Quanto custa restaurar um carro?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Os preços de restauração do automóvel dependem do nível de restauração, quem faz o trabalho e os tipos de peças e mão-de-obra que você usa. Você precisa ter um plano. Se o seu carro só precisar de algumas atualizações e um bom trabalho de pintura, isso vai custar muito menos do que se você encontrou um clássico enferrujado guardado em um ferro velho. Algumas taxas e custos de restauração de carros são considerados abaixo para que você planeje melhor o seu projeto.

Restauração carros antigos e o custo de aquisição do carro

Dependendo da condição do carro que você compra, esse custo pode ser do menor custo para o maior gasto de seu projeto. Muscle cars clássicos que estão em condições de condução, mas ainda exigem restauração, podem custar até 10 salários mínimos. Na extremidade inferior do espectro de preços, se você comprar o seu projeto ou outro modelo de um ferro velho, você pode esperar pagar qualquer valor desde um a três salários mínimos para um chassi até entre 5 e 8 salários mínimos para um carro inteiro “dirigível”. Finalmente, você pode comprar um carro em boas condições de um vendedor particular ou um revendedor por um valor entre 16 e 20 salários mínimos. Se você planeja rodar com o veículo na rua, você deve registrá-lo e pagar todas as taxas, e deverá pesquisar bem para saber se o carro é recuperável ou não, e se os custos valerão o seu investimento. Porque muitas vezes, esses veículos tem tantos impostos atrasados que nem valem a pena comprar. Vá com um bom mecânico ver o carro para que ele te ajude a estimar os possíveis custos de restauração.

Leia também

Como restaurar carro antigo

A restauração de um carro antigo envolve altos custos. Compreendendo cada um deles fica mais fácil fazer seu projeto dar certo sem quebrar o banco. (Foto: Auto Auction Mall)

Reforma de carros velhos envolvem os custos de preparação

Se você está planejando criar um carro para demonstrações e exposições, você precisa retirar completamente o quadro e o chassi de tudo o que pode ser removido. Você, então, precisa ter o chassi e o corpo do carro todo jateado e preparado para a restauração. Você também deve ter cada porca e parafuso limpos em um banho de ácido e depois cromados ou tratados contra ferrugem. Este processo de preparação do veículo, principalmente veículos muito prejudicados pela ferrugem, pode custar entre 5 e 10 salários mínimos.

Custos de peças na restauração de carros antigos

Ao realizar uma restauração completa do veículo especialmente ao fazer um carro a nível de exibições ou mostruário, a maior parte dos custos de restauração de seus carros será nas peças. O valor total depende de quão completa a restauração que você quer fazer. Se você planeja um trato completo, voltando um carro antigo ao seu estado original, talvez seja necessário substituir várias partes que ainda estão em boas condições. Optar por peças originais pode tornar o projeto mais caro, enquanto peças paralelas podem ser melhores opções para o veículo. Os custos aqui variam muito, dependendo também do modelo do veículo. Espere gastar até 10 salários mínimos em peças para modelos mais populares, e até 20 salários mínimos para modelos mais exclusivos ou únicos. Não se esqueça que em muitos casos, poderá ser necessário importar peças ou comprá-las pela internet, o que envolverá custos de envio e de importação.

Mão de obra da oficina de restauração de carros antigos

Todas as oficinas cobram mão-de-obra, e a maioria cobra considerando as horas de trabalho que serão dedicadas para o projeto. Oficinas especializadas em trabalhos de pintura personalizados ou estofados podem cobrar mais, ou podem cobrar uma taxa fixa para o trabalho. Se a oficina faz subcontratação para certos trabalhos, como uma retífica do motor, isso também será cobrado. Até a limpeza das peças vai entrar nos custos de mão de obra.

A pintura e os reparos necessários do corpo do carro podem adicionar muitos custos extras aos gastos na restauração do carro. Se você não planeja entrar no carro em shows e exibições, o custo total dos reparos no corpo pode ser significativamente diminuído. Se o carro tiver ferrugem que não possa ser tratada, os painéis de substituição precisam ser cortados, moldados e soldados. Os custos de reparos do corpo e motor podem ser desde 5 salários mínimos a mais de 10 salários mínimos. Dependendo da qualidade do trabalho de pintura, do tipo de tinta utilizada e do número de revestimentos aplicados, um bom trabalho de pintura pode custar entre 3 salários mínimos a mais de 5..

Custos gerais de restauração de carros antigos

Uma restauração geral feita por uma oficina irá custar entre 20 salários mínimos a 40 salários mínimos, já contabilizando possíveis gastos surpresa. A maior parte disso será cobrada mensalmente ou de acordo com o que foi combinando entre você e a oficina. Alguns aceitarão cartões de crédito, enquanto outros só aceitarão dinheiro. Você provavelmente terá de pagar as peças à medida que elas vão sendo obtidas e depois deverá pagar pela instalação. Há muito dinheiro para ser salvo ao fazer um pouco do trabalho antes de levar o veículo para ser restaurado. Depende se você quer se envolver na restauração, ou se simplesmente quer aproveitar o projeto completo. Pesquise pelo preço de peças, converse com pessoas que já restauraram carros semelhantes. A informação é sua aliada para tornar seu projeto bem sucedido sem gastos surpresa.

Ao considerar um projeto de restauração de carros, a primeira coisa que você deve fazer é determinar o valor máximo que você gastará e qual o nível de restauração que você planeja realizar. Uma vez que você sabe disso, você saberá qual será a condição ideal do seu projeto de carro antes do início dos trabalhos. O nosso artigo contém boas estimativas para ajudá-lo a decidir quanto de uma restauração você poderá realizar, e qual o estado do carro para a restauração.

Você já se envolveu em um projeto de restauração de carros? Como foi o projeto? Os gastos saíram como planejado?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário