Luz do ABS acesa? Veja como solucionar!

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

Uma luz ABS que está acesa não significa necessariamente que você precisa de um reparo nos freios ABS. Essa luz geralmente está localizada no painel central do seu carro ao lado do velocímetro e medidores, e ela pode acender em diferentes situações com os freios. A luz permanecendo acesa pode ser causada por algo tão simples como o freio de mão puxado ou coisas mais complicadas como uma perda de líquido de freio e pressão, ou válvulas hidráulicas do sistema com defeitos.

Luz do ABS acesa: verifique o freio de mão

Às vezes, o freio de mão não vai para baixo o suficiente e a luz continuará acesa, mesmo que os freios não estejam sendo realmente usados. O freio de mão não funciona no mesmo sistema que a linha principal dos freios ABS, mas se o freio estiver em condições de funcionamento, ele ainda pode ser aplicado em uma situação em que os freios principais falham. Também pode ser aplicado como uma medida preventiva em áreas com terreno de condução íngreme. No entanto, esta luz pode ficar acesa se o freio de mão não for puxado e removido corretamente. Verifique seu freio de mão para ter certeza de que ele está na posição adequada para baixo. Ajuste algumas vezes e veja se a luz se apaga. Pode ocorrer algum mal contato que esteja causando o problema, e aí você precisará levar o veículo a um mecânico eletricista.

Leia também

Luz do freio acesa

Quando a luz do ABS ficar acesa, não é preciso desespero. Geralmente a causa é algo simples e fácil de solucionar. (Foto: Living with a Suzuki Swift)

Luz do ABS que fica acesa: perda de pressão hidráulica

Durante a inspeção da luz de freio ABS, você vai querer verificar os níveis no seu reservatório de freio para ver se ele perdeu uma quantidade substancial de líquido. A luz de advertência pode acender devido a baixos níveis do fluido no sistema de freio.

Caso os níveis estejam no topo, pode ser que você está perdendo a pressão em um lado do veículo, o que pode ser perigoso. Perder essa pressão pode fazer com que os freios falhem na estrada, e o perigo aumenta à medida que o veículo aumenta a velocidade, já que o sistema não será tão eficaz para parar o carro.

Verifique Seus Circuitos Hidráulicos

Seu veículo tem, geralmente, dois circuitos hidráulicos, e você vai querer verificá-los também. O sistema hidráulico duplo atua como um sistema de segurança no caso da linha principal falhar, e por isso ainda há a chance de que o segundo conjunto de freios vai continuar funcionando e permitindo que o veículo pare mesmo quando um dos circuitos estiver funcionando. Estes são construídos em um sistema de válvulas de retenção que permite que um funcione enquanto o outro fica desligado. Se você notar peças quebradas nos circuitos hidráulicos, você pode trocá-las, mas se a luz do ABS permanecer acesa, você pode ter um problema mais sério nas próprias linhas de freio. Juntamente com uma verificação no nível do fluido, dá pra se ter uma ideia se há algum vazamento no sistema, caso o nível esteja muito baixo. Não é normal o nível do fluido de freio baixar muito. Portanto, fique de olho e peça ao seu mecânico para incluir uma verificação no sistema de freios em todas as manutenções.

Mas a luz do ABS continuou acesa. E agora?

Se a luz permanece acesa depois de ter verificado todos os sistemas, você vai querer que seu veículo seja verificado por profissionais para evitar acidentes. Um reparo do freio do ABS será necessário, e um mecânico qualificado poderá investigar mais completamente o sistema inteiro para ver se há vazamentos ou rachaduras no reservatório do líquido de freio e as linhas hidráulicas, que podem ser a fonte de sua perda de pressão. O mecânico pode (e deve) ligar o scanner no veículo para verificar quaisquer erros registrados no sistema, e diagnosticar mais a fundo o problema.

Você tem ou teve problema com seu ABS? Como resolveu? Qual foi o problema que descobriu?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário