O que acontece ao rodar sem aditivo no radiador?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

O corpo humano não gosta de superaquecimento. O motor de um veículo não é muito diferente. Temperatura pode determinar o quanto de energia um motor pode fazer, como ela será executada de forma eficiente, e se ele irá ou não manter tudo junto . Temperaturas altas do sistema de resfriamento podem levar mangueiras a estourar, peças a explodir e até mesmo cabeças de cilindros e blocos de motor se deformarem. Por isso que é importante manter a temperatura da água sob controle. Métodos de resfriamento comuns incluem área frontal maior e/ou mais espessos radiadores de alumínio, que têm a capacidade de dissipar o calor mais rapidamente, mas também podem ser bastante caros. Às vezes, a adição de um ventilador de arrefecimento maior ou secundário vai ajudar a aliviar problemas de refrigeração em baixa velocidade ou em marcha lenta . Mas, mesmo adicionando um outro ventilador ou um maior vai custar-lhe um pouco de dinheiro e podem causar problemas quando chega a hora de encaixá-los. De qualquer forma, se o seu motor está superaquecendo, tem que ser cuidado senão você vai acabar com problemas caros que fazem o preço de um radiador de alumínio parecem mais atraentes.

Leia também

Aditivos do sistema de arrefecimento

O moderno motor a gasolina de dia não é tão eficiente, pelo menos não tanto quanto gostaríamos que fosse. Energia que poderia ser usada para produzir energia adicional é constantemente perdida através do sistema de arrefecimento. O processo é chamado de rejeição de calor, e se isso não acontecer, a degradação térmica dos pistões, cilindros e cabeçote poderia ocorrer. Arrefecimento também é importante quando se trata do processo de ignição e a câmara de combustão. Enquanto as temperaturas da câmara de combustão aumentam, são necessários maiores octanas de combustível ou um ponto de ignição atrasado para o motor manter a potência. A densidade da relação ar/combustível também diminuiu com o aumento do calor. Para compensar, alguns veículos medem o ponto de ignição automaticamente quando a temperatura do sistema de arrefecimento sobe. Em outras palavras, as altas temperaturas roubam cavalos de potência. Nós não somos tipicamente fãs de produtos milagrosos que vêm em uma garrafa ou uma lata para esse assunto. Mas ao longo dos anos nos tornamos acostumados a usar agentes umectantes sistema de arrefecimento, pois já provaram que trabalham quase o tempo todo. Aditivos do sistema de arrefecimento geralmente funcionam. Todos eles, mas em graus diferentes e de maneiras ligeiramente diferentes. E não usar aditivos pode deixar o motor do seu carro do jeito que o vídeo abaixo mostra com clareza (assista até 1:55).

Importância do aditivo

Colocar água pura no radiador significa colocar ferrugem e problemas no sistema de arrefecimento do seu veículo. (Foto: www.apsdistribuidora.com.br)

Como funcionam os aditivos no radiador?

Aditivos no sistema de refrigeração funcionam através da transferência de calor de forma mais eficiente através do radiador. Eles podem ser usados ​​com uma mistura anti-congelante/água ou só com água. Eles fazem seu trabalho através da redução da tensão superficial da mistura de sistema de arrefecimento , o que promove a condutividade térmica, ou a transferência de calor, por ser capaz de penetrar em superfícies metálicas calor propensas melhor. O processo também é auxiliado por um agente anti -espuma . Nós podemos usar a água no sistema com qualquer um desses produtos , uma vez que todos têm um inibidor de corrosão, que estabiliza o nível de pH da mistura. Ao equilibrar estes efeitos negativos ácidos , você não precisa se preocupar com a ferrugem , eletrólise e depósitos comumente associado com misturas de água pura. Em termos simples: o aditivo aumenta a temperatura de ebulição da água, aumenta sua capacidade de transferência de calor e protege o sistema contra a ferrugem. Quem já andou muito tempo sem aditivo no radiador, deve levar seu carro para um mecânico antes de começar a usar os aditivos. Isso porque se você coloca aditivos em um sistema já cheio de ferrugem, além de vazamentos, você poderá também entupir o sistema por conta das partículas de ferrugem que ficarão soltas no sistema. Entendeu agora por que colocar só água no seu radiador não vai funcionar? Portanto, da próxima vez que for fazer a manutenção do seu veículo, tome cuidado em como vai fazê-la e não se esqueça de dar uma geral no sistema de arrefecimento!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário