Ar condicionado portátil para carros funciona? Como fazer?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Você pode ter comprado um carro sem ar condicionado, e vai chegando a época mais quente do ano, você vai ficando desesperado com o calor que se forma dentro do seu veículo. O ventilador do carro começa a só soprar ar quente dentro do veículo, e o desespero bate na porta. Por isso, algumas empresas resolveram começar a fabricar pequenos aparelhos de ar condicionado para carros, que podem ser ligados no conector de 12V do veículo (acendedor de cigarros). Mas esse ar condicionado portátil para carros funciona ou é só mais um aparelho sem qualquer utilidade?

Ar condicionado portátil para carros funciona?

Em primeiro lugar, “portátil” em nosso idioma é ligeiramente diferente da ideia de um fabricante de um ar condicionado portátil. ELe é pequeno, fácil de carregar e instalar no veículo. O problema é que ninguém te fala que é preciso carregar o ar condicionado com gelo ou água gelada para que ele sopre o ar frio, e depois que a água esquentar, ele se transforma em apenas um ventilador normal, e geralmente barulhento. Dito isso, vamos agora analisar o real funcionamento desses aparelhos para seu veículo.

Leia também

Vale a pena o ar condicionado portátil veícular

Apesar de portátil, um ar condicionado veicular de 12V pode ser um tanto quanto barulhento, e não resfriar tanto quanto você realmente precisa. (Foto: www.dianliwenmi.com)

Ar condicionado portátil para carros 12V: funcionamento

Os condicionadores de ar portáteis para veículos funcionam um pouco diferente do que um ar condicionado veicular tradicional. O ar condicionado tradicional resfria o ar através de gases e outros processos no sistema de ar condicionado, o ar condicionado portátil é simplesmente um ventilador que vai usar água e gelo ao invés de usar gases e outros sistemas para resfriar o ar. Enquanto o sistema de ar condicionado portátil pode fazer esse processo de resfriamento milhares de vezes até ter que ser substituído, o ar condicionado portátil consegue fazer o mesmo menos vezes, dado que é necessário trocar a água ou gelo que está no aparelho. Ambos os sistemas utilizam da eletricidade gerada pelo veículo para funcionar, então nisso eles são muito semelhantes.

Vantagens e desvantagens de comprar um ar condicionado portátil para o carro

Um ar condicionado tradicional ventila o ar quente para fora do veículo, fazendo uma troca desse ar por um mais frio. O sistema de ar do veículo é feito para economizar energia e resfriar o ar com mais eficiência. Já um ar condicionado portátil não tem essa mesma eficiência. Geralmente, ele vai continuar circulando e resfriando o mesmo ar, que pode ser um processo bem menos eficiente. Além disso, o efeito de resfriamento vai decaindo rapidamente, pois o gelo ou água vai esquentando e o processo de resfriamento vai se tornando cada vez menos eficiente. Uma outra desvantagem é que um ar condicionado portátil para carros é um tanto quanto barulhento. Muitos carros mais silenciosos vão sentir a diferença no barulho, e pode ser um tanto incômodo.

Uma vantagem clara da portabilidade é que utilizando alguns adaptadores, é possível ligar o ar condicionado portátil em uma tomada. Em uma viagem, por exemplo, pode ser a salvação quando você e sua família estão em um quarto quente e precisam se refrescar, mesmo que seja usando o aparelho apenas como ventilador.

Vale a pena comprar um ar condicionado portátil veicular?

Como o aparelho é relativamente barato, poderíamos já dizer de cara que vale a pena comprar o produto. Mas não vamos, porque gastar dinheiro a toa não é legal. Para muitas pessoas, um ar condicionado portátil veicular pode ser bem útil. Por exemplo, quem faz viagens de menos de 1 hora com o carro durante o dia, quem tem bichos de estimação que viajam no carro em dias quentes, quem viaja muito e precisa de uma opção extra para se refrescar em hotéis e pousadas.

Agora, se você está esperando um ar condicionado que resfrie como um modelo de fábrica, pode desistir da compra. O desempenho não terá metade da eficiência de um ar condicionado tradicional, e você só vai ter dores de cabeça tentando fazer o aparelho funcionar do jeito que você quer. Quem fica muito tempo dentro do carro todos os dias, e precisa de um ar condicionado, a mehor opção é comprar um carro com o ar condicionado de fábrica ou instalar um modelo do fabricante.

Você tem ar condicionado portátil no seu veículo? Valeu a pena comprar? Por que?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário