Quais são os problemas mais comuns do Volkswagen Gol?

Em Comprar carro por André M. Coelho

O Gol é com certeza um dos carros mais populares da história brasileira. Já são milhões destes veículos rodando em ruas, avenidas e estradas de nosso país. Seus custos de manutenção são baixos e os custos de revenda mantém boa parte do preço de compra. É um veículo que não desvaloriza facilmente. Porém, como todo veículo no mundo, existem defeitos comuns que você pode encontrar nesse carro. Isso acontece geralmente por pequenos erros de engenharia que acabam apenas se mostrando no longo prazo ou por simples azar. Nem todas as versões apresentam os mesmos problemas, mas tentamos agregar os que são mais frequentes e que podem estressar os motoristas mais despreparados. Saber destes defeitos, além de te ajudar na hora de comprar um veículo usado ou novo, também te ajuda a estar preparado para os problemas que você pode ter e terá no meio do caminho com seu novo carro. Vale lembrar antes de começar a falar sobre estes defeitos que nem sempre os sintomas serão causados pelo que falamos aqui. Por isso, cuidado na hora de fazer um diagnóstico por conta própria e procure um mecânico de confiança para  poder diagnosticar corretamente o problema de seu veículo.

Leia também

Motor morre ao fazer uma desaceleração

Você está em uma desaceleração e de repente, o motor morre. Na maior parte das vezes, o defeito é causado por sujeira excessiva no corpo da borboleta (TBI), proveniente do sistema de ventilação do cárter do Gol. É um problema fácil de prevenir e também de consertar. Durante a manutenção do seu veículo, peça pela limpeza do corpo da borboleta (TBI) e o ajuste básico do mesmo. Isso vai evitar que o problema ocorra e caso já tenha ocorrido, corrigir o defeito. Vale notar que ao colocar uma quantidade incorreta de óleo no motor (3,3 L é o correto, geralmente colocam 3,5 L) pode aumentar a frequência de ocorrência do defeito, por acelerar o processo de carbonização do corpo da borboleta. Óleo velho, incorreto e excesso de sujeira também podem contribuir para que este defeito ocorra.

Problemas comuns do Gol

O Gol, como todos os carros, tem seus problemas comuns. Mas nada muito impossível de reparar com rapidez. (Foto: www.zap.com.br)

Problemas na aceleração

Você pisa no pedal de aceleração em vários níveis diferentes e não adianta: a aceleração fica irregular, o motor não passa de 2500 RPM ou fica muito acelerado, o prazer de dirigir não é a mesma coisa e você vai só se estressando mais. A principal causa deste problema é a falta de sincronismo entre o corpo da borboleta e a unidade de comando ou seja, a falta de alimentação da central quando não há um ajuste corretamente feito do corpo da borboleta após uma limpeza. Após todo processo de limpeza do motor, manutenção ou troca de peças, é necessária uma manutenção para fazer os ajustes finos do motor, como este ajuste da borboleta. Se você faz estes ajustes e também gosta de fazer uma manutenção preventiva de seu veículo, dificilmente terá de lidar com este chato problema.

Motor afogando quando quente e consumo alto de combustível

A marcha lenta fica completamente alterada, o motor afoga, o consumo está completamente irregular, a luz de injeção acende e o motorista se desespera por não encontrar o problema. Geralmente, este problema ocorre por um defeito no sensor de temperatura da água, que envia informações incorretas para a central do sistema de injeção eletrônica e o tempo de injeção de combustível no motor fica incorreto. O problema é de fácil solução, bastando apenas a troca do sensor. E dos problemas que citamos, talvez este seja o único que não dá para prevenir ou remediar. Lógico, ter um veículo com uma manutenção preventiva em dia poderá postergar este problema, mas como estamos falando de um componente sensível, pode apresentar defeitos a qualquer momento. Conseguimos te ajudar a entender os defeitos do Gol? Se você tem ou já teve esse carro, por que não compartilhar os problemas que já teve com ele no espaço para comentários abaixo? Aguardamos ansiosos por sua participação!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário