Guidão da moto tremendo muito: saiba as possíveis causas da trepidação!

Em Motos e scooters por André M. Coelho

Vibração excessiva no guidão de sua motocicleta pode fazer a direção desconfortável, e não segura em velocidades mais altas. A maioria dos pilotos notam vibrações no guidão enquanto viajam a velocidades média a altas em passeios que são mais longos do que os passeios normais, experimentando cãibras nas mãos e antebraços ambos nada bons quando você precisa manter o controle do veículo quando está dirigindo. Vejamos as causas e as soluções possíveis para a vibração

Guidão da moto tremendo: porcas e parafusos soltos

Verifique os parafusos e porcas do seu motor e montagem guiador parafusos estão devidamente apertados e com o torque correto, pode ser uma solução muito fácil se sua moto tem desenvolvido vibrações excessivas, pois pode haver um parafuso do motor ou das rodas um pouco solto que está permitindo o bloco mover-se ligeiramente durante a direção, ou que a moto passe vibração das rodas para o guidão. Pode haver alguma folga causado por um não aperto dos parafusos entre a suspensão e o guidão que está causando as vibrações, e tudo isso deve ser verificado atentamente.

Leia também

Trepidação no guidão da moto: segurando o guidão forte demais

Segurar o guidão com força pode fazer as vibrações parecerem mais forte e mais desconfortáveis do que realmente são, o que pode causar cãibras mesmo sem vibrações excessivas. Seu aperto deve ser relativamente leve no guidão, e se você se sentir um pouco de cãibra em seguida, tentr relaxar sua pegada. Lembre-se, o guidão, joelhos, e coxas devem encostar na moto suavemente, para com leves toques fazer os movimentos.

Vibração do guidão da moto

A vibração no guidão da moto pode ser facilmente controlada se você souber as formas de manter essa vibração sob controle. (Foto: www.canadasmotorcycle.ca)

Frente da moto vibrando: alavancas instaladas e apertadas corretamente

Certificar-se que alavancas estão instaladas corretamente é uma maneira muito útil para parar vibrações guiador. Algumas alavancas paralelas se encaixam com certa folga, causando ou amplificando as vibrações que não estavam lá com alavancas originais de fabrica. Uma solução simples para isso às vezes pode ser para apertar os parafusos, usar alavancas originais, ou usar um espaçador que cubra o espaço que está causando a vibração.

Guidão da moto balançando: problema com os pesos dos guidões

Um monte de motocicletas são equipadas com pesos de guidão da fábrica como uma forma de eliminar as vibrações ressonantes através de seus bares. Verificar se os seus pesos de uma barra ainda estão instaladas e apertadas corretamente pode ser uma solução simples para vibrações excessivas. Obter novos pesos Bar-end aqui

Vibração causa pela luva (ou falta delas)

Embora alguns pilotos digam que luvas possam causar vibrações extras, se elas tem um bom ajuste, luvas de couro são um grande absorvedor de vibração. Uma vez que você conseguir bom par de luvas, um próximo passo sensato é verificar o material das luvas, se esse material é duro demais e pode estar transferindo a vibração (não amenizando) e repassando para seu braço, mãos e pulsos. O couro tem que ser macio, confortável, preferencialmente com uma pequena camada de espuma para aliviar a vibração.

Faça alongamentos para evitar efeitos negativos da vibração

Alongar regularmente suas mãos, enquanto você faz o seu passeio vai impedir que qualquer sangue extra acumula-se em suas mãos e antebraços, impedindo cãibras e a sensação maior de vibrações em longos passeios.

Posicionamento correto para reduzir a vibração no guidão

Tente ajustar o ângulo de seu guidão, pois isso irá mudar a posição de seus braços enquanto você pilota, sendo traduzido em um passeio mais confortável, mesmo enquanto em estradas mais pesadas. Além disso, mude a posição do seu freio e alavancas de embreagem para se alinhar com os antebraços, para prevenir eficazmente cãibras e que suas suas mãos e pulsos fiquem dormentes.

Suspensão pode estar transferir vibração para o guidão

O pré ajuste de carga na suspensão pode acabar transferindo mais vibração do que deveria para o guidão. A suspensão com líquido vencido também pode perder eficiência, e você precisa fazer a troca do líquido de suspensão e aumentar a eficiência do amortecimento, reduzindo a vibração que está passando para o guidão.

Controle de cruzeiro para aliviar a vibração do veículo

Experimente um descanso simples do acelerador, fazendo o controle de cruzeiro para ajudar com as cãibras nas mãos em longos passeios de velocidade constante, onde agarrar a mão do acelerador por horas a fio torna-se uma verdadeira dor. Isso significa não acelerar demais, e ir com uma velocidade menor, com mais calma, sem fazer mudanças bruscas na direção do veículo.

Pneus e rodas apropriadas para evitar vibrações

Pneus apropriados são uma grande ajuda quando se tenta eliminar suas vibrações do guidão. Pneus off road e mistos vibrarão mais no asfalto, e pneus mais largos reduzirão a vibração, geralmente. Além disso, pneus desigualmente desgastados podem causar vibrações, juntamente com pneus inflados em excesso ou rachados, mas se você está pilotando com pneus sem a manutenção adequada, as vibrações de um guidão devem ser a menor das suas preocupações. Rodas e pneus sem a manutenção adequada podem causar uma série de problemas de equilíbrio e vibrações enquanto pilotando e, por isso, é sempre uma boa ideia ter suas rodas balanceadas e alinhadas se você tiver um guidão vibrando muito.

O guidão da sua moto está vibrando muito? Como você resolveu o problema? O que sugere?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário