Qual o financiamento ideal para veículos com mais de 10 anos?

Em Comprar carro por André M. Coelho

Você pode financiar um carro com mais de 10 anos de fabricação, mas não será através dos meios tradicionais de financiamento. As taxas de juros podem ser muito altas ou pode até ser necessário pegar um empréstimo pessoal para a compra do carro. E todo o cuidado é pouco nesse financiamento específico.

Em geral, os grandes credores não aprovarão um empréstimo para um veículo com mais de 10 anos de fabricação. Se você tem um relacionamento de longo prazo com um banco ou instituição financeira, então você poderá financiar o veículo através deles. No entanto, mesmo assim, talvez você precise recorrer a credores alternativos para obter o financiamento que você precisa.

Leia também

Financeiras e bancos que financiam carros antigos

Se o carro tiver apenas dez anos de idade, é provável que não seja um clássico. Se você quer financiar um carro clássico ou antigo, existem credores específicos que se especializam nisso. Normalmente, esses credores vão inspecionar o carro e, em alguns casos, avaliá-lo. O aspecto interessante com o financiamento de um carro antigo é que, ao contrário de um carro normal, um carro clássico geralmente se valoriza. Isso significa que você pode optar por um financiamento estendido sem muitas preocupações sobre o patrimônio líquido negativo.

Porém, as financeiras e bancos geralmente não financiam carros mais velhos do que 20 anos ou fabricados antes de 1990, o que limita as opções de carros clássicos para escolher. Com a consciência dessa “idade” dos carros, é mais fácil partir para a negociação de valores e buscar o financiamento que melhor se encaixa às suas necessidades.

Vale lembrar que as taxas de juros são maiores do que carros financiados com menos de 10 anos de fabricação, além dos financiamentos também serem para prazos menores.

Financiar carro mais velho

Você pode financiar um carro que tenha mais de dez anos de fabricação, contanto que esteja disposto a pagar um pouco mais de juros pelo veículo. (Foto: Loans Canada)

Qual o ano máximo para financiar um veiculo? Qualquer um, desde que você busque financiamentos alternativos

Por financiamentos alternativos estamos falando sobre empréstimos pessoais que você pode usar para o crédito do seu veículo. Em outras palavras, isso significa usar um limite de crédito pessoal ou outra linha de crédito que uma financeira ou banco disponibiliza para seus clientes, mas com juros um pouco mais altos do que financiamentos tradicionais para veículos. Esses financiamentos também são divididos em menos parcelas, reduzindo o prazo máximo para que sejam quitados por completo.

Financiar carro antigo pela concessionária ou revendedor

Muitas concessionárias financiarão os veículos antigos, mas apenas os carros que eles já possuem para vender. Se você já está de olho em um carro específico, esse tipo de financiamento não será de grande ajuda. Além disso, esse tipo de financiamento é realmente destinados a pessoas com problemas de crédito e que não conseguem linhas de crédito pelas vias tradicionais. Isso significa que eles cobram taxas de juros muito altas, e os termos que eles oferecem são bastante restritivos nas questões de juros e prazos para o pagamento.

Como você pode ver, apesar de muitos bancos e instituições financeiras negarem o financiamento para veículos com mais de 10 anos de fabricação, é possível encontrar uma maneira de financiar seu carro mais antigo. Porém, você precisará pesquisar e negociar bastante para encontrar taxas de juros acessíveis e que pesem menos no seu bolso.

Já financiou um carro antigo? Como você fez? Quais dicas daria para quem está procurando financiar um carro antigo?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário