Luz da injeção não acende e o carro morre! O que pode ser?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

 

Sem dúvida, todo proprietário de um veículo teme o momento em que o seu carro não pega. O que você deveria fazer? Quem você deve chamar? Será que dá pra consertar o problema sozinho? Principalmente quando a luz da injeção não acende, pode ser difícil diagnosticar e resolver o problema para que não aconteça novamente, ou simplesmente, para colocar o carro para funcionar.

Carro morre e luz da injeção não acende: diagnóstico

Para diagnosticar a razão do seu carro morrer, você precisa prestar atenção no que acontece exatamente quando o carro morre. Será que o carro morre depois de ficar frio, morre depois de você rodar por algum tempo, ou morre só quando você liga o ar condicionado em dias muito quentes, por exemplo? Aos olhos de um leigo, essas opções podem parecer sem qualquer ligação, mas para um mecânico, toda informação será importante para um diagnóstico. Principalmente porque sim, essas informações estão conectadas

Leia também

Um carro é uma máquina extremamente complexa e pode apresentar sintomas semelhantes por uma variedade de razões. Além disso, vários sistemas estão interligados. Muitos proprietários não sabem que o ar condicionado usa a mesma força motriz que gira o motor para funcionar, por exemplo, e que isso pode demandar mais força do carro. A questão é que certos problemas relacionados a esses sistemas e aos conflitos entre eles não vão aparecer nos códigos de erros, e aí depende mesmo da boa observação do proprietário do veículo e do mecânico para a solução do problema.

Problemas de luz da injeção e carro não ligando

Quando o carro não ligar e a luz da injeção não acender, pelo menos da pra saber que é um problema que não está afetando os sensores do veículo, ou que sua luz da injeção não está funcionando. (Foto: www.ritaranchauto.com)

Carro morreu: possível problema elétrico

Se você virar a chave e o motor não girar, e/ou o painel não acender, provavelmente significa que há um problema elétrico. Isso pode significar uma série de coisas, incluindo sensores defeituosos. Mas como é possível um carro morrer no meio do caminho, se tudo estava bem um pouco antes?

Se há alguma coisa errada no sistema elétrico, significa que pode haver um gasto excessivo de carga elétrica, ou que o alternador do veículo não esteja gerando eletricidade suficiente para recarregar a bateria do veículo. Ou você pode ter conectado um som mega potente no veículo e mesmo o sistema elétrico funcionando muito bem, o veículo não está dando conta de recarregar a bateria toda.

Então, enquanto você está usando seu carro normalmente, o motor com seus bicos injetores, sensores, e vários outros elementos que dependem de eletricidade ficam sem carga suficiente para funcionar, e seu carro morre, sem aviso. Vale dar um lembrete importante: alarmes, GPS, rastreadores e outros itens que ficam ligados com o carro parado podem sugar carga da bateria mais do que devem, e podem prejudicar o funcionamento do veículo, se não forem instalados por profissionais.

Faça uma verificação no sistema elétrico e na carga da bateria, inclusive no estado de conservação de cabos e conectores, buscando verificar se há quaisquer sinais de corrosão, desgaste ou quebra/corte. Relés e fusíveis também devem ser verificados.

Carro morreu sem acender a luz da injeção: possível sinal de combustível ruim

Geralmente, identificar um combustível ruim é mais fácil do que você imagina. Seu carro vai perder potência, pode engasgar, vai aumentar o consumo de combustível. Por fim, seu carro vai morrer, geralmente sem que a luz da injeção acenda para dar qualquer aviso.

Em alguns casos, a luz da injeção pode acender e avisar claramente que algo está errado. Mas na maioria das vezes, não é isso que vai acontecer, e você vai precisar observar muito bem o que está acontecendo para ter o diagnóstico certo.

Tente abastecer seu veículo com gasolina aditivada ou gasolina premium para fazer uma limpeza do sistema. Se estava rodando só a álcool, faça esse mesmo procedimento. Se o veículo voltar a funcionar bem, é sinal de que era problema com a qualidade do combustível mesmo.

Carro morre e não acende luz da injeção: falta de combustível

Nem sempre seu painel está certo sobre a quantidade de combustível que está no seu tanque. E nem sempre também a luz de injeção vai indicar quando o sistema de alimentação de combustível estiver apresentando algum defeito.

Por exemplo, seu tanque pode estar cheio, mas a bomba de combustível pode não estar funcionando muito bem, e estar mandando menos combustível do que deve para o motor. Ou seu painel pode estar mostrando que o tanque está cheio mas, na verdade, o tanque já está vazio.

Aqui vale fazer um teste completo com o mecânico mesmo, incluindo teste de pressão da bomba de combustível, verificar vazamentos no tanque de combustível, e conferir se há algum defeito no leitor do painel.

Carro morre o que pode ser? Velas!

Velas de ignição, apesar de estarem ligadas a vários sensores, podem apresentar defeitos e não aparecerem na luz de injeção como falha do veículo. Pode ser que as velas estejam desgastadas, velhas, podem não estar recebendo a voltagem correta, enfim, uma série de problemas que só dá pra diagnosticar mesmo com um mecânico na oficina.

Bicos injetores com problema

Apesar de geralmente ser um problema que vai apresentar mais sintomas, como perda de potência, engasgos, possíveis “tiros” no escapamento, e claro, o carro morrendo, nem sempre é um problema que vai aparecer como uma luz da injeção acesa no painel do veículo. Novamente, é mais um teste que tem que ser realizado na oficina mecânica para saber o que pode estar acontecendo.

Luz da injeção eletrônica não acende e carro morre: problemas com arrefecimento e lubrificação do motor

Em muitos casos, quando o veículo ficar superaquecido, ele poderá morrer; Os motivos para o carro morrer quando superaquecer são os mais variados, começando por problemas nos sensores do veículo, que começam a enviar leitura de informações erradas às centrais do veículo e prejudicam o funcionamento do mesmo. Em outra situação, o sistema de lubrificação que não funcione muito bem pode acabar travando certas peças do veículo ou até, com formação da borra se não houver a manutenção adequada, estragar os sensores.

Nos dois casos, é necessário manter a manutenção ideal do veículo, tanto do sistema de arrefecimento quanto do de lubrificação. Um depende do outro para funcionar bem, e se não estiverem em bom funcionamento, além do carro morrer, você pode ter até danos irreparáveis no seu veículo.

Seu carro já morreu sem acender a luz de injeção? Qual foi o motivo? Como o mecânico diagnistivou e solucionou o problema?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário