Carro treme quando o ar condicionado liga, é normal?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

A maioria das pessoas reclama que seu carro treme quando o AC é ligado. Pode haver muitas razões pelas quais isso acontece com o seu carro. Isso pode acontecer a qualquer momento ou em qualquer lugar, então você não precisa se preocupar com isso. Mas é preferível que você conheça as causas desse dilema, para que a mecânica não possa deixá-lo na mão

Aqui estão algumas falhas básicas que fazem o seu motor tremer quando você liga o ar condicionado.

Carro treme quando o ar liga por carga no motor

O compressor de corrente alternada exerce uma pressão sobre o motor e, em uma situação em que a carga ultrapassa uma certa extensão, eventualmente leva à vibração. Se a carga continuar aumentando, algumas partes do motor podem se desgastar. No entanto, alguns outros motivos podem incluir o problema em um ventilador de refrigeração ou algum bloqueio no sistema AC.

Leia também

Em tal condição, leve seu carro ao técnico de AC mais próximo possível. Ele identificará quais componentes estão causando as vibrações excessivas. Geralmente são partes frouxas ou suportes desgastados.

Montagens e suportes do motor causando vibrações

Os suportes do motor mantêm o motor e a suspensão no lugar. Cada montagem desempenha seu papel de manter a transmissão e o motor em um local para manter um ângulo de suspensão adequado. As montagens suportam muita pressão. Quando o AC é ligado, os suportes sofrem uma tensão adicional devido à imensa carga inicial.

Portanto, qualquer problema nas montagens e suportes do motor resultarão em trepidações ou vibrações. A montagem quebrada pode levar a vibrações e ruídos aumentados, especialmente quando o compressor de AC pressiona o motor. Portanto, verifique suas montagens para resolver esse problema. Às vezes, a montagem parece boa na aparência, mas está desgastada ou rachada. Vale lembrar que rachaduras externas ou uma borracha muito seca pode ser sinal de um problema mais profundo.

Ar condicionado e vibração

A vibração no veículo causada pelo ar condicionado pode ter várias causas, que devem ser analisado com calma. (Foto: Medium)

Sensor de posição do acelerador ruim

Um sensor TP (posição da válvula de aceleração) com defeito não pode controlar as RPMs, pois, quando o AC é ligado, os RPMs não permanecem constantes devido a um sensor TP ruim; portanto, o carro treme com RPMs instáveis. O sensor precisa ser limpo ou substituído para resolver o problema. Talvez seja preciso passar o scanner no carro para deletar mensagens de erro.

Compressor do ar condicionado com problema

Outro motivo para vibrações quando o AC está ligado pode ser um compressor com defeito. A técnica mais precisa para essa detecção de problemas é fazer uma simples observação. Tente acelerar o seu carro com o AC ligado e desligado e, se você encontrar uma diferença na escolha, o compressor precisará ser substituído. Você também pode verificar movendo-o com a mão. Quando você liga o AC, esse tipo de compressor coloca mais carga do que o normal, como resultado, há imensas vibrações.

Normalmente, o último problema não ocorre, mas se o problema não estiver resolvido, tente diagnosticar o último.

Um sistema de ar condicionado muito sujo pode também sobrecarregar o compressor e resultar em vibrações por conta de um trabalho maior. É importante levar o veículo para um mecânico para que seja verificado o problema e o veículo seja consertado corretamente.

Esperamos que não tenham ficado dúvidas. Caso tenha alguma pergunta, deixe nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário