O que é o prêmio em um seguro? Como funciona?

Em Segurança e seguros por André M. Coelho

As atividades normais do dia a dia carregam riscos que não pensamos muito, mas estão sempre lá. Para se prever contra esses riscos, muitas pessoas estão dispostas a pagar uma pequena quantia para se proteger contra determinados riscos, porque essa proteção fornece uma valiosa paz de espírito. Essa paz tem um nome: seguro.

O que é prêmio no seguro?

Em um contrato de seguro, o segurado paga uma determinada quantidade de dinheiro, chamado de prêmio para a outra parte, a seguradora. A seguradora, por sua vez, se compromete a compensar o segurado para perdas futuras específicas. As perdas cobertas estão listadas no contrato. Por exemplo, um seguro de automóveis pode cobrir roubos, enchentes, danos ao carro, entre outros problemas.

Leia também

Prêmio e franquia do seguro

Quando um segurado sofre uma perda ou dano que é coberto na apólice, o segurado pode fazer um pedido de reembolso, chamado de sinistro. A seguradora, então, decide se deve ou não pagar o sinistro, avaliando o veículo e os danos a que ele foi submetido. Sendo deferido, o seguro terá uma franquia, que é o valor mínimo que os danos ao veículo tem de sofrer para que o seguro comece a pagar a franquia do seguro. Por exemplo, se sua franquia é de R$1.500, o seguro só pagará os reparos ao carro que ficarem acima de R$1.500.

Quanto menor for o prêmio do seguro, geralmente, menos coberturas você tem direito, e maior será a franquia do seguro. É necessário encontrar um equilíbrio saudável entre um prêmio com boa cobertura, e uma franquia em um valor razoável.

Prêmio de seguros de automóveis

Ao se preocupar com o prêmio de um seguro, você está se preocupando com a “mensalidade” do seguro. Mas o mais barato não é necessariamente melhor, porque é necessário um seguro com uma boa cobertura, o que custa mais caro. (Foto: www.inpoup.com)

Riscos e prêmio no seguro

O negócio de seguros é sustentado por um complexo sistema de análise de risco. Geralmente, essa análise envolve antecipar a probabilidade de um dano ao veículo, cobrando o suficiente em prêmios para garantir que as perdas seguradas possam ser pagas. Por exemplo, um motorista com poucos anos de carteira é muito mais provável de provocar um acidente do que um motorista com mais tempo de carteira.

Nessa análise de risco, o prêmio que o segurado com menos tempo de carteira vai pagar é maior do que o motorista com mais tempo de carteira, já que é mais provável que o motorista com menos tempo se envolva em um acidente e acabe tendo de acionar o seguro, resultando em custos para a seguradora.

Prêmios dos seguros: como baratear?

Cursos de direção defensiva, sistema de alarme no veículo, guardar o carro em um estacionamento com câmeras, não usar o veículo para trabalho. Essas são algumas das coisas que você pode fazer para reduzir o valor do prêmio de um seguro. Não é, contudo, uma garantia da redução do valor, mas é um bom começo para conseguir negociar com diferentes seguradoras valores menores para seu prêmio e para sua franquia.

Você sabe de alguma forma para reduzir o prêmio de um seguro? Tem mais dicas sobre seguros de automóveis? Deixe nos comentários suas dicas para ajudar mais leitores a pagar mais barato pelos seguros!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário