Como e quando colocar água no radiador?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Nas décadas de 1960 e 1970, não era difícil ver carros com motores refrigerados a ar. Hoje, a água é o método universal de manter a temperatura constante do motor, enquanto os pistões e outros componentes móveis disparam a uma velocidade incrivelmente alta.

Garantir que seu carro tenha água suficiente em seu radiador para manter o motor fresco é essencial para evitar que o indicador de temperatura do painel fique aumentando para vermelho e arriscando danos mecânicos ou falhas no motor. Este guia rápido explica como manter essa simples manutenção do veículo.

Leia também

Quando colocar água no radiador?

No manual do seu veículo, está indicado onde é possível verificar o nível de água no radiador. Geralmente esse nível pode ser verificado em um reservatório que fica no compartimento do motor do carro. Sempre que ele estiver abaixo do nível mínimo, é necessário preencher o reservatório seguindo às instruções que daremos abaixo, ou seguindo às instruções do manual do seu veículo.

Porém, é mais importante ainda saber que a “água” do seu radiador não é uma “água”, por assim dizer.

Posso colocar água no radiador?

Não. E há alguns motivos para você não fazer isso.

Em primeiro lugar, como todos sabemos, a água congela a 0° C e se expande em cristais de gelo. Uma vez que em algumas cidades brasileiras no inverno as temperaturas podem chegar bem próximas disso ou até abaixo disso durante a noite, o radiador do seu carro precisa de mais do que apenas água para funcionar eficazmente em condições de frio. O ingrediente que falta é o fluido e a proporção de água para esse fluido deve ser aproximadamente igual para o melhor desempenho ou de acordo com as proporções do fabricante.´A água também pode ferver e tornar-se vapor devido às altas pressões dentro dos motores do carro. A mistura no fluido aumenta o ponto de ebulição o suficiente para evitar que isso aconteça.

A água normal também carrega minerais e outros componentes que podem enferrujar as peças do veículo. Por isso, geralmente é usada a água destilada para o radiador, junto com a mistura de fluido adequada. Esse fluido também age para preservar as peças de metal contra a ferrugem.

Existem tanto misturas prontas quanto misturas separadas para serem compradas no mercado. Respeite às indicações no manual do seu veículo para a mistura certa para seu radiador.

Colocando água no radiador

Se lembre de que a “água” do radiador é na verdade uma mistura entre água destilada e líquido de arrefecimento. Nunca coloque água apenas no radiador. (Foto: bimmerinfo.com)

Como colocar água no radiador: encontrando o reservatório

Ajustar os níveis de fluido do seu carro deve ser sempre feito com o veículo frio, para evitar qualquer risco de se queimar com vapor pressurizado no radiador ou nos tubos. Abra o capô com o interruptor geralmente está localizado atrás da borda inferior do painel (o manual do seu proprietário lhe dirá a localização exata) e então passe a mão por debaixo do painel frontal central do capô para encontrar um trinco que vai liberá-lo para ser levantado.

Alguns capôs modernos se elevam automaticamente, enquanto outros exigem a colocação de uma haste móvel que fica no capô ou no motor para suportar o peso do capô quando totalmente aberto.

A tampa do reservatório do radiador deve estar no topo de um recipiente de plástico transparente com marcas MIN e MAX no lado, com os níveis de líquido existentes visíveis no interior. Abra a tampa e colocá-la de lado em um local seguro para não perdê-la.

Colocando o líquido para radiador

Não importa qual ordem a água e o fluido são adicionados, já que eles se combinarão quando o motor for iniciado. O que importa é que a água seja destilada, uma vez que a água da torneira geralmente contém minerais ou partículas em suspensão que podem danificar os componentes do motor e obstruir os tubos do radiador ao longo do tempo. Você pode também colocar a mistura já pronta no reservatório.

Despeje quantidades proporcionais usando um funil para evitar derrames. O fluido é altamente venenoso para os animais, por isso não deixe qualquer derrame no chão, onde pode ser ingerido por animais de estimação. Certifique-se de que o nível de líquido está mais próximo da marca MAX no reservatório do que o MIN, e aperte firmemente a tampa do radiador.

Finalmente, inicie o motor e deixe em ponto morto ligado durante 10 minutos. Fique atento ao indicador de temperatura, que deve estabelecer-se no meio do mostrador, informando que os níveis do radiador são suficientes para resfriar o motor do carro.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário