Como testar bateria de carro? Precisa de multímetro?
Você deve testar sua bateria e sistema elétrico regularmente, não apenas quando ela está começando a mostrar sinais de fraqueza. Proativamente testá-la (ou ter certeza que seu mecânico faz os testes) duas vezes por ano vai ajudar a reduzir as chances de falha. A maioria dos mecânicos oferecem um teste de bateria grátis de cinco minutos. Mas se você quiser testar por conta própria, além de ter um multímetro em mãos, você precisa conhecer um pouco sobre o funcionamento de uma bateria.
Quando totalmente carregada, qual a voltagem de uma bateria de carro?
Baterias automotivas totalmente carregadas devem medir 12,6 volts ou acima. Quando o motor estiver em funcionamento, esta medição deve ser de 13,7 volts a 14,7 volts. Para verificação, portanto, o multímetro deve ser colocado no medidor de voltagem, com precisão de duas casas ou com detecção automática da precisão. Se você não tem um multímetro, há outras formas de testar a bateria, e vamos falar sobre elas.
Leia também
Como testar a bateria de um carro sem um multímetro?
Se você não tem um multímetro para dizer-lhe a tensão da sua bateria, você pode fazer um teste de seu sistema elétrico, iniciar o carro e ligar os faróis. Se eles estão escuros, isso indica que as luzes estão funcionando fora da bateria e que pouco ou nenhuma carga está sendo produzida pelo alternador. Se as luzes ficam mais brilhantes quando você acelerar o carro, isso significa que o alternador está produzindo alguma corrente, mas pode não estar produzindo o suficiente em marcha lenta para manter a bateria devidamente carregada. Se as luzes tem brilho normal e não alteram a intensidade à medida que o motor é acelerado, o seu sistema de carregamento provavelmente está funcionando normalmente. Se você estiver enfrentando problemas com o sistema de bateria e o teste do farol estiverem bem, você deve verificar se a bateria está ou não carregada, ou se alguma coisa no veículo está descarregando-a.
Como fazer um teste na bateria do carro: passo a passo
Em primeiro lugar, configure o voltímetro digital para 20 volts DC e cloque luvas de borracha ou com proteção contra eletricidade. Toque no terminal negativo (preto) da bateria com a sonda do medidor negativo (preto). Toque no terminal da bateria positivo (vermelho) com a sonda do medidor positivo (vermelho). Peça a um terceiro para ligar os faróis para fornecer á bateria uma carga leve. Verifique a leitura do voltímetro:
Uma leitura de cerca de 12,5 ou superior, significa que a bateria tem uma boa carga.
Uma leitura de cerca de 12,3, significa que a bateria está cerca de 75% carregada.
A leitura de 11,8 ou inferior, significa que a bateria está de cerca de 25% ou menos carregada.
Como fazer um teste de vazamento de bateria usando um multímetro?
O acúmulo na tampa da bateria é uma das principais causas das baterias falharem. À medida que a sujeira e o ácido se misturam e se acumulam no topo e nos terminais, a carga lentamente começa a vazar. Para verificar se a bateria atingiu o ponto de vazamento, basta usar um multímetro.
Ajuste o voltímetro para uma configuração baixa na escala de tensão. Ligue o voltímetro. Em seguida, toque no terminal negativo da bateria (-) com a sonda preta do medidor e toque na tampa da bateria suja com a sonda vermelha. Se o medidor registra uma pequena quantidade de tensão, a bateria começou a vazar. Se você obtém a leitura de zero volts do seu medidor, mas você ainda suspeita que algum dispositivo elétrico está drenando o poder de sua bateria (um componente “parasítico”), são necessários outros testes mais aprofundados, preferencialmente usando um scanner automotivo.
Dicas de manutenção de baterias veiculares
Verifique a bateria de vez em quando para certificar-se de que as conexões dos terminais estão limpas, bem ajustadas e protegidas dos elementos. Sinais de corrosão ou vazamento podem significar que sua bateria não está mais funcionando tão bem quanto deveria.
Desligue sempre os acessórios e desligue as luzes quando o automóvel estiver desligado.
Mantenha a bateria em lugares mais frios sempre que possível. O calor danifica as baterias.
Limpe a corrosão dos terminais com uma solução de água e bicarbonato de sódio. Preferencialmente, aplique uma substância protetora sobre os terminais para evitar novas corrosões.
Mantenha a barra de fixação da bateria. Isso garante que ela esteja corretamente assentada e vai ajudar a minimizar a vibração que pode ser prejudicial para certos tipos de baterias.
Teste rotineiramente a sua bateria para se certificar de que está corretamente carregada. Isto permite-lhe recarregar a bateria, se necessário, para manter o seu desempenho máximo. É importante para a saúde da bateria testá-la duas vezes por ano para mantê-la em seu nível de desempenho ideal. Acima de tudo, certifique-se de ler e seguir todas as instruções de segurança e manuseio da bateria do manual do proprietário de seu veículo.
Deu certo seu teste ou teve algum problema? Você faz a manutenção da bateria do seu carro, moto, ou caminhão? Como?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
O que é uma bateria em gel?
Bateria Moura: tipos e modelos para seu veículo
Como recuperar baterias de carro?
Carregar ou trocar a bateria do carro? O que fazer?