Como deixar o carro em ponto morto? É econômico?
Com a popularização de veículos automáticos, muitas pessoas começam a não conhecer a função do Neutro em um veículo. Outras, já conhecendo sua função, juram de pés juntos que ajuda na economia de combustível. Então, o que é o neutro? Para quê ele serve? Ele ajuda a economizar combustível? Vamos tentar responder essas e outras perguntas.
Ponto do carro: o que é o neutro ou ponto morto?
Em um veículo manual, o Neutro é usado para proteger o motor ao trocar as marchas, a fim de desativar o motor da transmissão. Em um automático, há menos usos para o Neutro. Sendo um pouco mais técnico, o neutro é um encaixe para o sistema de transmissão do veículo onde a potência do motor não é transmitida para as engrenagens da transmissão, e o eixo gira livremente.
Leia também
Como deixar o carro em ponto morto?
Para deixar o carro em ponto morto em um veículo manual, você deve observar o esquema de marchas, que é o desenho das marchas no passador de marcha do veículo. No desenho, pode haver um N desenhado, indicando o ponto do ponto morto. Porém, geralmente, o ponto morto é a linha central onde todas as linhas das diferentes marchas se encaixam. Esse ponto é onde a alavanca das marchas se move livremente para os lados, sem travar como acontece quando o carro está engrenado.
Em um veículo manual, colocar o veículo em ponto morto começa pressionando o pedal da embreagem. Então, o motorista deve mudar a alavanca das marchas para o ponto onde ela fica livre ao ser movida para os lados. Ao soltar a embreagem, o veículo continuará funcionando, sem que o motor pare de funcionar. Se é uma das primeiras vezes que você faz isso, mantenha o pé no freio ou o freio de mão acionado, para evitar que você esteja com uma marcha engatada e acidentalmente o veículo arranque.
Em um veículo automático, basta mudar a marcha para o Neutro (N) no desenho de marchas.
Rodar com veículo no ponto morto [e econômico?
Um dos maiores equívocos sobre o Neutro é que você pode economizar combustível usando o Neutro. É também conhecido como rodar “na banguela”. Principalmente na descida de morros, muitos optam por colocar o veículo no Neutro. Mas isso não funciona para economizar combustível, e vamos explicar o por quê.
Primeiramente, você sempre quer ficar alerta e controlar seu veículo enquanto dirige. Se você estiver em Neutro e precisar colocar o pé repentinamente no acelerador, talvez para evitar algo, você não terá tempo de colocar o veículo de volta em marcha e será tarde demais. Esta é a mesma razão pela qual você precisa manter as duas mãos no volante. Em uma emergência, você precisa ter controle total sobre o seu carro e isso é para frear, girar e acelerar.
Em segundo lugar, queremos desmascarar o mito de que colocar seu carro em Neutro economiza gasolina. É verdade que quando você coloca seu carro em Neutro o motor está em marcha lenta e consumindo uma quantidade mínima de combustível. Mas, à medida que você se aproxima do destino para o qual você está navegando, o motor começa a desacelerar ainda mais, e então entra em modo de sobrevivência e ele começa a trabalhar mais para impedir que o veículo pare. Isso acontece em cerca de 1.000 RPM e abaixo.
Neste ponto, você começa a usar mais gasolina do que se estivesse em marcha e apenas tivesse seu pé fora do acelerador. Então, no final, seus esforços para economizar combustível foram combatidos pelo seu motor lutando para não parar.
Em terceiro lugar, você também pode estar causando estresse ou danos ao seu motor, se acontecer de você colocar o seu veículo de volta em marcha enquanto estiver parado. Mudar de marcha, mesmo em um automático, é feito em velocidades específicas. Se o seu veículo estiver a 60 km/h e você o colocar de volta em marcha, seu motor pode não estar na marcha certa, porque ele não passou pela progressão natural de mudança de marcha baixa para alta. Isso não pode explodir seu motor, mas pode causar estresse adicional no motor.
Quando usar o Neutro em um carro automático?
Então, quando você pode esperar usar o Neutro em um veículo automático? Os usos mais comuns do Neutro são quando o veículo está quebrado ou você fica sem gasolina. Você pode precisar empurrar seu carro para o seu destino para que ele seja reparado ou preenchido. Nesse caso, colocá-lo no Neutro permite que você empurre o carro. Se precisar de ligar o seu veículo e não conseguir colocar o veículo na posição Park (P – Estacionar) por algum motivo, pode colocá-lo no Ponto morto e ligar o veículo. Neutro e Park são as únicas configurações que permitem que você inicie seu carro.
Essa explicação o ajudou a repensar como você usa o neutro em seu veículo? Ficou ainda alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários para que possamos ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Motor acelerando sozinho, o que pode ser?
Marcha dura de engatar, o que pode ser?
Como passar marcha do carro corretamente?
Carro FLEX não reconhece combustível? O que fazer?