Solução para bateria, o que é? Como usar?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Nada parece melhor em um dia quente do que uma boa bebida fresca de água. É refrescante e rejuvenescedor e ajuda o seu corpo a funcionar. Esse refrescante copo de água é tão importante para a bateria de chumbo-ácido. E os níveis de fluido em suas baterias são extremamente importantes e mantê-los em um nível seguro pode exigir o carregamento regular da bateria com a solução de bateria correta.

Solução para bateria: o que é?

Baterias de carro abertas precisam ser preenchidas e mantidas com o nível correto de solução de bateria para seu funcionamento correto. O excesso de água e queda de água podem danificar sua bateria. A solução tem uma mistura correta de líquidos para contribuir para as reações corretas na produção de eletricidade na bateria.

Leia também

Para manter a bateria principal funcionando em níveis máximos, preencher a bateria de maneira apropriada é necessário.

Usar o fluido de bateria exige segurança

Para começar, certifique-se de usar equipamentos de proteção individual, como óculos e luvas de proteção, ao trabalhar com baterias. Além disso, é muito importante entender que algumas baterias requerem serviço regular de carregamento de fluidos, enquanto outras oferecem operação sem manutenção.

Certifique-se de procurar informações na etiqueta da bateria que indiquem se a bateria pode ser aberta e reparada. Dependendo do tipo de bateria que você estiver usando, as etiquetas de aviso da bateria deverão direcioná-lo para “NÃO ABRIR” a bateria ou “MANTENHA OS TAMPÕES DE VENTILAÇÃO APÓS O PREENCHIMENTO COM ÁGUA”. Certifique-se de seguir às instruções da etiqueta de aviso.

Solução para bateria

Use a solução para a bateria ficar completa e com seu melhor desempenho. (Foto: Pinterest)

Solução ou ácido para bateria?

As baterias convencionais contêm um “eletrólito” líquido, que é uma mistura de ácido sulfúrico e água. As pessoas se referem ao líquido de bateria como água de bateria, ácido, ou solução de bateria. As placas de uma bateria de chumbo contêm um material ativo que deve ser continuamente banhado em eletrólitos enquanto o oxigênio e o gás hidrogênio são liberados durante o carregamento.

Enquanto uma bateria só deve ser carregada depois de completamente preenchida, verifique o nível da água antes de carregar. Antes de carregar, verifique se há água suficiente para cobrir as placas expostas. Após o carregamento, adicione água suficiente para elevar o nível ao fundo da abertura, cerca de ¾ abaixo da parte superior da célula.

É importante observar que os proprietários de baterias nunca devem adicionar ácido sulfúrico à bateria. Durante a operação normal, as baterias consomem apenas água – e não ácido sulfúrico. Quando o eletrólito da bateria estiver baixo, encher a bateria com a solução manterá a bateria saudável e segura para uso.

Cuidado com a quantidade de água adicionada

Enquanto a bateria estiver carregando, a densidade da solução eletrolítica aumentará. Se muita água foi adicionada antes do carregamento, os níveis de eletrólitos se expandirão e farão com que a bateria transborde e danifique a bateria. Além disso, a adição de água excessiva em uma bateria pode resultar em diluição adicional do eletrólito, resultando em desempenho reduzido da bateria.

Com qual frequência colocar água na bateria?

A frequência com que você adiciona água à sua bateria depende da frequência com que você a usa. Uma bateria de carrinho de golfe usada apenas nos fins de semana pode exigir apenas uma vez por mês para regar. Uma empilhadeira usada o dia todo, todos os dias, pode precisar ter a bateria preenchida toda semana. Quando o tempo está quente, isso aumenta a necessidade de preenchimento. É importante verificar regularmente o nível de fluido da bateria, e a melhor prática é fazer isso depois que a bateria terminar de carregar.

Evite água da torneira para a bateria

Ao encher a bateria, a água corrente da torneira não vai funcionar. A água da torneira contém minerais prejudiciais às baterias, mesmo que sejam adicionados em pequenas quantidades. Isto é particularmente verdadeiro para a água que contém purificadores de água com cloretos. Por segurança, a água destilada é sua melhor aposta e é um investimento muito menor do que uma bateria nova.

Lembre-se de que a água fica em cima da solução ácida da bateria até que ela seja misturada pelo borbulhamento produzido pelo carregamento. Se você estiver fazendo leituras por hidrômetro do eletrólito, é melhor fazê-las após a conclusão da carga.

Não deixe sua bateria ficar desidratada. Mantenha ela preenchida durante os meses quentes e durante o ano todo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário