Carro vazando água, o que fazer?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Há três razões principais para que a “água” apareça no chão sob seu carro, e apenas uma delas é realmente séria. Isso, é claro, é um vazamento de líquido de arrefecimento, e geralmente não parecerá com água em uma inspeção mais próxima. As outras razões pelas quais seu carro pode derramar água são a condensação do ar condicionado ou o escape, nenhuma das quais é motivo de alarme.

O que fazer quando o seu carro está vazando água?

Enquanto a presença de água no chão embaixo do seu carro geralmente não indica qualquer tipo de problema, é melhor se segurar da ausência de problemas, especialmente se você estiver prestes a sair em uma viagem. Então, se você notar vazamento de água do seu carro, é importante anotar de onde vem e qualquer tipo de coloração que tenha.

Leia também

Aqui está um resumo rápido do que fazer quando você percebe água no seu carro:

Verifique a cor da água.

Limpa é água de condensação, a menos que você tenha água em seu sistema de resfriamento (algo que você não deveria fazer, diga-se por passagem). Verde, azul, amarelo, rosa é líquido de arrefecimento

Verifique a posição da poça

Perto da parte de trás do compartimento do motor é a condensação do ar condicionado. Perto do tubo de escape ou silenciador é a condensação de escape. Em qualquer outro lugar, provavelmente está vindo de outros lugares.

O seu ar condicionado está ligado?

Se o a / c estiver ligado, então é normal ver algum nível de poça de condensação debaixo do seu veículo. Mesmo se você não tiver o ar ligado, você ainda pode obter condensação nos dias quentes.

Está realmente frio?

A condensação do escape é mais comum quando está frio, mas geralmente desaparece depois que o silenciador aquece. Se a água continuar a escorrer ou pulverizar fora do tubo de escape mesmo depois de dirigir por um tempo, pode haver um problema mais grave.

Carro vazando água

Quando seu carro estiver vazando água, é bom identificar a causa do problema para evitar danos ao veículo. (Foto: AC Stop Leak | Red Angel)

A diferença entre vazamento de água no carro e de líquido de arrefecimento

Quando você vê um fluido no chão sob seu carro, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar o que, exatamente, é. Embora a água sob o seu carro não seja algo com a qual você costuma se preocupar, a presença de outros fluidos podem indicar um problema sério.

Dependendo de onde você estacionar seu carro, pode ser bastante fácil, ou muito difícil, dizer o que, exatamente, você está olhando. Líquido de arrefecimento e água podem parecer muito semelhantes em uma superfície escura e desigual, como uma calçada de asfalto ou estacionamento. Você pode tocar o fluido com um dedo para saber se é oleoso, mas pode ser mais difícil discernir se é líquido de arrefecimento ou outro tipo de fluido.

As maneiras mais fáceis de dizer a diferença entre o aditivo e a água debaixo do seu carro são o cheiro e a cor do fluido. A água é geralmente inodora, enquanto o aditivo tem um cheiro doce. Então, se o fluido do seu carro cheira doce, provavelmente é o líquido de arrefecimento.

Se você colocar um pano branco, papel, papelão ou uma vasilha  onde o líquido goteja, você deve coletar o suficiente para determinar a cor. Se for incolor, então é apenas água, enquanto fluidos verdes, amarelos, rosas azuis podem ser aditivos.

A única situação em que a água real irá escorrer do seu sistema de resfriamento é se alguém colocou água em vez de uma mistura de água e aditivo no sistema de resfriamento. Isso é improvável, mas infelizmente comum e muito errado.

Vazando água do radiador ou motor: o que pode causar isso?

Agora que estabelecemos a diferença entre aditivo e água, podemos dar uma olhada nos motivos de um carro vazar água.

Se você achar que o fluido embaixo do seu carro é aquoso, mas tem uma cor azul, verde ou amarelo, e cheira doce, então é realmente aditivo. Nesse caso, o motivo pelo qual o carro está vazando é que existe um problema com o sistema de resfriamento, principalmente se vier do seu radiador, que é uma parte do veículo que facilmente se danifica.

Alguns dos motivos mais comuns para que um carro vazie um aditivo incluem um radiador corroído, uma mangueira de aditivo que desenvolveu um furo ou uma bomba de água com uma junta com vazamento ou vedação de rolamento desgastada. Em cada um desses casos, e em muitos outros casos semelhantes, o fluido dentro do sistema de resfriamento escorre no solo sob o carro e a correção é simplesmente localizar o componente desgastado e substituí-lo.

Uma vez que o motor do seu carro depende de um sistema de arrefecimento operacional para evitar o superaquecimento, o líquido de arrefecimento no chão sob seu carro pode ser um problema muito grave. Normalmente, é bom dirigir o carro se você verificar e completar o aditivo primeiro, mas você precisa manter um olho muito próximo no indicador de temperatura.

Se o fluido do seu carro estiver limpo e inodoro, provavelmente é apenas a água do seu sistema de ar condicionado. Dependendo da umidade local e do ponto de orvalho, um sistema de ar condicionado pode gerar uma quantidade grande condensação, que irá escorrer de forma constante de seu carro.

Em alguns casos, o tubo de drenagem pode acabar bloqueado, o que faz com que esta condensação seja agrupada dentro da caixa do ar condicionado. Isso pode resultar em um vazamento repentino de água, ou mesmo um cheiro de mofo dentro do carro. Isso pode ser evitado removendo o bloqueio do tubo de drenagem, mas a condensação continuará a se formar sempre que o ar condicionado estiver funcionando.

Vazamento de água da saída do escapamento

Além da condensação do sistema de ar condicionado, também é possível obter condensação natural nos gases de escape. Isso geralmente acontece quando está frio, e você liga o carro depois dele ter ficado parado por um tempo. Então, se você notar alguma pulverização de água do seu tubo de escape em uma manhã fria, provavelmente não há nada com que se preocupar.

Existem algumas situações em que a água no seu escape é causa de alarme. Por exemplo, uma junta de cabeçote danificada pode resultar em vazamento de líquido de arrefecimento nas câmaras de combustão e queima juntamente com a mistura de ar/combustível. O resultado pode ser uma quantidade extraordinária de água no escapamento, ou quantidades maciças de névoa branca.

Se você suspeita que seu motor pode estar queimando aditivo, você deve manter o olho no nível do líquido refrigerante. Na ausência de vazamento externo, o nível de líquido deve permanecer constante. Então, se você achar que você tem que adicionar líquido de arrefecimento regularmente, há uma chance de você estar lidando com um vazamento da junta principal.

É seguro dirigir quando a água está pingando sob um carro?

Se é ou não seguro dirigir um carro depois de notar que a água escorrendo sob ele depende de onde a água está vindo. Então, se você não tem tempo para verificar a fonte da água, ou verificar se é mesmo água, então agir com segurança e usar outros meios de transporte pode ser uma boa ideia. Isto é especialmente verdade se você está prestes a sair em uma longa viagem que poderia deixá-lo encalhado no meio do nada.

Se você é capaz de verificar se o gotejamento de água abaixo do seu carro é realmente água, e vem de algum lugar perto da parte traseira do compartimento do motor, então provavelmente é seguro dirigir. Uma vez que este tipo de “vazamento” é quase certamente apenas uma condensação de ar condicionado, geralmente não há nada para se preocupar.

A água do escape é um caso mais complicado, uma vez que geralmente não indica um problema. Então, se houver gotejamento de água do seu tubo de escape, sua melhor aposta é verificar o nível de aditivo uma vez que o motor esfriou e tomar uma decisão nesse ponto. Se o líquido de arrefecimento não for baixo, você provavelmente está bem, enquanto o líquido baixo pode ou não indicar um problema.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário