Ventoinha do radiador não liga ou não desliga! O que fazer?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

A ventoinha do radiador faz um trabalho muito importante: ela esfria o radiador para evitar que o carro entre em superaquecimento. Se você tiver problemas com a ventoinha do radiador, você precisa cuidar deles imediatamente ou você pode causar sérios danos ao seu carro. Há vários problemas comuns com as ventoinhas do radiador, e se seu veículo tiver um desses problemas, a reparação rápida é necessária para o equipamento não ficar acionado sem necessidade ou nem sequer ligar..

Ventoinha do radiador: inspeção visual

Pode ser fácil ser enganado em acreditar que o ventilador não está funcionando. Então realize uma verificação visual para estar absolutamente certo do defeito. Faça isso levantando o capô e escutando cuidadosamente. A ventoinha pode estar ligada mas os motores mais novos podem ser muito quietos. Assim, pode ser que você não esteja ouvindo a ventoinha. Ligue o carro na marcha lenta e deixe ligado até a ventoinha acionar. Verifique isso antes de qualquer verificação subsequente.

Leia também

Ventoinha do radiador não liga: fusível

Sempre que algo elétrico não funciona, a primeira coisa a verificar é o fusível. Se você não sabe onde os fusíveis estão em seu veículo, consulte o manual do proprietário para ver qual fusível controla o sistema de resfriamento. Certifique-se de que o fusível da ventoinha do radiador está intacto. Se não estiver, substitua-o imediatamente, e isso deve cuidar do problema.

Funcionamento da ventoinha do radiador

Quando a ventoinha do radiador não funciona, é hora de pesquisar a raiz do problema antes que ele se agrave ainda mais. (Foto: AveoForum.com)

Ventoinha do radiador não liga: fios da ventoinha

Se o motor estiver aquecendo, mas a ventoinha não estiver funcionando, verifique os fios. Comece por desconectá-los. Haverá dois fios de alimentação positivo e negativo. Eles devem estar entregando cerca de 12 volts de corrente contínua. Use um voltímetro ligado em DC 20 V para verificar se há corrente presente. Se não houver, você precisa verificar os fios e o relé da ventoinha para ver se a substituição é necessária. O relé da ventoinha estará sob o capô. Se houver voltagem a partir do relé para a ventoinha, o problema é que a ventoinha está com defeito e precisa ser substituída. Se você precisa substituir a ventoinha, certifique-se de que o substituto é o modelo correto para seu veículo.

Ventoinha disparando o motor frio: sensor de temperatura

O sensor de temperatura determina quando a ventoinha do radiador se liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento. Se o sensor não estiver funcionando apropriadamente, a ventoinha não será acionada ou se acionará direto porque ele não saberá que a temperatura está suficientemente quente para requerer a ativação, o que pode levar ao superaquecimento. O sensor está geralmente localizado na tampa do termostato do carro. Para verificar, desconecte os fios do sensor e toque-os juntos. Se isso iniciar o ventilador, o sensor está com defeito e terá de ser substituído. Verifique o manual de serviços para certificar-se exatamente onde o sensor de temperatura está em seu carro.

Ventoinha disparando direto: nível de líquido de arrefecimento

Verifique o nível de líquido de arrefecimento no motor. A maneira mais simples de fazer isso é olhar para o reservatório no motor. Será marcado com os níveis máximo e mínimo. Certifique-se sempre de que o nível do líquido de arrefecimento está próximo do nível máximo para evitar o possível sobreaquecimento. Defeitos no líquido de arrefecimento, como um sistema que não está funcionando apropriadamente, vazamentos, ferrugem, e muitos outros, podem prejudicar o funcionamento da ventoinha, acionando-a direto por conta de superaquecimento ou pelo mau funcionamento do sistema mesmo.

Ventoinha ligada direto ou não ligando: problemas na ventoinha

A montagem que mantém a ventoinha do radiador conectada ao motor e faz com que ele se acione. Se isso queimar ou falhar, você precisará substituí-lo. Existem molas dentro da embreagem do ventilador que podem desgastar ou corroer ao longo dos anos. Se todo o resto parece estar bem, a embreagem do ventilador é a causa mais provável da falha da ventoinha do radiador.

Pode estar havendo um problema de carga passando direto para a ventoinha e acionando-a. Isso pode ser um problema nos componentes eletrônicos da ventoinha, acionando erroneamente a ventoinha. Por isso, é bom recomendar os sistemas adjacentes.

Você já teve problema com a ventoinha ligando direto ou não acionando? Como resolveu o problema?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário