Você precisa mesmo de um seguro de carro? Como decidir?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

O seguro de automóvel é exigido por lei em muitos países e é uma despesa que muitas pessoas prefeririam dispensar. No Brasil, pagamos o DPVAT mas ele não cobre danos aos veículos. Pagar regularmente por algo que você não usa regularmente e pode nunca usar, se tiver sorte, pode parecer uma fraude para ganhar dinheiro por parte das companhias de seguro. A verdade é que o seguro de carro é um investimento que você está fazendo para proteger você e seu futuro do inesperado. Não é uma fraude e você realmente precisa disso.

Seguro de veículos é o responsável a fazer

As leis que exigem seguro de carro existem por um bom motivo nos países em que o seguro é obrigatório. Se um erro de julgamento de sua parte faz com que outra pessoa seja ferida ou sua propriedade seja danificada, então você é responsável pelo custo de fazer a coisa certa. Se você quebrou a propriedade de um amigo, você sentiria que a coisa certa a fazer seria pagar para consertá-lo ou substituí-lo. Por que deveria ser diferente com um estranho?

Leia também

Quando se trata de acidentes de carro, o nível de responsabilidade financeira é muito maior. Danos podem chegar aos milhares de reais. O que acontece sem seguro quando as pessoas são responsáveis ​​por esses danos, mas não podem pagar por elas? Batalhas judiciais prolongadas, dificuldades financeiras e simplesmente a falta da capacidade de assumir a responsabilidade pelas ações.

Ter seguro de carro garante que você seja financeiramente responsável por quaisquer danos que possa causar sem quebrar suas finanças. Você paga esse prêmio para manter a capacidade de cobrar esses danos caso esse dia chegar quando você enfrentar uma queixa contra você. O seguro de automóvel serve para proteger todos e garantir que você também receba uma compensação se estiver do outro lado da reivindicação um dia.

Seguro de um carro é um lembrete de que acidentes acontecem

É uma frase comum por um bom motivo: sim, acidentes acontecem. Eles acontecem todos os dias ao custo de milhões de reais em danos materiais e contas médicas. Eles acontecem com bons condutores. Todo mundo comete erros. Você paga o seguro de carro por causa desse simples fato.

Enquanto a maioria dos acidentes é pequena, acidentes sérios não são incomuns. Eles podem resultar na destruição total de seu veículo ou de outro motorista, e em ferimentos graves que podem deixar alguém sem trabalho por um longo período de tempo. Eles podem deixar as pessoas lidando com as despesas finais de um ente querido.

Enquanto seguro de carro não impede que essas coisas aconteçam, ele fornece uma segurança financeira que garante que, se nada mais, descobrir quem terá de pagar é uma coisa que você não precisa se preocupar quando você está lidando com um acidente grande ou pequeno.

Lembre-se de que um acidente não precisa ser sua culpa para que o seguro seja útil. Mesmo quando o outro motorista tem culpa, ele ainda pode cobrir você se estiver envolvido com um motorista sem seguro ou com seguro insuficiente. Ele pode cobri-lo para o carro alugado que você precisa e até mesmo pagar pelo reboque.

Seguro de veículo

Proteja seu carro com um seguro e evite assim prejuízos que podem destruir suas finanças. (Foto: The Cheaper Insurance)

Você não pode ter recursos para não ter um seguro de autos

A menos que você seja um dos poucos que é rico e tenha um grande suprimento de dinheiro para sacar caso enfrente uma reivindicação contra você, o seguro de automóvel é algo que você simplesmente não pode perder. Pense nisso desta maneira: se você não puder pagar os prêmios de seguro de carro, como você arcará com o custo muito mais alto de pagar uma reivindicação fora do bolso?

Um seguro existe para protegê-lo contra o risco muito real de que você poderia se encontrar financeiramente responsável por algumas grandes contas que você não pode pagar. É verdade que o seguro de carro é algo pelo qual você paga em grande parte sem usar por longos períodos de tempo. Mas quando chega o dia em que você precisa, pode salvá-lo de um desastre financeiro.

Não são apenas acidentes

Muitas pessoas pensam que, como são bons motoristas, não precisam de seguro de carro. Mas há outro lado no seguro de carro. O que acontece se o seu carro for roubado e destruído? O que acontece se for destruído pelo fogo ou for depredado por vândalos?

Seguro de carro está lá para mais do que para cobrir você em caso de acidente. A maioria das apólices de seguro de carro hoje vem com uma gama de coberturas e serviços extras que podem torná-los valiosos e úteis, mesmo se você nunca tiver um acidente. Coisas como assistência na estrada e cobertura de aluguel de carro são opções úteis que aumentam o valor que você recebe da sua apólice de seguro.

Seguro de carro é algo que todo motorista precisa porque ninguém pode prever o futuro. Assumir o risco de dirigir sem seguro pode ter um impacto de longo alcance em sua vida se você apostar e perder.

Então, nossa dica para decidir sobre um seguro é sempre ter um seguro para seu carro. Desta forma, você evita surpresas e problemas desagradáveis.

Você já teve problemas por não ter seguro? Quais problemas? Como lidou com eles?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário