Seguro para terceiros, como funciona?

Em Segurança e seguros por André M. Coelho

O seguro de carro para terceiros ajuda a garantir que você esteja coberto se outra pessoa reivindicar contra você se você causar um acidente ou qualquer dano ao dirigir. Isso é essencial principalmente quando a outra parte pode requerer judicialmente compensação pelos danos causados. Mas como funciona esse tipo de seguro?

O que é cobertura para terceiros?

O seguro de carro para terceiros é o nível legal mínimo de cobertura necessário para dirigir um carro. Ele cobre você se você danificar a propriedade de outra pessoa ou feri-la enquanto estiver dirigindo e também cobrirá seus passageiros. Isso vai garantir uma maior segurança jurídica e também financeira, quando a responsabilidade de uma colisão for sua.

Leia também

Por que obter seguro de terceiros?

O nível de cobertura oferecido pelas apólices de seguro de terceiros pode ser bom para os motoristas com maior probabilidade de reivindicar qualquer dano causado ao dirigir – e para os motoristas que podem pagar os custos de reparo de seu próprio carro, sem a necessidade de solicitar o seguro.

Os provedores de seguros podem cobrar uma taxa de seguro anual ou mensal mais alta do que os outros dois tipos principais de apólice de seguro de carro – “totalmente abrangente” e “terceiros, incêndio e roubo” – porque as apólices de terceiros geralmente são projetadas para motoristas de alto risco .

Porém, como os custos de risco são incorporados aos pagamentos anuais ou mensais, talvez você não precise pagar tanto se reivindicar como faria com outros tipos de política.

Seguro contra terceiros

O seguro de terceiros é um dos mais básicos para proteger seu veículo no trânsito. (Foto: Traks Car)

Como funciona seguro de auto contra terceiros?

Se você tiver um acidente enquanto dirigia o carro listado na sua apólice, o seguro de terceiros cobre você por:

Se você sofrer um acidente e causar danos a outra pessoa ou a sua propriedade enquanto dirige, seu provedor de políticas de terceiros não poderá pagar se:

Você pode adicionar níveis extras de cobertura, como danos pessoais, à sua apólice de terceiros. Portanto, vale a pena ler os documentos da apólice com cuidado para garantir que você saiba o que será e o que não será coberto – e para verificar se há uma possibilidade de obtendo cobertura aprimorada de terceiros.

O que é cobertura de terceiros, incêndio e roubo?

A cobertura de terceiros contra incêndio e roubo oferece o mesmo nível de proteção que o seguro de terceiros, mas também cobre o seu carro, caso seja roubado, danificado ou destruído pelo fogo.

O seguro contra incêndio, roubo e roubo de terceiros não cobre danos causados ​​por colisão ou acidente, assim como o seguro de terceiros.

Coberturas de terceiros, contra incêndio e roubo podem ser mais caras que o seguro completo, mas menos que o seguro exclusivo de terceiros.

Por que não é mais barato obter seguro somente de terceiros?

O seguro somente de terceiros geralmente é mais caro que o seguro completo, porque os dados dos provedores demonstram que as pessoas que fazem apólices de terceiros têm maior probabilidade estatisticamente de reivindicar seu seguro do que as pessoas que compram apólices totalmente abrangentes.

E como todas as apólices de seguro são precificadas de acordo com o risco, o custo médio do seguro de carro de terceiros foi aumentado.

Você sempre precisará fornecer seu histórico de não reclamações e o número de anos que dirige para ter uma ideia melhor de quanto uma apólice de seguro de terceiros pode custar, porque seu histórico de direção e outras informações pessoais afetarão o preço.

Qual é a diferença entre seguro compreensivo e de terceiros?

Um seguro de carro totalmente compreensivo oferece o mesmo nível de proteção que cobertura de terceiros e de terceiros, contra incêndio e roubo – mas também oferece cobertura para qualquer dano ao seu carro durante um acidente e quaisquer ferimentos que você possa ter.

As políticas compreensivas podem cobrir danos a seus pertences pessoais, os custos médicos e legais que você precisa pagar por quaisquer ferimentos sofridos, trabalhos de reparo de para-brisas e outras reclamações que podem não estar cobertas por políticas de terceiros.

Alguns recursos totalmente abrangentes podem vir com uma taxa excedente que você precisará pagar se quiser reivindicar, portanto, é uma boa ideia ler a política corretamente para garantir que você esteja ciente de quaisquer custos extras que possam ser necessários.

Comparando cotações de seguro de carro

Você pode comparar cotações de seguro de carro de terceiros apenas para ajudá-lo a encontrar um acordo acessível e um acordo que ofereça o nível certo de cobertura, caso você precise usá-lo.

Há diversas ferramentas de comparação de seguros de carros para comparar políticas exclusivas de terceiros. Você também pode ver como os custos diferem em comparação com terceiros, incêndio e roubo e cotações totalmente abrangentes. Você precisará inserir algumas informações sobre seu histórico de direção, o carro que deseja adicionar à sua apólice de seguro e quando deseja que o negócio comece a ser comparado.

Em seguida, você pode selecionar entre cobertura apenas de terceiros, cobertura contra incêndio e roubo de terceiros ou cobertura abrangente para filtrar os resultados. Também é uma boa ideia filtrar e comparar os custos mensais e anuais, porque um ciclo de pagamento mensal pode permitir que você pague mais do que pagaria com um pagamento anual único – depois de considerar o interesse que é adicionado aos seus pagamentos.

Você poderá solicitar os resultados por preço para ver quanto estará pagando por qual nível de cobertura e quais taxas excedentes voluntárias e obrigatórias podem ser necessárias para pagar por cada apólice. Você também poderá ver todos os recursos e extras de seguro que podem ser incluídos, como despesas legais, acidentes pessoais, capas de pára-brisas, capas de proteção e o custo de alugar um carro de cortesia.

Escolha bem e com calma para ter o máximo de cobertura possível para seu carro.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário