Como financiar moto?
As motocicletas são frequentemente elogiadas como uma alternativa menos dispendiosa aos carros, mas ainda podem ser bastante caras. Uma moto usada com faixas de quilometragem relativamente baixas e uma boa cilindrada pode custar mais de 10 salários mínimos, enquanto novas motos de alta qualidade podem custar facilmente mais de 20 salários mínimos.
Além disso, você também precisará de dinheiro para comprar essenciais como um capacete, botas e outros equipamentos de proteção.
Se você não tem o dinheiro salvo, provavelmente precisará encontrar um empréstimo ou financiamento de motocicleta por meio de uma concessionária, banco, instituição financeira ou fabricante antes de começar a fazer compras para uma moto.
Leia também
- Qual o financiamento ideal para veículos com mais de 10 anos?
- Motos altas: como escolher? Qual a altura certa para você?
Abaixo, reunimos tudo que você precisa saber sobre como financiar uma moto.
Onde encontrar um financiamento para moto?
Existem vários tipos de credores que oferecem empréstimos para motocicletas. Aqui estão algumas das suas opções:
Credores online.
Bancos e cooperativas de crédito
Financiamento de concessionárias
Financiamentos do fabricante
1. Credores Online.
Existem alguns credores online que oferecem financiamentos especializados em motocicletas, enquanto outros fornecem empréstimos pessoais que você pode usar para uma motocicleta.
Um credor online é muitas vezes uma opção mais rápida para decisões de aprovação e financiamento de empréstimos em comparação, o que pode colocá-lo na estrada mais rapidamente.
Há diversos sites e até aplicativos que comparam as taxas de financiamentos para motocicletas.
2. Bancos e cooperativas de crédito
Alguns bancos e cooperativas de crédito oferecem empréstimos especificamente para motocicletas. Ao contrário de um empréstimo pessoal inseguro, esses empréstimos de motocicleta são garantidos pela moto que você está comprando.
Como há menos risco para o credor, eles geralmente vêm com taxas de juros mais baixas e, às vezes, termos de reembolso mais longos. No entanto, se você não puder fazer seus pagamentos, corre o risco de perder sua moto.
Tenha em mente: algumas instituições financeiras conhecidas não oferecem financiamento de motocicletas. E não importa o tipo de credor que você escolhe para financiar sua motocicleta, é uma boa ideia considerar o quanto um empréstimo lhe custará antes de pedir emprestado. Você pode estimar o quanto você pagará por um empréstimo usando uma calculadora de financiamentos.
3. Financiamento de concessionárias
Se você estiver comprando uma motocicleta de uma concessionária, você pode ser capaz de financiar diretamente através do revendedor. Com o financiamento de concessionárias, você pode solicitar um financiamento para o valor exato da moto que você seleciona e obtenha uma decisão de aprovação no local.
Tenha em mente que os empréstimos de concessionários podem exigir um pagamento de entrada. Você também pode acabar com uma taxa de juros mais alta do que se você pegar um financiamento por sua conta. A taxa de juros em empréstimos de motocicleta na concessionária normalmente varia de 3% a 25%, embora a taxa real que você recebe dependerá do seu score de crédito, renda, e valor de compra.
Dica: em última análise, se o financiamento de concessionárias é uma boa ideia ou não dependerá se você pode obter melhores termos de empréstimo através do revendedor ou com outro credor.
4. Financiamento do fabricante
Alguns fabricantes de motocicletas – como BMW, Honda, Harley-Davidson e Suzuki – oferecem seu próprio financiamento. Estes financiamentos são garantidos pela moto que você compra. Tenha em mente que eles também podem exigir um pagamento.
O financiamento do fabricante está disponível para motos novas e usadas e pode oferecer taxas promocionais mais baixas do que você obteria de um credor, banco ou união de crédito online.
Por exemplo: o financiamento do fabricante tem CET às vezes ficam tão baixos quanto 1,99%, possivelmente ainda menor com vendas ou eventos especiais. Tenha em mente que você tiver um score de crédito excelente pode se qualificar para taxas ainda mais baixas.
Como com o financiamento de concessionárias, o financiamento do fabricante pode ser uma boa ideia se você puder obter melhores condições através de um fabricante. Certifique-se de pesquisar e comparar os credores antes de tomar sua decisão.
Qual é a diferença entre um financiamento de motocicleta e um empréstimo pessoal?
Financiamentos específicos para motocicleta são semelhantes aos financiamentos de carro. Eles são garantidos pelo veículo que você compra – o que significa que se você ficar para trás em seus pagamentos, o credor pode pegar a motocicleta e vendê-la para recuperar o saldo pendente.
Empréstimos pessoais, por outro lado, são geralmente não garantidos, o que significa que eles não precisam de garantia. Embora a maioria dos empréstimos pessoais possa ser usada para comprar uma motocicleta, eles poderiam ter taxas de juros mais altas em comparação com financiamentos de motocicleta garantidos.
Como faço pra financiar uma moto usada?
Nem todos os revendedores e fabricantes oferecem financiamentos para motocicletas usadas. Se este for o caso, você pode ser melhor solicitar um empréstimo pessoal para cobrir o custo.
Você normalmente pode usar um empréstimo pessoal para qualquer despesa pessoal (embora alguns credores possam ter restrições), para que você possa usar um empréstimo pessoal para comprar uma motocicleta de um vendedor privado.
Como financiar uma moto com score baixo ou negativado?
Se você tem crédito ruim, pode ser mais difícil se qualificar para um financiamento de motocicleta. No entanto, existem vários credores que oferecem empréstimos pessoais para crédito ruim e negativados.
Alguns credores também permitem que você solicite um empréstimo pessoal com um fiador, que poderia melhorar suas chances de ser aprovado para um empréstimo.
Mesmo se você não precisar de um fiador para se qualificar, ter alguém pode ajudar a obter uma taxa de juros mais baixa do que você teria por conta própria.
Se você decidir tirar um empréstimo pessoal para uma motocicleta, certifique-se de considerar o maior número possível de credores para encontrar o financiamento certo para você.
Como vender uma moto financiada?
A moto que ainda está sendo financiada pode ser vendida à vista ou por transferência. No primeiro caso, a pessoa paga o valor do restante do financiamento e transfere a moto para a outra parte. Na transferência, ela transfere o financiamento para o comprador.
Para a transferência, comprador e vendedor devem separar os seguintes documentos:
- RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – cópia e original
- Comprovante de endereço
- Comprovante de renda atualizado e extratos de movimentações bancárias
- Certificado de Registro de Veículo (CRV) do atual proprietário, preenchido em nome do futuro comprador (com firma reconhecida por ambos) – original
- Taxa de Emissão do novo CRV (apenas após fechar o negócio com a instituição credora)
Leve esses documentos junto a instituição financeira com a qual o comprador fará o restante do financiamento. Podem haver custos nessa transferência, que devem ser cobertos pelo comprador ou vendedor. A partir daí, basta emitir o novo CRV e o comprador passará a pagar as parcelas da moto.
Como você pode obter uma taxa melhor em um financiamento de motocicleta?
Para se qualificar para as taxas mais baixas em empréstimos de motocicleta, você normalmente precisará de um excelente crédito.
Se você tiver crédito menos do que 800 e pode esperar para obter sua motocicleta, passar algum tempo melhorando seu crédito pode ajudá-lo a obter uma melhor taxa de juros em um fnanciamento de motocicleta no futuro.
Aqui estão algumas maneiras de potencialmente construir seu crédito:
Pagar dívidas. Se você já tem dívida existente, você pode aumentar sua pontuação de crédito pagando o valor que você deve. Isso melhorará sua utilização de crédito (a quantidade de crédito que você usou em comparação com o que você tem disponível), quais fatores em sua pontuação geral.
Faça todos os seus pagamentos mensais dentro da data de vencimento. Certifique-se de pagar todas as suas contas a cada mês. Seu histórico de pagamento é o maior fator que afeta sua pontuação, então ficar no caminho pode ter um efeito positivo no seu crédito.
Limite de novas investigações de crédito. A aplicação de novas formas de crédito pode afetar negativamente sua pontuação de crédito. Certifique-se de comprar crédito com moderação e solicitar um empréstimo somente quando você realmente precisar – como quando estiver pronto para obter seu financiamento de motocicleta.
Se você decidir tirar um financiamento pessoal para uma motocicleta, lembre-se de considerar todos os credores que puder para encontrar um financiamento que se adapte às suas necessidades. E se tiver dúvidas, pergunte nos comentários para podermos ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Devolver carro financiado: como fazer?
Como economizar na compra de um carro?
Como vender moto financiada?
O que olhar ao comprar uma moto zero Km!