Como vender um carro?

Em Comprar carro por André M. Coelho

Se você está vendendo seu carro, há uma boa razão para aprender a fazer o trabalho certo: dinheiro. Não importa que tipo de veículo você estará comprando em seguida, seguindo alguns passos simples, você vai conseguir o máximo dinheiro para o seu carro.

O processo pode inicialmente parecer assustador e confuso, mas se você tomar uma abordagem organizada, aumentará suas chances de ter uma venda que seja suave, rápida e recompensadora. Trabalhar através das etapas a seguir irá remover a incerteza e dar-lhe um mapa transparente a seguir.

Aqui estão as coisas que você precisa fazer para obter mais dinheiro quando você vende seu carro.

Leia também

Coloque seus carros à venda direto com proprietário

Se você está considerando a negociação em seu carro atual em um novo comprado em um revendedor, pense duas vezes. É um fato bem estabelecido que você pode obter mais dinheiro para o seu veículo usado vendendo-o em particular. Os revendedores de carros precisam ganhar dinheiro com os carros usados ​​que assumem o comércio; Eles compram baixo e vendem altos.

Eles vão te dar o mínimo de dinheiro possível para o seu veículo usado, e desde que negociam todos os dias, provavelmente são melhores do que você. Pode haver exceções – especialmente se você tiver um carro relativamente novo que está saindo de arrendamento.

Mas a maior coisa que um negociante tem a oferecer é uma compra de conveniência, que permite que você negocie seu veículo antigo no local e evite o trabalho de vendê-lo. Mas esse esforço extra valerá a pena.

Como vender carro financiado, com documentos atrasados…

Ao vender seu carro, você precisará trocar certos documentos com o comprador. Seja um carro financiado, atrasado, ou que esteja com os documentos em dia, você precisará reunir diversos documentos para agilizar o processo.

1. CRLV

Estabelece que você é o dono legal do carro. Se você ainda deve dinheiro no seu empréstimo de carro, o credor terá posse do CRLV. Seu saldo de empréstimo terá que ser pago integralmente antes que o título possa ser transferido para o novo proprietário do carro OU deverá haver uma portabilidade do financiamento. O comprador precisará de ter o financiamento pré-aprovado.

2. CRV

O DETRAN exige que você complete uma venda preenchendo os dados do CRV para a venda, com firma reconhecida no cartório. Mas essa etapa só será feita após o veículo financiado ou com documentos atrasados estar com tudo em dia.

3. Identidade e comprovantes

CPF e RG do comprador, comprovante de endereço do comprador, laudo de vistoria (necessário para alguns veículos modificados, como carros a gás), formulário do RENAVAM disponível no site do DETRAN,

4. Taxas

Comprovante de taxas pagas para transferência do veículo.

5. Manutenção

Alguns compradores podem querer dar uma olhada nos registros de manutenção e reparo do carro para ter certeza de que é bem cuidado ao longo dos anos. Se você tem esses registros à mão, tenha eles organizados para que você possa compartilhá-los com possíveis compradores.

Realizando a venda de um carro

Para vender um carro, estratégia é essencial para agilizar o processo e reduzir a chance de perdas. (Imagem: divulgação)

Vai vender o carro particular ou para uma concessionária?

Como descrito anteriormente, você pode vender seu carro diretamente ou você pode optar por vendê-lo para um revendedor de concessionária. Enquanto recomendamos o primeiro, a venda para um revendedor é mais simples e fácil: você entra em contato com a concessionária, eles inspecionam seu veículo e concordam com um preço.

A gama de revendedores que estariam interessados ​​em comprar um carro usado incluem concessionárias de carros de marca que vendem carros novos, revendedores de carros usados ​​independentes, e empresas que vendem carros usados ​​on-line. Mas a maioria dos revendedores quer carros relativamente novos. Eles não estão interessados ​​em veículos mais velhos e de alta quilometragem. Portanto, mesmo se você preferir seguir este caminho de baixo esforço para vender seu veículo, talvez não seja possível.

Qual valor colocar no carro?

Para definir um preço razoável para o seu veículo, você precisará obter uma estimativa de avaliação. Você pode obter essas informações usando ferramentas oferecidas por sites diversos e pela tabela FIPE. Para obter uma avaliação precisa, você precisará fornecer informações sobre o carro, incluindo marca e modelo, quilometragem, equipamentos opcionais e sua condição. Dependendo do site, você receberá seu valor aproximado de comércio (baseado no CEP), seu valor para uma venda particular ou ambos os números – geralmente em um intervalo.

O que você verá imediatamente é a disparidade no preço entre uma venda particular e um comércio de revendedores. Use essas estimativas como seu guia ao definir um preço inicial para o seu veículo. Peça um valor de cerca de 15 a 20% superior ao que você está disposto a tomar com base na avaliação do veículo.

Preparação do carro para vender

Agora é hora de fazer seu carro surrado e pronto para possíveis compradores. Comece limpando e aspirando o interior do carro e se livrando de qualquer lixo e desordem. Dê ao exterior uma lavagem completa, polimento, enceramento, tudo que ele tem direito. Faça um relatório de tudo que você já fez de alterações no veículo, todos os reparos, e até acidentes em que possa ter se envolvido.

Anunciar carro para venda

A próxima etapa envolve deixar que os compradores em potencial saibam que seu veículo está disponível para comprar. Se você está vendendo para uma concessionária, isso envolve entrar em contato com mais de um revendedor para comparar os preços e obter o melhor negócio. Você será esperado para fornecer informações básicas sobre seu carro, como sua quilometragem e condição geral. Espere visitar seus lotes de carros usados ​​para que suas pessoas de vendas possam olhar para o seu carro.

Se você está vendendo seu carro particular, você precisará fazer um anúncio. Você pode postar um anúncio em sites como OLX, Mercado Livre, Webmotors, entre outros. Você pode até tentar fóruns específicos da marca, se houver algum para o seu veículo.

Seja honesto ao descrever seu carro em um anúncio. Inclua tanta informação quanto você gostaria de ver se você era um comprador em potencial.

Mais importante, apoie seu anúncio com muitas fotos. Tire fotos da cabine do carro e exterior de vários ângulos. Evite tirar fotos ao meio-dia ou por aí, já que a luz aérea do sol pode ser severa; Você receberá a iluminação mais lisonjeira na hora ou mais logo após o nascer do sol ou no tempo pouco antes do pôr do sol. Tente tirar as fotos em uma localização isolada, então não haverá objetos em segundo plano para chamar a atenção do seu carro.

Ao postar um anúncio, considere a configuração de um endereço de e-mail dedicado e linha telefônica pré-paga. Isso permitirá que você faça o campo ofereça facilmente, e protegerá sua privacidade. Além disso, não desconte o poder das mídias sociais. Compartilhe a informação com amigos e familiares via Facebook e Twitter.

Entre em contato com os compradores possíveis do carro

Se você está vendendo seu carro para uma concessionária, você pode ter obtido algumas ofertas dos vários revendedores em que você entrou em contato. Vá através de suas ofertas e escolha o melhor. Entre em contato com o comprador para finalizar a venda.

Para vendas particulares, esta etapa envolve chamadas de triagem e reunião com compradores em potencial. Responda a chamadas e e-mails em tempo hábil. Certifique-se de obter informações de contato completas, incluindo nome, endereço de e-mail e número de telefone. Se algo parece suspeito ou se você receber a sensação de que um comprador não é sério, não tenha medo de passar para o próximo candidato.

Prepare um test drive do carro para o possível comprador

Com as vendas de festa privadas, você precisará configurar um test drive com compradores em potencial. Reúna-se durante o dia em uma localização pública, como um estacionamento de shopping, em uma área que é bem traficada. Há força em números, então traga um amigo ou membro da família, se possível.

Ande junto no test drive. Isso permitirá que você fique de olho no veículo em todos os momentos. Além disso, um comprador fora da cidade pode não estar familiarizado com a área, e andar no banco do passageiro permitirá que você forneça assistência de navegação. Mantenha uma conversa pequena com um mínimo para que possam se concentrar em experimentar como o carro dirige.

Negocie o valor do carro para venda

Isso não acontecerá como acontece na TV. Não apresse o processo e veja se você pode provocar o que o comprador em perspectiva está disposto a gastar para o seu carro. Seja tão firme quanto possível com o preço, permanecendo flexível o suficiente para aceitar uma oferta razoável. Pode levar algumas rodadas de recuo para obter uma oferta final. Com base nisso, toma sua decisão de vender ou não. Peça pagamento por PIX, transferência, ou uma combinação dos dois. Verifique a transferência antes de confirmar a venda.

Finalize o negócio da venda do carro

Se você está vendendo para uma concessionária, a etapa final envolve uma inspeção de veículos, recebendo uma verificação deles e assinando a documentação necessária. Com uma concessionária, você geralmente terá que dirigir o carro para a sua localização; Alguns estarão dispostos a buscá-lo de sua casa ou local de trabalho. Os revendedores on-line enviarão alguém para inspecionar e coletar o veículo.

Se você ainda deve dinheiro em seu empréstimo de carro e planeja usar o produto da venda para pagar o saldo, você precisará lidar com esse passo no escritório do credor que mantém a alienação no veículo. Em um caso como este, o comprador pode ter que pagar o saldo pendente no empréstimo e uma verificação para você pelo restante do preço de venda do carro.

Uma vez que o dinheiro mudou de mãos, entregue o projeto de venda e assine o título para o novo proprietário do carro depois de fazer cópias de ambos os documentos. Depois, deixe o DETRANdo seu estado, que você vendeu seu carro e cancele o seguro automóvel do veículo.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário