Freio de mão não segura, o que fazer?
Se você dirigir um carro, você não precisa de mim para lhe dizer o que faz um freio de mão. No entanto, você pode achar interessante entender como funciona. Poderia lhe dar uma ideia muito melhor do que poderia estar acontecendo quando começar a falhar e o que está implicado em seu reparo. Vamos dar-lhe alguns preços de guia para reparos e inspeções, além de substituir um freio de mão.
Como o seu freio de mão funciona?
Seu freio de mão utiliza o mesmo sistema de freio como seu pedal de freio. A alavanca puxa um cabo de metal preso às sapatas de freio; Eles fecham contra os discos, impedindo que seu carro se mova.
Leia também
Seu freio de mão muitas vezes será referido como seu freio de estacionamento, ou ocasionalmente, o freio de emergência. Este nome se originou quando o fone de mão foi considerado uma opção de emergência para os momentos que uma falha ocorreu no sistema de frenagem principal. Por suas melhores chances de parar um carro fugitivo, o fone de mão aplicaram os freios nas rodas traseiras, o que seria mais eficaz na redução da velocidade do carro do que se os freios fossem ativados nas rodas dianteiras.
O cabo de mão também pode ser chamado de cabo de freio de estacionamento.
Sinais óbvios de que um freio de mão não segura
O carro ainda se move depois do freio ativado: o sinal mais óbvio de que seu fone de mão está falhando é que seu carro ainda se move quando o veículo está estacionado e o freio aplicado. Isso pode ser baixo a sapatas ou discos de freio desgastados ou danificados, mas a razão mais provável será uma falha com o cabo de freio de mão.
Verifique suas luzes de avis: se o seu carro apresentar um indicador apropriado ou a luz de aviso do painel, isso iluminará quando o sensor relevante detectar uma falha.
Um freio de mão agarrando: outro sintoma fundamental é quando seu freio de mão fica preso no lugar e não será liberado.
Se e quando qualquer um desses problemas ocorrer, é hora de ter a falha corretamente diagnosticada e corrigida.
Quanto custa pra arrumar o freio de mão?
Se você está tendo problemas com o freio de mão, a área mais provável que você estará interessada é o custo de substituição do cabo do freio mão.
De uma franquia ou revendedor, você pode esperar pagar qualquer coisa a partir 10% do salário mínimo, dependendo da marca e do modelo do seu carro. Carros esportivos e marques de luxo podem custar consideravelmente mais, com a média ficando em 25% a 50% do salário mínimo.
O serviço pode adicionar um extra de até 10% do salário mínimo ao valor. Não é um reparo caro, e é melhor combinar o reparo com outras manutenções do seu veículo, já que provavelmente o veículo será colocado no elevador.
Você pode não precisar de um novo cabo quando seu freio de mão deixa de funcionar, assim como geralmente faz. Os cabos podem escorregar ou esticar, e nessas instâncias, seu freio de mão só pode precisar uma recalibrada. Uma inspeção rápida poderia salvá-lo de pagar por algo que você realmente não precisa. Neste caso, geralmente só é paga a taxa de serviço.
Inspeção do freio de mão
Seu processo de inspeção de freio de mão deve seguir algumas etapas:
Inspecionar seu sistema de mão para localizar quaisquer problemas com desempenho ou seus componentes
Onde é necessário, substituir o cabo de handbrake por um novo
Calibrar o cabo para o desempenho correto
Se o cabo existente precisar de recalibrar, realizar a operação necessária
Uma vez calibrado, testar o freio de mão para os padrões da indústria recomendados
Se necessário, fazer ajustes para garantir o cliente do melhor desempenho possível do sistema de frenagem
Cuidar do seu freio de mão para um desempenho ideal
Comoseus freios são um recurso de segurança tão importante do seu carro, você deve pagar uma atenção próxima e regular ao seu desempenho.
Verificações e manutenção devem ser realizados durante todos os serviços para detectar problemas antes de se desenvolverem em problemas mais graves. Esses check-ups podem ajudar a evitar problemas com freios ou cabos esticados.
Seu freio de mão é um dos itens com maior probabilidade de ser afetado se o seu carro se sentou parado por longos períodos. Sem uso regular, pode se tornar propenso a aderir; ou com uso excessivo, o alongamento do cabo.
Nunca dirija com o freio de mão travado
Embora pareça óbvio dizer que você nunca deve dirigir com o fone de mão, adivinharíamos que, em algum momento, todo motorista fez exatamente isso sem perceber.
Dirigir com o seu freio de estacionamento travado adicionará desgaste a sapatass e discos de freio, e também para os revestimentos de seus freios principais. Seu sistema de freio pode superaquecer devido ao atrito adicional e, por sua vez, causar problemas associados a se desenvolverem dentro de suas rodas.
Se você cheira a borracha ardente, pare o carro imediatamente e tenha inspecionado por um mecânico profissional para diagnosticar o problema.
Ocasionalmente, se você dirigir por uma distância prolongada ou tempo com o freio de estacionamento envolvido, o calor a fricção adicional produz pode ser transferida para o fluido de freio, fazendo com que ele ferva.
Na maioria dos casos, o calor adicional adicionará apenas um esmalte às pastilhas de freio. Este esmalte faz as almofadas mais deslizantes, e se torna mais difícil parar o veículo. Depois de liberar o freio de mão e retornar às condições normais de condução, o esmalte desaparecerá sob operação de freio regular.
Como regular freio de mão?
A calibração de freio de mão deve ser esperada de tempos em tempos. Com o uso regular, o cabo de metal será propenso a alongamento, almofadas e discos irá corroer e desgastar, ambos os quais podem resultar em desempenho reduzido.
Seu mecânico substituirá, recalibrará ou limpará quaisquer componentes ou linhas de freio, quando necessário. Uma vez classificados, seu freio de mão deve retornar a uma operação tão nova.
Quanto tempo devo esperar que meu cabo de freio de mão dure?
Nenhum cabo de freio tem uma vida útil típica. Quanto tempo isso depende do seu uso e suas condições operacionais.
Onde você mora pode afetar uma vida útil do cabo de freio. As regiões frias e úmidas promoverão a corrosão adicional e as estradas salgadas também podem promover a adição de deterioração.
Cuide do seu freio de mão, e ele vai cuidar de você. O senso comum e a manutenção regular devem ver seu fone de mão oferecem anos de serviço saudável e eficiente. Mas, se algum dos problemas mencionados acima surgir, estamos prontos aqui para te ajudar nas dúvidas.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Luz de freio não acende, como diagnosticar e consertar?
Cuíca de freio, como funciona?
Quanto custa para arrumar o freio de mão?
Quanto custa a troca de freio?