Qual a melhor marca de carros off-road?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Desde o início da era dos veículos motorizados, há um interesse no desenvolvimento de veículos especialmente adaptados para viajar fora do asfalto. Ao longo dos anos, veículos off-road têm sido desenvolvidos para tipos de terrenos comuns e não tão comuns, feitos para completar um objetivo específico ou apenas para o uso recreativo.

Na hora de escolher a melhor marca de carros off-road, essa história, além de outros conceitos e elementos devem ser levados em consideração.

História

A primeira aplicação da adaptação de um veículo padrão para viagens off0road foi desenvolvido no início dos anos 1900 pelos militares russos. Elaborado a partir de um sistema de vias de borracha flexível, que foi adaptado para um veículo padrão para viagens fora de estrada. O mais conhecido veículo off-road, o Jeep, foi desenvolvido principalmente para o uso em tempos de guerra, mas mais tarde foi reconstruído para uso civil e serve como o principal marco do off-road como uma atividade recreativa.

Leia também

Tipos de veículos off-road

Existem vários tipos de veículos off-road, alguns dos quais são usados ​​em uma variedades de terrenos, os outros que são de usos mais específicos.

Veículos off-road mais comuns incluem caminhões 4-wheel drive (tração nas 4 rodas); SUVs (veículos utilitários esportivos); OHVs (veículos fora-de-estrada), como ATVs (veículos todo-o-terreno); e UTVs (veículos utilitários). Buggies, veículos anfíbios, hover crafts e outros também podem ser considerados off-road, mas não levaremos estes em consideração para nossa análise por serem muito específicos.

Características comuns de Veículos Off-Road

Para um veículo ser considerado um veículo fora de estrada, tem de ser capaz de fornecer um meio de transporte funcional fora de uma superfície pavimentada. Normalmente, os veículos off-road precisam ter uma quantidade razoável de distância do solo para evitar obstáculos maiores, tais como pedras, galhos e detritos. Eles também costumam exigir uma quantidade menor de pressão sobre o solo, para que eles não sejam tão propensos a afundar em solo mais macio, como areia ou lama. Redução da pressão sobre o solo geralmente é conseguida através de uma suspensão suave, pneus maiores ou faixas nos pneus. Além disso, veículos off-road, em geral, têm um sistema de transmissão baixa, para auxiliar na obtenção de potência através de terrenos acidentados, usando a menor possível engrenagem em um mecanismo para permitir a melhor utilização da energia disponível. Muitos veículos off-road também são equipados com um sistema de tração nas quatro rodas ou all-wheel para tração em terrenos escorregadios ou irregulares.

Carros Off Road

Só tamanho não faz de um carro um fora de estrada. Ele tem também que ter todo um aparato para ajudar nos terrenos acidentados. (Foto: www.offroad.com)

Função

Veículos off-road podem servir a um propósito específico, como no caso de veículos militares para o transporte de soldados e equipamentos. Eles também podem ter um uso meramente recreativo. Alguns veículos off-road comuns, como Jeeps, SUVs e caminhões, são de duplo propósito e também podem ser usado como um meio normal de transporte em estrada.

Segurança

Como acontece com qualquer veículo de viagem, operação ou uso de veículos off-road traz uma grande quantidade de responsabilidade e conhecimento. Ser capaz de julgar o terreno e da melhor maneira possível navegar ao longo ou em torno dos obstáculos é importante para a segurança do operador do veículo, os passageiros e todos na vizinhança. Há momentos em que o equipamento de segurança adequado é uma necessidade e praticamente uma obrigação.

Qual a melhor marca de carros off-road?

A Jeep, detentora do Wrangler, Land Rover e Range Rover, é com certeza a mais popular entre os que gostam do fora de estrada. Porém, temos nela um exemplo de marca de carros de luxo, com preços caros. Como opção popular, temos então os modelos de carros off-road da GM, conhecidos por entregar uma boa potência de motor, um baixo consumo e um excelente desempenho dentro e fora da estrada. É preciso levar em consideração que o gosto pessoal pode influenciar muito na escolha aqui. Mas estas duas marcas são mundialmente conhecidas pelo seu desempenho e, por isso, ganharam seu espaço na nossa eleição.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário