em boas condições e verifique se ele é reparado regularmente.

Finalmente, como alta quilometragem pode significar alta depreciação, fique de olho no odômetro. Se você estiver viajando para longe e tiver uma escolha entre uma viagem de avião, ônibus ou uma viagem de carro, poderá valorizar o valor do seu carro escolhendo fazer a viagem por via aérea ou de ônibus.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário