Câmbio automático travado, o que fazer?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Meu carro dirigiu bem ontem no caminho de casa, mas agora estou preso. Ele começa, mas eu não posso ir a lugar algum porque a marcha está presa na posição Park (estacionamento) por algum motivo. Eu não posso nem mudar de marcha, muito menos dirigir, então acabei pegando o ônibus. Eu vou ter que rebocar o carro, ou há uma maneira de resolver o problema do câmbio automático travado?

Se você se identificou com essa situação ou qualquer trava no câmbio automático do seu veículo, temos as soluções.

O que fazer quando o câmbio automático trava?

Quando seu carro não entra em ação, existem alguns fatores diferentes que podem estar em jogo e alguns deles são bastante sérios. Se o seu cabo de mudança de transmissão estiver quebrado, por exemplo, você provavelmente terá que ligar para um caminhão de reboque, e o mesmo acontece com a maioria dos problemas de transmissão associados a esse problema.

Leia também

No lado menos terrível do espectro, seu problema pode ter a ver com a substituição manual de bloqueio de marcha, se seu carro tiver um, um interruptor de luz de freio ruim ou até mesmo o seu interruptor de ignição. Alguns deles são mais complicados de lidar do que outros, mas são todas as coisas que você pode verificar antes de pedir um reboque.

Trava de câmbio automático em um declive

Quando um carro está estacionado em uma colina, a pressão excessiva na lingueta da marcha pode impedi-lo de se retrair.

Empurrar o carro por uma polegada ou duas é geralmente suficiente para aliviar a pressão.

Para evitar esse problema no futuro, aplique o freio de estacionamento antes de tirar o pé do freio e mudar para o Park.

Suas luzes de freio funcionam?

O interruptor do freio é freqüentemente amarrado no mecanismo de bloqueio de mudança de marcha

Tenha alguém atrás do seu carro e verificar a operação da luz de freio.

Se as luzes de freio não acenderem quando você apertar o freio, verifique o interruptor do freio para ter certeza de que ele está conectado e funcionando corretamente.

Seu carro tem uma forma manual de destravar o câmbio automático?

Verifique ao redor da sua marcha por um botão, chave de abertura ou plugue.

Se você encontrar um plug, removê-lo pode revelar um slot para inserir uma chave.

Apertar o botão de intertravamento de câmbio ou inserir uma chave no slot deve permitir que você saia da posição de Park, mas certifique-se de aplicar os freios primeiro.

Se sua marcha tiver um botão na parte superior, você sempre terá que empurrar para sair do estacionamento, um problema com esse botão também impedirá que você mude de marcha.

O que fazer quando seu carro não muda a marcha?

Sempre há uma chance de você ter que chamar um caminhão de reboque ou um mecânico móvel para reativar seu carro. Mas antes de fazer isso, há algumas coisas que você pode verificar.

Quando você desliga o carro e o coloca no Park, provavelmente notou que seu carro parece estar travado no lugar. Estacionado no plano ou em um declive, um carro estacionado resistirá a qualquer movimento para a frente ou para trás. Isso ocorre porque a mudança para o Park faz com que algo chamado de lingueta de estacionamento se encaixe em uma engrenagem de estacionamento localizada dentro da sua transmissão.

O contato físico entre a lingueta de estacionamento e a engrenagem do parque é o que realmente faz com que a transmissão fique estacionada, então a razão literal de seu carro não sair do estacionamento é muitas vezes porque algo está impedindo a lingueta de se soltar. engrenagem.

Câmbio travado

Se o câmbio automático ficar travado, há soluções práticas para remover a trava, bastando alguns procedimentos simples. (Foto: YouTube)

O problema com as linguetas de estacionamento

O ponto principal de uma lingueta de estacionamento é evitar que um carro se solte acidentalmente se você esquecer de aplicar o freio de emergência, também conhecido como freio de mão. No entanto, o freio de emergência ainda é destinado a permanecer como o método principal de manter seu carro no lugar a qualquer momento que você estacionar em uma inclinação.

Enquanto uma lingueta de estacionamento é tecnicamente capaz de manter seu carro no lugar mesmo em um declive muito íngreme, confiar nele sem aplicar o freio de mão vem com uma série de possíveis problemas. Na pior das hipóteses, colocar o peso total do seu veículo sobre a lingueta repetidamente pode, eventualmente, fazer com que algo se solte e quebre.

Em termos de um carro que não sai do Park, a lingueta também pode ser a culpada. Quando você soltar o freio em uma ladeira sem acionar o freio de estacionamento, você notará o seu carro deslizar um pouco para trás antes que ele pare. Esta é a engrenagem de estacionamento girando com suas rodas até que ela entre em contato com a lingueta.

Na maioria dos casos, você ainda poderá sair do Park, mesmo se esquecer de acionar o freio de estacionamento. No entanto, colocar todo o peso do seu carro na lingueta pode prendê-la no lugar com tanta força que você não poderá mais se deslocar.

O que fazer quando uma lingueta de estacionamento fica presa?

Embora seja tentador aplicar mais força para tentar convencer a lingueta a se mover, isso geralmente é uma péssima ideia. Sua marcha não está amarrada diretamente na lingueta, então aplicar mais pressão na marcha não significa necessariamente que você está aplicando mais pressão na lingueta. E mesmo se você fosse, fazer isso seria mais provável de quebrar algo novo do que consertar o problema que você já tem.

Lidar com uma lingueta de estacionamento travada geralmente é apenas uma questão de aliviar a pressão, o que pode ser conseguido empurrando o carro um pouco para cima. A maneira mais segura de fazer isso é com seus amigos mais fortes atrás do carro, enquanto alguém senta no banco do motorista pronto para agir.

Assim que o câmbio se mover livremente, a pessoa no assento do motorista deverá aplicar firmemente o freio e o freio de estacionamento. O veículo pode então ser iniciado com segurança, e você deve poder sair do estacionamento como faria normalmente.

Se a inclinação for muito grande, você poderá remover a pressão da lingueta empurrando o veículo com outro veículo, embora isso possa ser muito perigoso se você errar. Você também pode ter um guincho puxando o veículo para a frente, ou levantando as rodas motrizes do chão.

O levantamento das rodas motrizes do solo também deve remover a pressão da lingueta, embora seja necessário ter cuidado para bloquear as outras rodas para evitar que o veículo se mova. Você também deve estar pronto para aplicar os freios assim que o veículo for deslocado para fora do estacionamento, então este trabalho é mais seguro se você tiver uma pessoa para levantar o carro enquanto uma segunda pessoa permanece no carro para acionar os freios.

Como seu interruptor de freio pode impedi-lo de mudar a marcha?

Os sistemas de intertravamento de marchas normalmente são projetados para evitar que você se desloque do estacionamento sem pressionar o pedal do freio, e a maneira mais fácil de conseguir isso é ligar no mesmo interruptor que ativa a luz do freio.

Quando um interruptor da luz de freio é acidentalmente desconectado, desgastado ou quebrado, ele pode impedir que o sistema de bloqueio de mudança funcione corretamente. A maneira mais fácil de verificar se isso está acontecendo com você é pressionar o pedal do freio e verificar se as luzes de freio acendem. Se as luzes do freio acenderem, seu problema provavelmente não é o interruptor da luz do freio.

Os interruptores das luzes de freio estão normalmente localizados nas proximidades do pedal do freio. Se você conseguir localizar um interruptor que é ativado pelo pedal do freio, esse provavelmente será o interruptor do freio.

Testar um interruptor de luz de freio é um pouco mais complicado do que encontrar um, mas é muito fácil, pelo menos, verificar se ele está conectado. Se não estiver, você pode localizar o plugue ou fusível, reconectá-los ou trocar o fusível e ver se isso resolve o problema. .

Você também pode usar um multímetro para ver se a resistência do interruptor muda quando você pressiona o pedal do freio. Se o circuito permanece aberto, não importa o quê, ou sempre mostra continuidade e a resistência não muda, isso é um sinal de que o interruptor pode estar quebrado ou gasto, ou pode estar fora de ajuste.

Lidando com travas para o câmbio manual

Enquanto muitos carros são construídos com algum tipo de liberação de intertravamento de câmbio manual, alguns fabricantes de automóveis tornam mais difícil encontrar do que outros. O manual do seu proprietário deve dizer como desativar manualmente o bloqueio de marcha em seu carro específico, mas você também pode descobrir apenas olhando nas proximidades do câmbio.

Algumas marchas montadas no console tem botões localizados ao lado da alavanca de mudança que você pode empurrar se o bloqueio não estiver funcionando corretamente. Outros têm um slot no qual você pode inserir uma chave, enquanto outro design envolve um pequeno plugue nas proximidades da alavanca que você pode remover para revelar um pequeno buraco.

Muitas alavancas montadas em colunas também tem substituições manuais, mas podem ser mais difíceis de encontrar. Portanto, se você não tiver acesso ao manual do proprietário, deverá procurar na parte superior, na parte inferior e nas laterais da coluna por um plugue ou slot, em que você deve inserir uma chave para anular o bloqueio de deslocamento.

Outra maneira de substituir o bloqueio em alguns veículos envolve girar a chave de ignição para a primeira posição, que estará entre as posições desligada e inicial. Você descobrirá que é possível sair do Park, embora seja muito importante garantir que você ative seus freios primeiro.

Em alguns casos, um scanner de erros do veículo pode ler os códigos de erros da ECU e detectar se a marcha está travada ou se há algum problema com o sistema automático.

Quando chamar seu mecânico para problemas de marcha?

Embora haja muitas razões para um carro ficar preso na posição Park com a qual você possa lidar sozinho, há sempre uma chance de você estar lidando com um problema mais sério. Então, se você conferir tudo o que foi mencionado acima e ainda não conseguir sair da posição Park, provavelmente está procurando uma visita ao seu mecânico.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário