Motor acelerando sozinho, o que pode ser?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Quando você está parado no sinal, o motor do carro inesperadamente acelera. Isso pode acontecer apenas ocasionalmente, às vezes até com o carro em movimento. Os mecânicos não conseguem encontrar o problema e você fica com receio de dirigir longas distâncias de carro. O que fazer quando o carro está acelerando sozinho? O que há de errado com o seu carro?

Causas de motor acelerado: acelerador

Comece certificando-se de que a causa não é uma aceleração acidental causada pelo seu calçado. Apesar de parecer estúpido, muitos calçados fazem com que o motorista perca a sensibilidade dos pedais e acabe acelerando.

Leia também

Supondo que não seja esse o problema, uma possibilidade é que seu acelerador está travando. Mesmo o acelerador controlado eletronicamente pode dar problemas, como por exemplo travar ou parar de funcionar por causa de sujeira nos componentes eletrônicos. Então, se você conduzir o veículo e então você parar, o acelerador pode desligar e não fechar completamente, fazendo com que o motor permaneça na alta rotação em vez de retornar ao ponto morto imediatamente.

Motor acelerando sozinho

Um motor acelerando sozinho pode ser um sintoma de um problema maior que precisa ser cuidado antes que piore. (Foto: PorscheBoost)

Motor acelerado em ponto morto: verificando os sensores

O outro cenário provável é que o problema está relacionado aos sensores do seu motor. Por exemplo, se um sensor de oxigênio percebe de forma incorreta que sua mistura de ar de combustível é muito rica (muito combustível), ele irá sinalizar à central de injeção para enviar mais ar, o que fará com que o motor funcione mais rápido. Da mesma forma, se um sensor de temperatura do líquido de arrefecimento perceber que o motor está frio, ele sinalizará mais combustível, pensando que o motor está no modo de aquecimento e precisa funcionar mais rápido mesmo no ponto morto.

Motor acelerado: corpo de borboleta

O corpo de borboleta sujo ou defeituoso pode fazer com que o carro se mantenha acelerado até mesmo em ponto morto. É importante ressaltar que após a limpeza do corpo de borboleta, é necessário fazer o reset do sistema pelo scanner para que o motor volte a funcionar normalmente.

Motor acelerando sozinho: diagnóstico com scanner

Na maioria das vezes, uma leitura anormal de um sensor irá ativar a luz da injeção eletrônica. Se a luz for ativada, ela armazenará um código por talvez até algumas semanas para que seu mecânico possa verificar o motor com um scanner e ver qual sensor está relatando uma leitura que está fora do alcance. Se o erro for intermitente e você esperar muito para ir até o mecânico, o código da injeção eletrônica pode se apagar. Ou o problema pode ocorrer tão raramente que o computador não possui dados suficientes para mostrar um código pendente.

Nossa sugestão é que a próxima vez que o problema acontecer, especialmente se a luz da injeção acender, você deve ir direto ao mecânico dentro de um dia ou dois, e fazer com que ele escaneie seu veículo. Se nada aparecer na varredura, faça um “reset” do sistema de aceleração.

Ficou alguma dúvida? Deixe suas perguntas nos comentários e iremos fazer o possível para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário