Como vender moto financiada?
Dever dinheiro em um financiamento de motocicleta não significa que você não possa vender sua moto para um comprador interessado.
Primeiro, você precisará pagar seu financiamento, que pode ser complicado se você não tiver dinheiro para cobrir o resto do saldo da moto.
O bom é que você ainda tem algumas opções, como transferir o financiamento para o comprador.
Você pode perder dinheiro, no entanto, dependendo do quanto você deve comparar ao preço de venda da sua moto.
Mas vamos com calma e mostrar algumas das opções.
Como vender moto financiada: entendendo a alienação
Quando você financia a compra de um carro ou motocicleta, seu credor mantém o título do veículo alienado até que o financiamento seja pago. Este é também o caso quando você compra qualquer outro bem através de um financiamento.
Leia também
Quando um terceiro detém seu título, sua motocicleta está alienada. Esta garantia permite que seu credor retome sua moto se você parar de fazer pagamentos.
Removendo a alienação de moto financiada
Você não poderá vender sua motocicleta até que a alienação seja removida, então seu primeiro passo deve descobrir o quanto você deve em seu financiamento.
Você pode determinar seu saldo de empréstimo restante a partir do app, internet banking, ou diretamente com a gerência do seu banco ou instituição financeira.
Recomendamos que você ligue para seu credor e entre em contato para saber o saldo total do financiamento a ser quitado para vender sua moto.
Como quitar moto financiada para vender?
Você pode remover a alienação e limpar o título da sua moto pagando o financiamento. Fazer isso com seu próprio dinheiro é a coisa mais simples de se fazer, mas muitas pessoas não estão em posição de chegar ao saldo do financiamento em uma quantia fixa.
Se você tem um comprador interessado, ele pode quitar o financiamento para comprar a moto com um adiantamento antes de você entregar o documento da moto. Então você pode pagar o financiamento com o dinheiro do seu comprador. Outra opção é trabalhar com o credor para concluir a venda. Você pode concluir a venda fazendo com que o comprador assuma o financiamento da moto.
Como assumir o financiamento de moto?
Quem quiser assumir um financiamento de moto precisará passar por uma análise de crédito em uma instituição financeira. Esta instituição financeira precisará de dados da moto que está financiada pelo vendedor.
Para isso, peça ao vendedor um documento com dados do empréstimo, que pode ser obtido pelo app, internet banking, ou na agência bancária.
O comprador deve levar ou apresentar esse documento a uma instituição financeira de sua escolha, juntamente com comprovantes de renda e outros documentos, como CNH, CPF, e comprovante de residência, para realizar uma análise de crédito.
A partir da análise de crédito, o banco ou instituição poderá ou não autorizar o financiamento.
Com a autorização da transferência de financiamento, você vai precisar também dos documentos da motocicleta, com todos os impostos e taxas devidamente pagos.
Documentos para passar o financiamento de moto
Cópia e original da CNH ou de algum documento pessoal com foto
Cópia do comprovante de endereço dos últimos três meses em nome do comprador ou de parente de 1º grau
Documento original do Certificado de Registro de Veículo (CRV) do proprietário anterior, preenchido em nome do comprador, com firma reconhecida
Comprovante de pagamento da Taxa de Emissão do novo CRV
Comprovante de quitação de eventuais débitos, como IPVA, licenciamento e multas
O laudo de vistoria que foi realizado em local credenciado pelo Detran
O formulário RENAVAM preenchido em duas (2) vias
OBS.: um contrato de venda deve ser feito para garantir que todos cumpram com suas partes na venda.
Vendendo moto financiada para um revendedor
Muitas concessionárias estão preparadas para cuidar da papelada associada a uma moto financiada. A única desvantagem neste caso é que você não pode obter o mesmo preço para sua motocicleta como seria de um comprador privado.
E se eu vender moto financiada devendo?
Devendo mais em seu empréstimo pode ser um problema na hora de vender a moto financiada. Especialistas recomendam segurar sua moto neste caso até que você pague o financiamento e ganhe de volta algum patrimônio. Se você vender, você terá que criar o dinheiro para cobrir o saldo negativo em seu empréstimo.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Moto custom: como escolher a sua?
Como escolher uma moto mais econômica?
Devolver carro financiado: como fazer?
Qual a melhor moto 250cc? Como escolher?