Vazamentos no carro! Como diagnosticá-los?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Nós todos fizemos isso. Estamos de volta para fora da garagem ou estacionamento e lá está ela: uma mancha líquida no chão! O que é isso? O seu carro tem óleo ou qualquer outra coisa vazando? Quanto tempo essa manchinha esteve por lá? Bem , você não precisa usar lanterna e tentar pegar o vazamento em andamento. Há seis fluidos que são mais propensos a acabar manchando sua garagem e aqui está como reconhecê-los para identificar o problema com maior facilidade.

Leia também

Marrom claro ao preto: óleo do motor

É uma das substâncias mais comuns a escorrer de um carro, de cor âmbar a marrom/preto e é fácil de detectar. Um pouco de gotejamento não é provável ser um problema de óleo do motor sério, pois uma gota passando por muitas juntas e vedações é normal escapar, mas é provavelmente uma boa ideia rastrear a origem antes de um pequeno vazamento tornar-se um maior.

Avermelhado e fino ou grosso e marrom: Fluido de Transmissão

Às vezes, fluido de transmissão pode ser semelhante ao óleo do motor, mas é mais espesso e geralmente encontrado perto do centro do carro, embora muitas transmissões hoje têm um líquido avermelhado que é mais fino do que o óleo. Essas gotas podem vir de um selo de transmissão falho ou junta.

Avermelhado ou castanho claro e fino: Fluido de Direção Hidráulica

O sistema de direção hidráulica pode usar um fluido que é idêntico ou semelhante a fluido de transmissão do seu carro. Assim como você pode dizer a diferença? Bem, olhe para onde os pontos estão. Se eles estão em torno do centro do carro, a transmissão é provavelmente a culpada. Se eles estão perto da frente, você tem a direção hidráulica para culpar.

Identificando fluidos do veículo

O importante ao analisar os fluidos é não se desesperar e sair correndo direto para o mecânico. Tente identificar o problema para poder ajudar seu mecânico melhor. (Foto: carzz.co)

Transparente até marrom e escorregadio: Fluido de freio

Este é um fluido supercrítico. Fluido de freio novo é mais claro, como o óleo mineral, mas com o tempo pode virar marrom em seu motor. A principal característica é a olhar para a sua viscosidade, pois ele é ainda mais escorregadio do que o óleo do motor. Se você encontrar qualquer um desses , é um sinal de um problema sério que deve ser encarado de imediato.

Amarelo, verde ou rosa e pegajoso: Líquido de Arrefecimento

Este é o líquido mais fácil de identificar: se for colorido, é líquido de arrefecimento! Carros mais velhos , por vezes, soprar um pouco do líquido naturalmente quando o motor fica muito quente  Se você tem um carro mais velho, um pouco deste líquido pode ser um lembrete inofensivo para você adicionar um pouco mais. Os carros de hoje, por outro lado, reciclam os excessos que são expelidos, então se você tem um modelo de veículo mais recente e ver uma mancha de neon, que poderia ser um sinal de problemas sob o capô.

Fluido extra: claro, fino…parece água!

Se você já viu uma pequena poça clara como a água sob o lado do passageiro da frente quando você deixa uma vaga de estacionamento, você não precisa entrar em pânico. Ela se parece muito com a água, e adivinhem? É realmente água! A condensação se acumula em seu ar condicionado quando você está expelindo o ar frio, e isso faz com que essas poças se espalhem por toda a cidade.

Ao identificar estes fluidos, não significa que você vai conseguir solucioná-los. Mas você poderá ajudar muito mais o trabalho do mecânico na hora de solucionar o problema.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

8 comentários para: “Vazamentos no carro! Como diagnosticá-los?”

  • Tereza do Nascimento

    Não entrei resposta meu carro fox vasa um oleo rosa no lado esquerdo levei no mecanico e voltou do mesmo defeito

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Isso parece ser do líquido de arrefecimento, Tereza. Faça uma verificação e limpeza do sistema de arrefecimento do motor.

      Responder
  • Francisco Everaldo da Silva

    Cheguei na garagem hoje em casa e notei uma pequena poça de água debaixo do carro um gol g 6 2013 esta poça estava bem próximo do cano que passa debaixo do carro quase no meio do carro o que porder ser algren mer ajudem meu zap para contato 21993732125 Everaldo

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Esse cano é o cano de descarga, Francisco. Tente verificar perto das portas, nas borrachas de vedação, e nos vidros.

      Responder
  • Robson Martins de Oliveira

    Meu carro o motor fica fumasando tipo que queimando oleo ou alguma coisa será que tem de trocar alguma peça ou fazer uma limpeza resolve;;

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Depende de muitos fatores Robson, o principal deles é o porque da fumaça e que tipo de fumaça é.

      Responder
  • André Duarte

    Olá, ao tirar meu carro da garagem hoje percebi algumas gostas (em torno de 10) de um líquido transparente um pouco mais viscoso que água porém sem cheiro. Este vazamento é mais para Fluído de Freio ou simplesmente é água do ar-condicionado?

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Andre, como o fluido é viscoso pode não ser a água do ar condicionado. Leve seu carro em uma oficina para verificar.

      Responder

Deixe um comentário