Como saber se um carro ja passou por uma enchente?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

As inundações são muito frequentes em vários locais do Brasil e é possível que elas tenham danificado um bom número de carros. Enquanto a maior parte destes carros danificados por inundações acabam no ferro-velho, alguns comerciantes simplesmente os colocam à venda esperando que um comprador desavisado vá comprar o produto defeituoso.

Mas como você pode descobrir se o carro que você está comprando não foi danificado por uma inundação? Abaixo estão algumas dicas importantes sobre como identificar um carro ou veículo que já passou por uma enchente.

Leia também

Procure por linhas de água no veículo

Se o negociante de carro inteligente não limpou bem o carro inundado antes de colocá-lo à venda, você ainda pode ver as linhas de água na lataria. Isso pode lhe dizer em que nível de água o veículo foi conduzido. Se a linha de água parece estar acima do assoalho do carro, a próxima melhor coisa a fazer é abrir a porta do carro e rastrear se há umidade no interior, removendo o tapete e verificando por traços de lama.

Verifique umidade e sujeira no veículo

Inspecione o interior do carro e ver se há qualquer umidade ou sujeira nele. Se estofos do carro estão cobertos por tecidos que tem algum tipo de descoloração, desconfie. Lama e pequenas manchas de terra também podem ficar facilmente presas em faróis e nos cantos do porta-malas. Se você ver essas indicações, o melhor é perguntar ao vendedor sobre esta questão e não ceder ao baixo preço do veículo.

Procure por indicadores de inundação/umidade

Ferrugem e mofo são muito bons indicadores de que o carro foi inundado. Mofo geralmente se forma em praticamente todas as áreas na cabine, especialmente nas laterais e sob os bancos. Além disso, você também pode ver ferrugem na parte de trás do carro quando o estepe está sob a área de carga. Se a área do carro da frente está tudo bem, mas a parte traseira parece ter estes indicadores, isso significaria que o carro foi inundado enquanto ele estava inclinado.

Vire os assentos de carro

Os assentos de carro são feitos de espuma, que pode absorver uma grande quantidade de água. Verifique se eles estão cheios de água, simplesmente pressionando-os depois de os ter retirado. Se a água está escorrendo da espuma, é provável que o veículo passou por uma enchente. Alguns negociantes de carro secam parcialmente os veículos, porém esquecem de alguns detalhes importantes.

Ajuda para identificar danos de enchente em veículos

Ao inspecionar um veículo para danos de enchente, sempre seja minucioso e não tenha vergonha de pedir ajuda a profissionais mecânicos para te auxiliar. (Foto: www.theaa.com)

Descoloridos e manchas no interior do veículo

Grandes manchas ou diferenças de cor entre as seções inferior e superior de estofamento podem indicar que a água entrou no veículo. Um carro usado com novo estofamento também é um sinal de alerta, já que o vendedor pode ter tentado remover o estofamento danificado pela enchente completamente.

Abra o capô do veículo…

Em alguns casos, o interior pode estar até OK ou pode ter sido limpo, mas o motor conta uma história diferente. Verifique os níveis de líquido no motor, especialmente o óleo, utilizando a vareta de mergulho. O óleo deve estar fresco e limpo. Mova ao lado do filtro de ar e verifique se ele foi capturou algum tipo de umidade. Pontos de ferrugem e sujeira acumulada são também indicadores positivos para enchentes.

…e examine o exterior para o acúmulo de água

Além da linha de água, inclua a formação de umidade dentro  dosfaróis ou lanternas traseiras e áreas úmidas ou barrentas onde a água naturalmente se acumula, tais como saliências no interior do porta malas. Uma linha de água pode ser perceptível no compartimento do motor, mostrando que carro foi imergido em água parada.

Contate empresas de seguros

Existem alguns casos em que você pode rastrear o proprietário anterior do carro através da empresa de seguro de carro. Peça um relatório detalhado do que aconteceu com o veículo, especialmente se você suspeitar de que passou por uma enchente. Verifique se o carro foi inundado por condução em águas profundas ou se ele estava envolvido em um desastre natural. Isso pode ajudá-lo a avaliar a extensão dos danos do carro.

Esteja alerta para odores incomuns

Odores de mofo ou mofados dentro do carro são um sinal de acúmulo de mofo de exposição prolongada à água. Ele pode estar vindo de uma área onde o vendedor foi incapaz de limpar completamente. Cuidado com um forte perfume, uma vez que pode indicar que o vendedor está tentando encobrir alguma coisa. Funcione o ar-condicionado para ver se um cheiro de mofo vem das aberturas.

Desconfie de acúmulo de sujeira em áreas incomuns

Estes incluem áreas como ao redor dos trilhos dos assentos ou o carpete superior sob o porta-luvas. Chame um mecânico independente para checar por lama endurecida ou cascalho nas fendas do alternador e em torno dos pequenos recessos de motores de arranque, bombas de direção hidráulica e relés.

Check-up rápido para sinais de danos por enchente

Ao comprar um carro, tornam-se altamente suspeito se você ver:

Outras medidas para prevenir-se de comprar um veículo danificado pela enchente incluem:

Cheirar dentro do veículo. Um cheiro de mofo ou bolor indica problemas.

Dobrar fios por baixo do painel de instrumentos. Após a secagem, os fios molhados tornam-se frágeis como galhos.

Ligar. Ignição e certificar-se de que todos os avisos painel e luzes de acessórios iluminam-se adequadamente.

Testar. Ar condicionado, aquecedor, limpadores de pára-brisa, rádio e setas.

Mecânico. Tenha um mecânico de confiança inspecionando o veículo.

Os perigos de carros danificados por enchentes

Além de gastar mais em repairos, incluindo secar o carro, um carro danificado por enchentes tem muitos perigos. Algumas ameaças incluem o mau funcionamento e formação de fungos que podem produzir substâncias prejudiciais ao ser humano.

A maioria dos carros danificados pela enchente carregam marcas de baixo preço. Apesar dessa sedução, se você suspeitar sequer uma pitada de decepção do vendedor, não compre. Caso contrário, o dinheiro que você economizar na compra rapidamente vai ser encaminhado para reparos caros.

Você tem mais dicas para encontrar carros danificados por enchentes? Compartilhe nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário