Você sabia que o radiador do seu veículo também precisa de manutenção?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Se você gostaria que o sistema de arrefecimento do seu veículo mantenha um bom desempenho, então você precisa para realizar a manutenção regular do radiador. Superaquecimento reduz a quilometragem que você pode cobrir , além do fato de que pode arruinar completamente o motor. Mesmo assim, muitos relevam este sistema e só lembram dele quando alguma fumaça sai do compartimento do motor. As dicas a seguir irão ajudá-lo a manter seu radiador funcionando bem e com a manutenção preventiva e corretiva em dia!

Encher o líquido de arrefecimento

Certifique-se que o líquido de arrefecimento está sempre no nível correto. Se existem algumas bolhas de ar no sistema de arrefecimento, então o líquido de refrigeração não irá circular de forma eficaz. Deixe o motor esfriar completamente antes de verificar o nível e complete, se necessário. Certifique-se de completar com o mesmo tipo líquido de antes. Consulte o seu mecânico se você não tem certeza. Não se esqueça de que o ideal é ter a mistura correta entre aditivo e água para o líquido de arrefecimento. O manual de manutenção do seu veículo provavelmente tem a mistura correta. Mantenha sempre pelo menos um grande galão (aproximadamente 5 litros) com a mistura correta em mãos. Nunca se sabe quando você vai precisar. E botar água pura no radiador é praticamente garantia de ferrugem no sistema. portanto, cuidado!

Leia também

Verifique se há entupimentos ou vazamentos

O líquido de arrefecimento pode vazar em qualquer das mangueiras ou tampas. Confira esses lugares e faça as reparações ou substituições necessárias . Você pode determinar os pontos frios, devido ao entupimento, realizando uma varredura infravermelha. Dependendo de sua condição, você pode ou precisa substituir o radiador ou simplesmente limpá-lo bem. Por favor, note que a lavagem só remove depósitos minerais e de ferrugem , mas não limpa os acúmulos de sujeira mais densos. E talvez, você vá precisar de um profissional para selar os vazamentos para você.

Fazendo a manutenção de radiadores

Apesar de não ser comum a manutenção dos radiadores, ela é também necessária para um bom funcionamento do seu veículo. (Foto: www.abcradiadores.com.br)

Durante o inverno

Em circunstâncias normais, você deve misturar partes iguais de água e anticongelante . No entanto, o fluido anticongelante deve ser de cerca de 60% durante a temperaturas mais frias, principalmente em lugares onde o clima é mais gelado nessa época do ano.

Que tipo de fluido do radiador que você deve usar?

Existem tantos tipos de fluidos de radiadores que você pode estar se perguntando o que você deve usar e o que você precisa evitar. Apenas um olhar casual em uma loja de auto irá revelar a variedade para você. Se você gostaria de saber o melhor tipo de fluido do radiador para o seu veículo, você deve determinar as condições climáticas gerais em que você dirige e, em seguida, consultar o manual do carro. Seu mecânico também lhe dará a orientação necessária.

O fluido do radiador certo

Aditivos à base de glicol funcionam bem para a maioria dos veículos, e é geralmente misturado com partes iguais de água.  A proporção de 50/50 funciona bem para diversos tipos de climas. No entanto, você vai precisar usar relativamente mais anticongelante, se você vive em um clima mais frio. Nesse lugar , você pode misturar 70% de aditivos com 30% de água para que o motor não congele por causa das temperaturas frias.

Fluido do radiador incorreto

Existem muitas marcas baratas de fluido do radiador (aditivo) que você não deve usar. Estes tipos de fluidos de radiadores não podem suportar as exigências que o seu veículo é possível de colocar sobre eles. Você deve preferencialmente ficar com marcas conceituadas . O custo ligeiramente superior vai realmente poupar mais no longo prazo .

Limpeza do sistema de arrefecimento

Existem muitos produtos para tais fins e muitos profissionais especialista nesta tarefa. Se você se sente seguro, faça você mesmo a limpeza sem problemas. Mas caso tenha um pouco de insegurança ou não saiba como fazer, deixe a limpeza nas mãos de um profissional.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário