Como acionar o seguro? Dicas e cuidados!
Independentemente do problema que você teve em um acidente ou dano ao veículo, é importante ligar para sua companhia de seguros e relatar o que houve. Um mito comum é que você não precisa entrar em contato com sua companhia de seguros se não tiver culpa. Isso é falso, porque há várias coberturas em sua apólice de seguro que você pode querer usar
Para usar qualquer um destes, você deve notificar sua companhia de seguros. E vamos mostrar como fazer para acionar a companhia de seguros do seu carro.
Abertura de sinistro em caso de colisão
A primeira cobertura é a de colisão. Se a companhia de seguros do motorista culpado demorar a aceitar a responsabilidade pelo acidente, considere reparar ou substituir seu carro sob a cobertura de colisão de sua própria apólice de seguro. Em seguida, sua companhia de seguros solicitará reembolso do seguro da parte culpada.
Leia também
Para usar esta cobertura, você deve notificar imediatamente sua companhia de seguros do acidente. Caso contrário, você pode ter que pagar pelos reparos do seu próprio bolso e negociar sua solução de danos à propriedade com a transportadora responsável pelo motorista culpado, o que pode levar meses.
Além disso, enquanto você espera a seguradora de responsabilidade assumir responsabilidades, você pode acumular despesas de armazenamento enquanto seu carro está parado onde quer que seja rebocado.
Como acionar a seguradora do carro?
Você deve ligar para sua companhia de seguros com as informações sobre o acidente, incluindo BO registrado. É possível também fazer isso online para algumas seguradoras. Ela então te fornecerá os procedimentos necessários para fazer o reparo do veículo.
Dependendo do nível dos danos, pode não ser necessário abrir sinistro e apenas pagar uma franquia do seguro para reparos.
Acionamento do seguro para o reboque
A segunda cobertura que você pode querer usar é o seguro de reboque. Novamente, isso pagará o custo do reboque do veículo e, em seguida, sua companhia de seguros procurará ser reembolsada pelo seguro da outra pessoa. Caso contrário, talvez você precise pagar a taxa de reboque enquanto aguarda o seguro da outra pessoa aceitar a responsabilidade.
Tanto na cobertura de colisão quanto no seguro de reboque, sua empresa pode recuperar o dinheiro pago pela empresa do motorista culpado,
Cobertura de seguro de despesas médicas e de culpabilidade
sta cobertura pagará todas as despesas médicas que você tiver como resultado do acidente, independentemente de quem está com a culpa e de qualquer outro seguro. Acionar o seguro poderá cobrir tais despesas
Talvez o mais importante, o outro motorista pode alegar que você é o culpado e buscar uma queixa contra você, mesmo depois do registro de um Boletim de Ocorrência. Mesmo se você sabe que não tem culpa, não precisa pagar o custo de se defender. Sob os termos da sua apólice de seguro, sua companhia de seguros é obrigada a fornecer uma defesa para você – gratuitamente – se uma reclamação for apresentada contra você.
Quando notificar sua companhia de seguros?
Para ter o benefício de qualquer uma dessas coberturas em sua apólice, é necessário relatar o acidente à sua companhia de seguros. Você deve fazer isso dentro de um período de tempo razoável. Caso contrário, sua companhia de seguros poderá negar a cobertura. Não caia na armadilha de acreditar que a notificação não é necessária porque a parte culpada deve pagar sua reivindicação.
No entanto, embora você deva notificar imediatamente sua operadora do acidente, tome cuidado com o que diz quando liga. Diga a eles que você se envolveu em um acidente e forneça informações gerais, incluindo data, hora, local do acidente e nomes e endereços de todas as partes envolvidas. Fornecer informações do BO é recomendável. Esse processo pode também ser feito online em algumas seguradoras.
Em suma, é importante relatar qualquer acidente à sua companhia de seguros prontamente, a fim de evitar dar à sua companhia uma base para negar cobertura que possa estar disponível para você.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Dicas importantes sobre seguros para carros
O que é franquia de seguro? Quando se aplica?
Seguro de carros: 15 mitos e verdades!
A seguradora não aceita meu carro! E agora?