Como dirigir um carro com tração 4×4?
A tração nas 4 rodas é que dá a jipes e veículos similares a reputação de terem a habilidade de ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa. Desde a Segunda Guerra Mundial, quando o sistema de 4 rodas motrizes ficou popular, ele foi refinado para ajudar a fornecer motoristas uma experiência de condução mais segura. O moderno Jeep Wrangler, por exemplo, tem quatro posições de transferência de caso: 2H, para a roda traseira de condução em estradas pavimentadas e rodovias; 4H, o que lhe dá 4 rodas em superfícies como estradas de cascalho ou estradas cobertas por neve, N (neutro), que desengata cardãs frontais e traseiros para que você possa rebocar o jipe, e 4L, para ter as 4 rodas motrizes em condições extremas em baixas velocidades. É bom entender esse novo sistema para compreender a direção deste tipo de veículo.
Leia também
Mantenha sempre o “switch” do modo 4×4 no modo de direção para força motriz estar direcionada para apenas 2 rodas. Essa é a configuração básica para estrada pavimentadas e que não requer qualquer esforço extra do seu veículo ou de suas rodas. Nunca utilize uma configuração diferente nestes ambientes mais equilibrados. Configurações 2H, 4H ou 4L já são consideradas “off-road”. Já a configuração Neutra só deve ser utilizada quando seu veículo for ser rebocado.
A mudança para 4H (4 rodas em engrenagem alta) deve ser feita ao dirigir em estradas não pavimentadas ou estradas cobertas pela neve. Para mudar de 2H para 4H, basta puxar para cima a alavanca 4WD com um movimento suave até encaixar no lugar, soltando o pedal do acelerador por um momento depois que você mudar. A luz indicadora 4WD em seu painel de instrumentos acende-se na maioria dos veículos, dizendo que você está em modo 4WD. Você pode alternar entre 2h e 4h, quando o jipe está parado ou movendo-se a 55 quilômetros por hora ou menos. Há instruções mais detalhadas no manual de seu veículo e recomendamos que se você não souber a velocidade certa para o seu veículo, que faça a mudança parado. O modo 4H não suporta velocidades muito altas em terrenos pavimentados e com uma boa terraplanage, e você pode colocar desgaste excessivo e rasgar seus pneus, também danificando o eixo motor. Basta empurrar a alavanca para baixo, a fim de voltar para o modo 2H quando estiver neste modo.
A mudança para 4L (4 rodas em engrenagem baixa) deve ser feita ao dirigir em superfícies extremas em baixas velocidades, como quando você está off-road. Coloque o veículo em velocidades muito baixas enquanto estiver em modo 4H e então mude para a posição neutra do câmbio. Então, coloque no modo 4L, sem passar por intermediários. Quando nesse modo, não vá a velocidades muito altas, porque você pode danificar o eixo motor. Você pode até mudar para o modo 4L quando estiver parado, mas é recomendado que você dirija em uma velocidade muito lenta porque trocar a tração enquanto estiver parado pode impedir que os dentes da engrenagem se alinhem corretamente. O processo inverso deve ser feito para retornar para o modo 4H.
Veículos mais novos tem já até modos de mudança automática, mas o propósito aqui é educar como usar os modos básicos de tração nas 4 rodas. Nossos leitores com certeza tem mais dicas e instruções sobre como dirigir um carro com tração 4×4. Portanto, não deixem de colocar suas contribuições nos comentários abaixo!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como pilotar moto?
Moto que não tem embreagem, como pilotar?
Rodas aro 17 cromadas – Quanto custam no Brasil e nos EUA?
Como passar a marcha do carro e moto no tempo certo?
Um comentário para: “Como dirigir um carro com tração 4×4?”
Afonso Sousa
Gosto muito de anda com carros com caixa manual e, gostei das recomendações que me foram dadas e posteriormente, ei de vos pedir novamente algumas dicas.