O que é uma bateria em gel?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Se você já comprou uma bateria, sabe que há uma tonelada de modelos por aí e todas elas têm suas vantagens e desvantagens. Com as baterias de gel não é diferente. Entender os prós e os contras de uma bateria de gel é o melhor primeiro passo para determinar se esse tipo de bateria é adequado para você.

O que é uma bateria em gel?

Antes de determinar os prós e os contras de uma bateria de gel e como eles afetarão você, é importante entender o que exatamente é uma bateria de gel. Uma bateria de gel é muito semelhante a uma bateria tradicional de chumbo-ácido com a adição de sílica ao eletrólito para criar a substância semelhante a gel.

Leia também

Esse espessamento do eletrólito significa que as baterias de gel podem ser instaladas em várias posições e não emitem tantos gases. Isso permite que as baterias de gel sejam usadas em aplicações onde a ventilação é limitada.

Como funciona a bateria de gel automotiva?

Uma bateria de gel (geralmente chamada de bateria de célula de gel) é uma bateria de chumbo-ácido regulada por válvula. Quando o eletrólito é misturado com ácido sulfúrico e sílica, torna-se uma substância gel relativamente estacionária.

Essa mistura de gel permite que a bateria utilize o ácido e o eletrólito da mesma maneira que faria com uma bateria tradicional de ácido-chumbo, sem a necessidade de manutenção adicional.

Bateria em gel

A bateria em gel usa uma tecnologia diferente e que pode aumentar a duração do item. (Foto: Technician.Academy)

Vantagens da bateria em gel de carro?

A bateria em gel tem algumas vantagens em relação às baterias tradicionais.

Livre de manutenção: como as baterias são compostas de gel em vez de líquido, há pouca ou nenhuma manutenção para manter a bateria funcionando corretamente.

Sem vazamentos: embora as baterias de células úmidas estejam seladas em um invólucro de plástico, ainda existe a chance de vazamento. As baterias de gel também são seladas, mas com uma válvula que remove o excesso de pressão. Isso significa que, entre a substância do gel e a remoção da pressão, não há para onde ir a mistura.

Instale em qualquer lugar: as baterias de gel têm a vantagem de poder ser usadas em praticamente qualquer posição, porque não vazam e geralmente não precisam de manutenção. Isso aumenta muito o número de aplicativos em que as baterias de gel podem ser usadas.

Risco mínimo: quando ocorrem danos a uma bateria tradicional de chumbo-ácido, você se depara com uma limpeza maciça e perigosa (sem mencionar o impacto em qualquer coisa que o ácido da bateria possa entrar em contato durante o processo). As baterias de gel não vazarão se a caixa for danificada, portanto, há um risco reduzido de danos ao equipamento e riscos de limpeza.

Resistente à vibração: uma das maiores reclamações das baterias de células úmidas é que elas são muito suscetíveis a vibrações extremas e outros impactos. As baterias de gel absorvem o impacto e as vibrações, tornando-as ótimas baterias para itens como quatro rodas.

Sem fumaça: como essas baterias são compostas de uma substância gel, há fumaça mínima criada como resultado do uso. Isso significa que há uma necessidade reduzida de ventilação, o que aumenta as possíveis aplicações em que as baterias de gel podem ser usadas, além de facilitar o carregamento em qualquer lugar.

Resistente à descarga: ao usar uma bateria de célula úmida, é importante que você não permita que a bateria descarregue demais. Caso contrário, ele nunca será recarregado. As baterias de células de gel não são assim. São baterias de ciclo profundo, o que significa que podem descarregar mais e ainda ser recarregadas como novas.

Quais as desvantagens de bateria de gel?

Nem tudo são flores com as baterias em gel.

O preço: embora os benefícios de uma bateria de gel sejam bastante pesados, o mesmo ocorre com o preço. Muitas pessoas que desejam mudar de células úmidas para baterias de gel veem isso como a maior desvantagem.

Carregamento mais longo: ao carregar sua bateria de gel, você deve planejar um tempo extra. Ciclos de carregamento lento são bastante comuns com essas baterias, mas você não pode sair e deixá-lo. Como é um gel em vez de um líquido, você precisará retirá-lo do carregador assim que estiver concluído. Deixá-lo ligado pode causar vazios no eletrólito, o que é um dano irreversível.

Controle de calor: isso é realmente uma desvantagem, pois a maioria das baterias e as baterias de células de gel não são exceção. O calor é uma das maneiras mais rápidas de reduzir a vida útil da bateria. Ao controlar a exposição das baterias ao calor, você pode prolongar o ciclo de vida e manter a bateria funcionando como nova.

Qual tipo de bateria acham melhor? Qual vocês usam em casa?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário