Motor desliga em movimento, o que pode ser?
O motor desligando em movimento é um perigo grave para o motorista de um veículo. E quais os passos que você pode seguir se o seu carro morrer enquanto você o está dirigindo? Entenda o que você deve fazer e as possíveis causas do problema.
Possíveis causas do motor apagando em movimento
Os motivos mais comuns para o motor parar de funcionar enquanto o veículo está em movimento são:
Sem combustível
Isso acontece até mesmo com os mais bem prevenidos. Se isso continuar acontecendo com você, no entanto, você pode querer que alguém analise seu indicador de combustível, pois ele pode estar te dando uma leitura falsa dos níveis.
Leia também
Problemas do alternador
Quando há algo de errado com o alternador, o carro fica sem bateria. A bateria só pode funcionar por um certo tempo antes de estar completamente drenada.
Falha na ignição
Quando o interruptor de ignição está desgastado, pode haver uma perda de energia para o motor por causa da vibração, como bater em um pedaço de estrada. Essa perda de energia faz com que o motor do carro morra durante a condução.
Bomba de combustível
Se houver algo obstruindo a bomba de combustível ou um filtro no carro, o carro pode morrer durante a condução.
Sensores em mau funcionamento
Os carros modernos possuem computadores, e seus sensores podem transmitir informações incorretas que levam o carro a morrer durante a condução.
O que fazer quando o motor desliga em movimento?
Sua principal prioridade deve ser a segurança de você e de outros motoristas. Aqui está o que fazer se o seu carro morrer ao dirigi-lo:
Guie o carro até o acostumando
Tente não entrar em pânico. Apesar da perda de direção hidráulica e freios, ainda é possível levar o veículo até o acostamento. Só será mais difícil. Se achar muito difícil reduzir, avance para uma área segura e use o freio de emergência. Tente estacionar fora do caminho de outros motoristas para lhe dar algum espaço se você não conseguir reiniciar o carro imediatamente.
Tente reiniciar o carro
Se você conseguir recuperá-lo, ótimo, mas a questão original é, no entanto, um indicador claro de que você ainda precisa ir para uma oficina de reparos para avaliar o problema.
Ligue seu pisca alerta
Mais uma vez, a segurança é prioridade é a coisa mais importante neste cenário. Se o carro não puder ser reiniciado, deixe outros motoristas saberem que você está tendo problemas e deixem que eles deem a você e ao seu veículo um espaço avisado a eles do problema.
Pedir ajuda
Ligue para alguém para rebocar o seu carro para uma oficina de reparação. Este é um problema que você quer cuidar o mais rápido possível.
Reduza o risco de seu carro ficar morrendo do nada
Como existem múltiplos fatores que podem levar o seu carro a morrer durante a condução, é importante estar atento à manutenção da saúde do seu carro em todos os momentos. Evite chaves e chaveiros pesados, pois são mais fáceis de mudar acidentalmente para a posição ACC e mantenha um bom controle de onde seus níveis de gasolina estão em todos os momentos.
Seja qual for o motivo pelo qual o carro desligou com você, é importante que ele seja verificado por uma loja de reparo de qualidade . Eles podem ajudar a determinar se a causa é algo menor, ou se algo precisa ser corrigido para evitar novos danos ou acidentes no futuro.
Já teve seu carro desligando durante a condução? Como aconteceu? Qual foi a causa do problema?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Vantagens e desvantagens de um carro híbrido no Brasil?
Carro FLEX não reconhece combustível? O que fazer?
Motor não pega depois de quente! O que pode ser?
Aquecimento do motor: 10 possíveis causas, consequências e sinais!