Água saindo pelo escapamento, o que pode ser?
Se os gases de escapamento do seu carro escorrerem pelo cano de descarga, não há nenhuma razão para necessariamente entrar em pânico. Gases, vapores e todos os outros subprodutos criados pela operação normal do seu carro devem sair do funcionamento interno dos veículos eventualmente, e água pode sair pelo escapamento.
Pode ser preocupante quando você vê gotejamento de água do escapamento do seu carro. Se você ver isso e se perguntar se esta condição é normal, você pode ter certeza de que é. Muitas pessoas testemunharam que esta água veio de seus próprios tubos de escape e nenhum problema importante foi detectada.
Leia também
- Água no óleo do motor, o que fazer?
- Como resolver o problema de baixa de água do radiador sem vazamento?
Há uma série de razões inofensivas pelas quais você poderia perceber isso além de algumas causas mais graves. Aqui está o que você precisa saber sobre quais sinais significam que é hora de começar a se estressar.
Saindo água do escapamento pela condensação da água
À medida que a combustão ocorre no motor do seu carro, é criada uma mistura de água e dióxido de carbono. Quando o motor esfriar e todos os gases de escape saem da câmara de combustão, a condensação de água e dióxido de carbono torna-se muito mais visível, e em um momento como esse, é mais provável que veja a água escorrer do tubo de escape do seu carro.
Água no cano de descarga por causa do catalisador
O objetivo do conversor catalítico do seu carro é converter outras emissões nocivas para coisas que são menos prejudiciais antes de sair do escape. Um dos muitos subprodutos que este componente do veículo produz é uma pequena quantidade de vapor de água.
Água saindo pelo escapamento pode ser condensação quente do motor
Você pode notar água no seu tubo de escape quando o motor do carro se aquece pela primeira vez. Isso ocorre porque, enquanto o motor se aquece, o sistema de escape também produz calor, o que apresenta como vapor no cano de descarga. Porém, quando a água estiver saindo do seu escape depois de seu carro estar funcionando por um período de tempo, você deve ficar preocupado.
Saindo fumaça e água do escapamento
Você deve prestar muita atenção ao seu exaustão se estiver emitindo fumo e água, ou se ela está emitindo odor de óleo queimado. Estes são sinais de anéis ruins, um pistão rachado, ou até uma junta do cabeçote com problema em seu carro. Se o líquido que vem do seu tubo de escape tiver um cheiro doce, isso poderia ser um sinal de um problema de motor mais grave. Geralmente esse problema será acompanhado de aquecimento do motor, funcionamento irregular e outros sintomas semelhantes.
Monitore os líquidos que saem do seu veículo
A vazamento de água do tubo de escape geralmente não é nada, a menos que seja combinado com outros defeitos estranhos, e as breves circunstâncias sob as quais você vê gotejamento da água do escape são provavelmente insignificantes. Mesmo assim, é bom sempre observar esses líquidos e perceber se eles são contínuos ou se aparecem apenas em momentos específicos. Quanto mais tempo você se dedicar para a manutenção preventiva de um veículo, menos dinheiro vai gastar na manutenção corretiva.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas! Estamos aqui para ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como e quando colocar água no radiador?
Sistema de exaustão veicular, como funciona?
Fumaça branca quando acelera, o que pode ser?
Carro engasgando quando acelera, o que pode ser?