Piso no acelerador e não responde, o que pode ser?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

O pedal do acelerador é um simples pedaço de ligação que liga o motorista ao corpo do acelerador mais complexo. É com esta ligação que o acelerador ou o computador fazem todos os seus ajustes com base nas demandas do motorista para velocidade. Se a ligação não responde, vários fatores podem ser a causa. Aqui, dependendo da marca e do modelo do seu veículo, podemos começar a diagnosticar e recomendar reparos para a falta de resposta do acelerador. Lembre-se sempre que ao diagnosticar qualquer problema, você deve começar primeiro com os problemas mais comuns.

Leia também

Tenha em mente que nem todas as etapas e seções do guia pertencerão à sua marca e modelo específicos. Há uma variedade de modelos de aceleradores e uma variedade de peças diferentes para acompanhá-los.

Falhando ao acelerar: a inspeção visual

Após a inspeção inicial, há alguns problemas que terão defeitos visíveis a olho nu. Sempre comece com as correções mais simples antes de saltar para o pior cenário possível.

Passo 1

Procure obstruções visíveis do pedal do acelerador. Procure por quaisquer obstruções ou objetos no caminho do pedal. Alguma coisa rolou sob o pedal? Existe um cordão emaranhado no caminho? Retire o carpete do chão e certifique-se de que não estava causando resistência.

Passo 2

Procure obstruções visíveis do acelerador. Abra o capô e procure o corpo do acelerador. O corpo do acelerador pode estar exposto, enquanto alguns precisarão ter peças removidas para acesso. Procure por matéria física, acumulação de lama, uma obstrução de algum tipo ou um corpo de acelerador quebrado.

Acelerador não responde

Se o acelerador não está respondendo, é hora de fazer um diagnóstico e corrigir o problema. (Foto: YourMechanic)

Passo 3

Procure danos visíveis ou deformidades no sistema. Olhe para a ligação no motor para ver se ela é reta e alinhada corretamente. Veja a ligação no compartimento do motor para ver se a ligação do acelerador é reta, intacta e está devidamente tensionada. Qualquer folga, curvas ou rupturas extras na ligação causará uma variedade de problemas de aceleração.

Supondo que o corpo, o cabo e o pedal do acelerador funcionem corretamente, você precisará olhar mais para o sistema e seus componentes para diagnosticar o pedal de falta de resposta. Listados a seguir são alguns dos problemas comuns que causarão sintomas semelhantes.

Acelerador de carro e os problemas mais comuns

Sem grandes defeitos nos componentes do acelerador, é provável que o seu problema resulte de algo mais difícil de determinar. A maneira mais rápida de diagnosticar o problema será através de um processo de eliminação envolvendo os componentes do veículo. Você pode eliminar novas peças que foram substituídas recentemente, ou os componentes que você sabe que estão funcionando corretamente.

Se você não fez esse diagnóstico, pegue os códigos OBD escaneados no veículo para obter ajuda apontando você em uma boa direção. Você pode fazer isso na maioria das lojas de peças automotivas ou comprando um scanner automotivo/leitor de código de erros.

Passo 1

Considere o sensor de posição do acelerador. Um sensor de posição do acelerador sujo ou entupido não tomará leituras precisas nem dará saídas precisas para o uso do computador. Isso pode causar resultados perigosos para o motorista. Estes são tipicamente acessíveis e capazes de serem limpos. Se esta é a causa de seus problemas, basta uma limpeza simples. No pior caso, você precisará substituir toda a unidade.

Passo 2

Verifique se há um filtro de combustível entupido. Um filtro de combustível entupido não permitirá a quantidade de combustível exigida para chegar ao motor no tempo certo. Um motorista pode pressionar o pedal do acelerador e todos os componentes do acelerador podem exigir a quantidade correta de combustível, mas a bomba está enfrentando resistência ao filtro e não pode permitir que o fluxo atravesse o motor. Se o filtro de combustível estiver entupido, o único reparo que pode ser feito é substituir o filtro.

Passo 3

Verifique se há uma bomba de combustível defeituosa. Uma bomba de combustível defeituosa não empurrará a quantidade de gasolina necessária para as linhas de combustível e para o motor. Novamente, se este for o caso, todos os componentes do acelerador podem estar funcionando corretamente, mas parecem não responder. Para reparar a bomba de combustível, você precisa soltar o tanque ou acessá-lo através do painel de acesso (se estiver equipado). Olhe para o estado da bomba e certifique-se de que não há obstruções importantes na entrada. Supondo que a bomba esteja limpa e falhou, você precisará substituir todo o módulo de combustível. Os veículos mais antigos podem ter uma bomba separada, mas a maioria dos veículos modernos incluirá todas as peças em um módulo.

Passo 4

Verifique o sensor de fluxo de massa de ar. O sensor de fluxo de massa de ar informará ao computador qual a quantidade de ar que está sendo tomada no motor para combiná-lo com a quantidade adequada de combustível. A mistura de ar combustível é crítica para o desempenho do motor. Se o sensor falhou e a quantidade incorreta de ar e combustível estiverem sendo entregues ao motor, o motorista terá pouco controle sobre o motor. Isso pode aparecer como um pedal de acelerador sem resposta. Estes normalmente precisam ser substituídos se forem defeituosos. Isso pode ser feito facilmente, e provavelmente precisará ser feito em um veículo mais velho.

Passo 5

Veja o módulo de controle eletrônico do acelerador, também chamado de corpo de borboleta. As falhas do módulo de controle de aceleração eletrônica são uma das questões mais comuns ao lidar com um pedal de acelerador que não responde. Este é um sensor que lê o quão longe você pressionou o pedal do acelerador e exibe para o computador que controla o acelerador. Esta informação também é usada na computação do tempo de ignição e outros componentes. Se o módulo não tiver funcionado, o carro funcionará em uma função que permite que o carro seja executado a baixa velocidade para mover o veículo de áreas perigosas. Existem outros sintomas que causam problemas semelhantes com o acelerador. Se o módulo de controle de aceleração eletrônico estiver com defeito, você precisará substituir um ou todos os componentes envolvidos. São necessários mais testes e a recalibração do sistema após a limpeza. Não são recomendados reparos domésticos nesses sistemas.

Acelerador com defeito: o prognóstico

Um pedal de acelerador que não responde pode ser muito frustrante e deixar você fazendo muitas perguntas. Com o conhecimento certo, uma questão confusa pode tornar-se clara. Se o seu veículo estiver mais lento ou não funcionando, tenha um mecânico profissional inspecionando seu acelerador para você.

Já teve problemas com o acelerador? Qual era seu carro e qual foi o problema? Como foi solucionado?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário