Como transferir o seguro ao trocar de carro?
Ao trocar de veículo, é possível transferir o seguro que você já tinha para o veículo novo. Alguns procedimentos básicos são necessários para a transferência e algumas coisas também mudam com a transferência do seguro. Pode haver mudanças no valor do seguro, algumas condições modificadas, entre outras coisas.
Porém, a transferência não pode ocorrer entre dois titulares diferentes, sendo necessário que o veículo esteja no nome do segurado. O proprietário e signatário do seguro deve ligar para seu corretor de seguros ou seguradora e pedir por um endosso de substituição de veículo. O seguro poderá então ficar mais caro ou mais barato, dependendo do novo veículo para o qual o seguro foi transferido. Bônus e outros valores não são perdidos com a transferência, principalmente para aqueles motoristas que não apresentaram registro de sinistro.
Leia também
O valor do novo seguro leva em consideração alguns importantes elementos, tais como:
- Marca do veículo;
- Ano de fabricação;
- Coberturas;
- Valor da franquia;
- Perfil do motorista;
- Garagem.
É importante salientar que durante a mudança, é possível também retirar ou colocar mais coisas em sua cobertura, dependendo das condições do seguro. Vários outros critérios ainda podem ser levados em consideração pela seguradora durante o cálculo, mas é bom lembrar que quanto mais seguros forem seus hábitos, lugar onde vive, mais barato será o seguro. Seja o mais sincero que puder ao descrever sua rotina, dia a dia e dados solicitados pela seguradora, pois dados incorretos ou falsos podem resultar na anulação do sinistro.
Novamente, lembramos nossos leitores que em nenhuma hipótese é possível transferir o seguro para outras pessoas, mesmo que sejam membros da família, uma vez que toda a avaliação é feita de acordo com sua rotina com o veículo. Caso seja necessário trocar o seguro para outra pessoa, você deve cancelar seu seguro atual e fazer um novo em nome da pessoa. Pode ser interessante também negociar o novo valor do seguro para preços mais baixos.
Se o seguro está sendo transferido para um veículo novo, é interessante que o proprietário pesquise com outras seguradoras por melhores condições e valores antes de assinar o novo contrato. Este é o momento oportuno para a negociação, uma vez que a seguradora que te atende tentará fazer melhores preços para concorrer com outras seguradoras e a sua atual tentará dar melhores condições para manter o cliente. Use a oportunidade ao seu favor.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Minuto seguros: seguro de carro completo, vale a pena?
Compensa mesmo fazer o seguro da sua moto?
Seguro CDW e LDW. Diferença e cartão Platinum!
Ao vender o carro, posso transferir o seguro?